Como fazer cabo cross-over para utilizar vmware em notebook

Iniciado por Garcia/sp, 03 de Junho de 2008, 13:07

tópico anterior - próximo tópico

Garcia/sp

eu tenho um notebook instalado ubuntu e ródo vmware com windows/xp, sei que existe uma forma de fazer um cabo cross-over isolando uma ponta do cabo, com isso você simula uma rede entre os dois sistemas, se não fosse notebook usaria 2 placas de rede, mas com apenas uma placa alguem sabe como fazer essa magia..????? ???

raidicar

Nunca vi tal tipo de gambiarra, acho que com isso vc só consegue, no máximo, estragar sua rede no notebook.
Para deixar os sistemas em rede, acessar a maquina virtual como se fosse um micro na rede, basta saber configurar o samba.
no terminal, habilite o root
sudo passwd root
especifique a senha do root e pronto, root esta habilitado.

no terminal de também o comando:
sudo apt-get install samba swat
instale o samba e o swat

feito isso, crie um usuario que não precise logar no linux nem ter a pasta home.
no terminal de o comando:
sudo adduser --disabled-login --no-create-home garciasp
garciasp é o nome do usuario e, o nome deve ser o mesmo que o nome do computador da maquina virtual.

Agora, cadastre-o no samba
sudo smbpasswd -a garciasp
crie a senha para o usuario

Configure agora o swat
sudo gedit /etc/inetd.conf
apague o # da frente da seguinte linha:
swat stream tcp nowait.400 root /usr/sbin/tcpd /usr/sbin/swat
Se não tiver # nessa linha então apenas saia do arquivo.

Agora abra o Firefox e acesse as configurações digitando o endereço:
http://localhost:901

O usuario é root.
A senha é a senha do root

Clique em Globals.
Em Base Options preencha os campos:

workgroup: Nome do grupo de trabalho.
O XP deve estar nesse grupo. Por exemplo: redevirtual

netbios name: Coloque o nome do computador.

Em Security Options preencha os campos:

security: Modo de compartilhamento. Escolha share.

Na seção Browse Options, modifique os campos:

os level: 100

Em Wins Options:

wins support: Yes

Volte ao topo da página e clique no botão Commit Changes para salvar tudo o que vc fez.

Clique em Shares para criar um compartilhamento...
Crie aqui quantos compartilhamentos quiser. Vai agora o exemplo de uma pasta compartilhada
Na caixa de texto ao lado do botão Create Share escreva o nome do compartilhamento e clique no botão.
Depois, escolha-o na lista e clique no botão Choose Share. Vai aparecer varios campos. Configure-os.

Base Options:

path: caminho da pasta que será compartilhada. Exemplo: Se este campo for preenchido com /home/garcia/arquivos a pasta arquivos será compartilhada e o windows XP tará acesso a essa pasta como se tem acesso a pastas compartilhadas na rede.

Security Options:

read only: Coloque No para a pasta não ficar como apenas leitura, se colocar Yes, a pasta podera ser acessada, mas não alterada.

Browse Options:

browseable: Coloque Yes.

Clique em Commit Changes para salvar as alterações de compartilhamento.

Já criou o compartilhamento, para permitir que outras pessoas escrevam na sua pasta compartilhada, dê permissão total para a pasta que foi compartilhada. Para isso, va ao terminal e digite:
sudo chmod 777 /home/garcia/arquivos ou clique com o botão direito do mouse em cima dela e vá em Propriedades. Clique na aba Permissões e marque todos os campos.

No swat, que esta aberto no firefox, clique em Status. Em Server Status clique no botão Restart All se o samba estiver rodando, se estiver parado, start ele, para fazer com que todas as alterações feitas no swat funcionem.

Pronto, vc ja colocou a vm na rede e ja criou também compartilhamentos

No Windows XP, clique com o botão direito em Meu Computador, selecione propriedades, clique em Nome do computador e clique no botão Alterar... Em Nome do Computador coloque o nome que você cadastrou para o samba, nesse caso foi garciasp. Em Membro de, selecione Grupo de Trabalho: e coloque o mesmo nome que foi colocado na opção workgroup no Swat, nesse caso ficou como redevirtual, aplique as mudanças, clique em OK e quando solicitado, reinicie a maquina virtual.

Se sua vm acessa a internet atraves do NAT, seu ip e dns ja estao automaticos, então nem precisa muda-los, se vc em algum momento atribuiu ip e dns a rede da maquina virtual, retire-os e deixe automatico e, por fim, pode acessar sua rede.
Sem gambiarras ;)
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

Deus Ex Machina

Cara, quem sabe faz ao vivo!!!

Obrigado, há algum tempo estive pensando em fazer isso, mas nunca me animei em pesquisar e tal. Agora, com um tutorial prontinho assim, nem tenho mais desculpa.

Notebook Asus A7Jc; Core Duo 1,66 GHz; ATI Mobility Radeon X1600 256 MB; 2GB DDR2.
Hardy Heron funcionando (quase) perfeitamente!

Garcia/sp

raidicar

Garciasp, parabéns e boa sorte.
Pra finalizar, coloque [Resolvido] no titulo do tópico, poderia também ajeitar o titulo, EX: [Resolvido]Como colacar maquina virtual no vmware na rede.
Por que seu titulo ta uma coisa de loko. ;)

Um abraço.
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.