Synaptic e várias aplicações de Administração não abrem

Iniciado por lebeziatnikov, 22 de Março de 2006, 22:31

tópico anterior - próximo tópico

lebeziatnikov

Opa pessoal,

É o seguinte, ao tentar rodar o synaptic e outras aplicações de administração gráficas que exigem a senha do sudo, a aplicação simplesmente não inicia.

Executando as aplicações pela linha e comando o erro fica claro, no caso do synaptic é:

root@ubuntu:~# /usr/bin/gnome-app-install
Traceback (most recent call last):
 File "/usr/bin/gnome-app-install", line 22, in ?
   import gtk, gtk.glade
 File "/usr/lib/python2.4/site-packages/gtk-2.0/gtk/__init__.py", line 37, in ?    from _gtk import *
RuntimeError: could not open display

Tentei apt-get install synaptic e ele está atualizado, nada feito, tentei a mesma coisa pra python e tmb nada.

Esse problema não ocorre só comigo, é a segunda vez que instalo o ubuntu e ambas apresentam o mesmo problema. Estou rodando a versão x86_64 mas com a de 32bits acontece a mesma coisa.

Alguém tem alguma sugestão?

Valeu

LedStyle

Quando vc loga como root o mesmo não importa as variáveis de ambiente do seu desktop e do servidor X. Por isso ele acha que vc ta com o X fechado.

É só você como USUÁRIO usar o comando "sudo" na frente... ex:

$sudo synaptic

[]s

lebeziatnikov

Não loguei como root, fiz um su - antes de executar o comando, mas vc está certo os erros não parecem quando eu uso sudo, vleu.

Mas o problema continua o mesmo, executando pelo ícone do menu não acontece nada, e veja como fica pela linha de comando:

moreno@Moreno:~$ /usr/bin/gksudo /usr/bin/gnome-app-install
moreno@Moreno:~$ ps -ef | grep gnome-app-install
moreno    8454  8339  0 23:26 pts/0    00:00:00 grep gnome-app-install
moreno@Moreno:~$

Nada, nadinha tmb... pra onde o synaptic foi?

lebeziatnikov

Consegui abrir todas as aplicações que eu queria  :)

basta virar root sem mudar as variáveis de ambiente, usando apenas su (sem o "-" ). Aí basta rodar o comando /usr/bin/gnome-app-install (para o caso do synaptic)

Mas alguém sabe o motivo desse problema?

[]'s

Lucianoherlon

Instalei o 8.04 e apareceu esse problema...só consigo instalar, atualizar através da consola..o que eu faço?

Ademais, meu tópico que postei com relação aos problemas do Hardy Heron sumiu do Fórum...

Rodrigo Vasconcelos

Ufff...

Depois de muito procurar, encontrei a solução para este problema em:
http://siriarah.wordpress.com/2008/04/27/ubuntu-804-sudo-unable-to-resolve-host/

Seguinte, no terminal execute: 'sudo gedit /etc/hosts'
No meu caso o arquivo '/etc/hosts' estava com as 2 primeiras linhas da seguinte forma:

127.0.0.1 localhost
127.0.1.1 Rodrigo.Casa

A segunda linha deve ser o nome do computador, e "Rodrigo.Casa" foi o nome que designei quando instalei o Ubuntu... Não sei porque, mas executei um 'hostname' e o resultado foi somente "Rodrigo".

Então alterei a segunda linha de acordo com o hostname e pronto. Está tudo funcionando bonitinho.