Servidor storage com ubuntu server

Iniciado por cosper, 15 de Maio de 2008, 08:44

tópico anterior - próximo tópico

cosper

Bom dia galera, tudo tranquilo?

Estou com uma dúvida, como posso montar um server storage com o ubuntu, ele tem suporte raid? ou teria que procurar outro sistema?
Alguém teria um tuto bacana para seguir pelo menos com conceitos?

Zedopodis

Boas cosper!

Queres fazer tipo um home server com ubuntu?

cosper

Hailtales

Cosper,
dê mais detalhes sobre o que você pretende. Se for apenas para fazer RAID de uma determinada quantidade de HDs e depois compartilhar por SMB na rede, basta usam o mdadm + samba. Se for utilizar um storage comercial, como por exemplo um PowerVault, procurar aqui pelo fórum por tutoriais especificos (eu mesmo já postei um sobre como utilizar o DellManager no Ubuntu).

Abraço

cosper

O intuito do novo server seria básicamente gardar os arquivos, backs, documentos do pessoal do escritório, até mesmo arquivo do pessoal que fica fora da empresa.

Com isso qual a melhor escolha, se alguém tiver alguma dica seria interessante, pois no novo no assunto.

Zedopodis

Pois, basicamente é o que o Hailtales disse!
Se quiseres fazer um servidor para casa, basta fazer RAID's com quantos HD's que tu quiseres e instalares o SAMBA. Em primeiro lugar, instala o Webmin e só depois instalas os outros serviços. Tudo será mais fácil com o Webmin na instalação dos serviços que queres e terás melhor controlo dos HD's e RAID's.  ;)

cosper

Com o ubuntu eu faço isso tudo né?
Tem que ser com o ubuntu server, ou o desktop mesmo.

Hailtales

Zedopodis

Eu recomendo o uso do Ubuntu versão server. Isto porque pode usar um PC com apenas 128 MB de RAM, enquanto a versão Desktop necessita de 256 MB, no mínimo (em versões 8.04). Mas claro, isto depende dos componentes do Hardware.