Porque não troco o Ubuntu por outra Distro?

Iniciado por jomafras, 07 de Março de 2008, 21:55

tópico anterior - próximo tópico

jomafras

Vamos opinar pessoal?
Não é uma Enquete.
Cada um pode dizer o que bem entender.
Considerando que :
a) Existem aqui no Fórum vários tópicos sobre outras Distros.
b) Nesses tópicos quando alguém defende o Ubuntu é criticado, (criaram até o termo fanboy, hoje não sei como seria)...
c) Como o Linux prima pela liberdade acho que nenhum Administrador ou Moderador do Fórum Ubuntu poderia querer ir contra, ou mesmo questionar esse tipo de tópico, como sempre ocorreu até hoje.
d) Assim achei uma boa idéia abrir o tópico para que aqueles que usam o Ubuntu, estão satisfeitos e, acham que ele realmente é a Distro que merece estar no seu HD como a "Número UM" possam dar a sua opinião.

Para começar a minha opinião :

Não troco o Ubuntu por outra Distro porque quando me cansei do Windows, foi ele que me ajudou a mudar.
Através do Fórum Ubuntu consegui fazer funcionar o Ubuntu 6.06, o primeiro que usei, sem o menor problema, seguindo apenas as Dicas e as pesquisas do Fórum e, aí não tinha como...o Dapper era o máximo.
Depois veio o Edgy, o Feisty e, o Gutsy...claro que com altos e baixos, o Edgy e o Gutsy mas, nada que as atualizações não corrigissem.
Então, já tem aí um diferencial, o Fórum (e não é só o português).
Instalar programas no Ubuntu, que era o meu maior medo, ficou sendo mais fácil e, muito mais legal do que no Windows.
Na minha opinião não tem nada que se compare ao apt-get e ao Synaptic (já experimentei muitas Distros e, até hoje só não usei MAC).
Falam muito em outras Distros que tem por exemplo um Centro de Controle mas, isso não resolve nenhum problema se vc não tem o Driver que precisa ou, não sabe o que fazer com o Terminal (o próprio Ubuntu tem o Centro de Controle, que nem é usado como default).
O fato do Ubuntu ter a opção de Gnome e KDE e, ainda por cima ter o Kubuntu, o Xubuntu e outros o coloca bem na frente.
Falam muito em Rapidez, o Ubuntu pode não ser o mais rápido mas, não é nem de longe "lerdo" e, satisfaz plenamente.
Falam muito em uso de memória RAM e, o Ubuntu não é um devorador.
Os dois motivos principais que me fizeram largar o Windows, custo e segurança eu tenho no Ubuntu (principalmente a segurança que eu não sei se existe em outra Distros).
Por isso não troco o Ubuntu por outra Distro.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

rjbgbo

pintinho a tempos noto em sua assinatura

CitarO Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.

também penso como vc, até hj só conheço 3 distros de instalar: Kurumin, Ubuntu e Mandriva. Leio muito a analiso cada aspecto que leio e nesse 1 ano e 3 meses de uso diário do Ubuntu, cheguei as minhas conclusões que hj até prefiro guardar p/ mim e ñ ficar falando aqui no fórum de modo a ñ ser compreendido no meu ponto de vista.

Já elegi a Ubuntu com minha distro GNU/Linux e só saio dela se a mesma acabar ou entrar numa situação irreverssível de queda, o que acho muito difícil no atual quadro c/ que a Canonical trabalha o seu produto.

Das demais só tenho admiração também pela Mandriva, como 2ª opção, mas bem longe da Ubuntu, pois vc foi muito feliz ao citar que além do Ubuntu/Gnome, temos Kubuntu/KDE e o Xubuntu/XFCE entre outros sabores do Ubuntu; portanto nem precisamos sair do ubuntu, p/ experimentarmos outros sabores de GUI.

Sou fanboy, sim do produto Ubuntu, por tudo o cerca ele, empresa forte, suporte, facilidade de manuseio, segurança, documentação, fóruns, etc

E acho que um  fanboy, pode muito bem ser sensato o bastante p/ analisar os pontos fracos também.

Parabéns pela sua portura, também mantenho uma lealdade ao Ubuntu na minha assinatura.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

pinduvoz

#2
Tenho um carinho especial pelo Ubuntu, mas não digo que não o troco por outra distro.

Hoje, no meu computador de casa está instalado o PCLinuxOS (com o repositório "testing" habilitado) e, depois de dois meses dele, estou louco para trocá-lo por outra distro. Já no meu escritório tenho o Feisty instalado desde que foi lançado, e ele substituiu o Dapper, o melhor Ubuntu (e a melhor "distro" da época) que eu já usei.

Em casa, antes do PCLinuxOS instalei o Fedora 8 e antes dele o Mandriva, que entrou no lugar do Gutsy que substituiu o Debian Lenny, instalado via upgrade do Debian Etch.

Em suma, gosto de experimentar e não troco a "liberdade" e a "facilidade" de experimentar distros Linux por nada, nem pelo carinho que tenho pelo Ubuntu. Isso, no entanto, é "lazer", pois "em ambiente de produção", ao menos por ora, continuo apostando em boas versões do Ubuntu.



:: Linux Registered User nº 439378 ::

cristianoquaresma

Bem o ubuntu é a primeira distro que uso, até agora consegui fazer tudo que preciso, se o nível (SO e forum) sempre se mantiver nesse patamar, não tenho porque mudar para outra, apesar de aguns percalços no início o Gutsy (tantas vezes criticado por alguns usuários) acabou se monstrando bom.
Devo migrar para nova versão que será LTS e se tudo correr bem devo ficar por lá, mas nunca vou esquecer do Gutsy que foi meu primeiro contato com o mundo Linux.  ;)

velox256

Como já tinha "falado" várias vees aqui, comecei a experimentar o Linux através do Slack, que não ficou 15 minutos na minha máquina e posteriormente coloquei fogo nos cds. Testei também outras distros, mas todas elas, na época, apanhavam feio do Windows e entre ter "segurança" e praticidade, preferi a praticidade.
Depois de muito tempo experimentei o Kurumin, achei mediano mas muito melhor do que "as outras" distros que pipocavam por aí, até que achei a Debian e fiquei nela. Eu até tinha experimentado a 6.06 do Ubuntu mas ele não tinha mais o alsaconf e eu ficava sem o som da minha AWE32 SoundBlaster ISA e, cá entre nós, micro sem som é sacanagem. No Debian Sarge tinha todas as ferramentas e tudo funcionou e minha máquina não era também muito boa, um PIII 450Mhz com quase 512MB de RAM SDRAM (nem DDR era) e uma placa de vídeo nVidia.
Aí troquei de máquina e optei por uma (já que sou montador) cujo hardware fosse plenamente compatível com o Linux (usava uma Gigabyte VM 800) e tasquei o Ubuntu 7.04 nela e voi-lá, um putz sistemão numa boa máquina e onde tudo funcionava, mas T-U-D-O mesmo, até bluethooth e rede sem fio. Depois eu tasquei o Gutsy em uma instalação limpa e mais uma vez (tirando os bugs de início de lançamento) tudo rodou. Depois peguei uma Asus como essa da minha assinatura e sem reinstalar o sistema (usando o hd onde já estava instalado o Gutsy na placa-mãe anterior), mais uma vez tudo funcionou. Já tinha experimentado as distros mais recentes, como a Mandriva, Slack (botei fogo nos cds de novo, hehehe) e outras, mas cá entre nós Ubuntu é Ubuntu, até conversor de amv pro meu "china-pod" já uso no Linux e, à despeito do Kubuntu ser mais bonito que o Gnome, acho a interface do Gnome mais "direta" e é um ambiente mais flexível do que o KDE, no sentido de rodar aplicações KDE com mais desenvoltura do que o KDE faz com as aplicações pra Gnome.

Não sou fãboy ou outras designações que vemos por aí; aliás, é engraçado como os usuários de distros diferentes de Linux costumam se execrar mutuamente, ficam de boiolagem com outros usuários que não utilizam ou que falam mal das distros que escolheram, pô, cadê a união da turma? Não se vê, por exemplo, nego que usa Windows falando mal um dos outros...
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

cristianoquaresma

Citação de: velox256 online 08 de Março de 2008, 07:41
Não sou fãboy ou outras designações que vemos por aí; aliás, é engraçado como os usuários de distros diferentes de Linux costumam se execrar mutuamente, ficam de boiolagem com outros usuários que não utilizam ou que falam mal das distros que escolheram, pô, cadê a união da turma? Não se vê, por exemplo, nego que usa Windows falando mal um dos outros...
Falou uma coisa certa, ficar falando mal um do outro não vai levar a nada, do que adianta ficar falando mal, nenuma distro é perfeita.

rjbgbo

Citação de: cristianoquaresma online 08 de Março de 2008, 09:33
.................
Falou uma coisa certa, ficar falando mal um do outro não vai levar a nada, do que adianta ficar falando mal, nenuma distro é perfeita.

Exato cristianoquaresma, sua afirmação
O que cada usuário precisa levar em conta é a característica que espera de que uma distro o satisfaça dentro de sua visão e de seu tipo de uso. Isso é o mundo Linux.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

jamiro

Um belo dia um CD do Ubuntu 6.06 chegou às minhas mãos. Nunca tinha entendido o que era realmente o Linux e fui pesquisar na internet, acabei baixando o Kurumin e lembro que passei horaaasss tentando configurar a conexão discada, virou um desafio, mas consegui! E também tinha o monta e desmonta (para quem vem do windows - o que significaria exatamente montar?) e sistemas de permissões, etc. Tudo muito novo, mas instigante.Porém não gostei muito do kde, no começo parece bonito, mas aquele monte de opções me deixavam meio confuso.

Instalei o Dapper (lembro que fiquei confuso também com os nomes, meu sistema era Linux, minha distribuição Ubuntu, minha versão Dapper) e fiquei surpreendido pela estabilidade do sistema ele NUNCA travava, era mais rápido que o Windows, iniciava mais rápido, pois não precisava de antivírus e todas aquelas coisinhas na área de notificação). Finalmente decidi-me a fazer a migração completa: passei todos meus arquivos para uma partição suportada pelos dois sistemas, adotei o evolution, o firefox e o openoffice (consegui fazer maravilhas nesta suíte). Fiquei craque no uso do synaptic e instalei vários programinhas bacanas.

Depois veio o Feisty, comprei placas novas e instalei o beryl: uau! Só fiquei um pouco decepcionado com o Gutsy, que ainda uso e algumas travadas ainda acontecem. Mas pretendo continuar com esta distribuição ainda por muito tempo por conta de todo o suporte que ela tem, aqui no Fórum e em vários blogs pela internet. Acho que tem outro motivo também, não é tão fácil ficar testando vários distros: exige tempo, paciência e disposição para conhecê-la. Às vezes uma coisa tão fácil para quem conhece torna-se uma dor de cabeça para o iniciante - por isso a importância de um bom suporte técnico.

Abraços,

samuelbh

Também adoro usar o Ubuntu por usa facilidade de uso e já vir muito bem configurado. Mas também sou a favor da liberdade de uso, cada um usando o que é melhor pra si. No meu caso, Ubuntu e PCLinuxOS sempre estão no meu HD.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Dinhow

Bom pessoal, antes de qualquer coisa, me apresento já que sou novo na área.

Instalei o Ubuntu sábado passado e nunca usei outra distro tão descomplicada.

O primeiro linux que instalei foi o conectiva, já fazem alguns anos. Na época eu e um amigo da faculdade tentamos fazer com que ele funcionasse, tentei algumas vezes e não sobrou outro alternativa aos cds senão o fogo rs (como disse um amigo anteriormente aqui no forum).

Me lembro que era um ambiente meio sombrio, tudo desconhecido, nada era reconhecido, enfim, desisti.

Confesso que tinha até medo de ligar o pc sem saber o que ia encontrar pela frente.

Depois de um tempo descobri o Kurumim, já era visível a melhoria em relação a detecção de hardware mas ainda sim, não me sentia a vontade utilizando o sistema. Ainda estava sombrio.

Se passaram mais alguns anos e resolvi arrancar mais uns fios de cabelo e testar o tal de fedora, apanhei que nem um cachorro mas consegui instalar o driver da minha placa de vídeo, vi o tal do cubo girando, janelas pegando fogo e tudo mais, só que por mais uma vez, ainda não era o que eu esperava.

Até que por acaso resolvi testar o Ubuntu, meu cunhado tinha um dvd da versão ultimate. Dei um boot pelo cd, depois de algumas poucas horas, resolvi instalar tudo no hd em dual boot, pra minha surpresa, deu um monte de erro na instalação.

Como tinha lido um monte de gente elogiando, resolvi não desistir, baixei a versão 7.10 e instalei.

Daí pra frente foi só alegria, nunca me senti tão a vontade numa distro, tudo funcionou de primeira, vídeo, internet, rede, som, realmente tudo!

Agora começo a entender o sentido da palavra LIBERDADE, tão valorizada pelos usuários de Linux.

Ontem na casa da minha namorada precisei de um programa (para o windows dela) putz que saudade me deu do Ubuntu, quer um programa? Instala e acabou!

No windows perdi várias horas para achar o tal programa "original".

Pretendo continuar com o Ubuntu e tenho como meta fazê-lo o único sistema na máquina! Realmente está muito bom!

Grande abraço a todos!

wildner

Uso Linux há mais 5 anos, e Ubuntu há pelo menos 2 anos.

Resolvi investir na Humanidade, pois a cada opinião minha, cada vez que instalo versões de testes reportando os bugs, cada vez que entro no http://brainstorm.ubuntu.com e dou a minha opinião e a toda vez que participo do Forum, estou fazendo a difrença e os frutos colhidos não são só meus, são de todos, são da humanidade.

Além disso é gratis, tem quase tudo que quero, é seguro, e é cheio de graça.

Com certeza ainda falta muita coisa, mas vale a pena investir.

Um abraço a todos

yzarc

foi o primeiro linux q instalei q realmente consegui usar!! nao posso dizer q é merito só do ubuntu, pois as outras distros q instalei foram sempre em hardware diferentes e em anos diferentes. mas instalei o ubuntu no meu notebook dell e tudo funcionou blz. depois disso nao instalei nenhuma outra distro porque todos os benchmarks q leio o ubuntu fica sempre muito proximo em desempenho. simplesmente nao vejo pra que mudar, trocar horas de pesquisa de como instalar ou fazer alguma coisa por alguns milisegundos a menos na execução de porgramas nao é pra mim.
; Linux is almost there!

kakita

Tambem acho o ubuntu muito muito mas tambem nuca testei outra distro mas acho que para fazer migraçao para linux ubuntu é a melhor distro dentro das fáceis (mandriva, suse, ubuntu e fedora) mas temos que ver que existe pessoas que querem mais e para esses temos debian, slack e para arrebentar gentoo
Eu uso ubuntu mas ainda sou novato e em breve espero usar debian ou slack para aprender mais sobre linux e entao depois de saber mexer bem em linux testo todas as distros e escolho aquela que mais gosto
acho o linux muito bom pois tem distro para iniciante e distro para avançado mas isto não quer dizer que se vc é avnaçado não pode usar ubuntu porque pode tudo o que vc faz numa distro dificil pode fazer no ubuntu a unica diferença é que numa distro tipo slack vc é forçado a aprender enquanto que o ubuntu facilita
uso ubuntu mas quero aprender e pelo menos eu aprendo muito mais se for forçado a aprender resolvendo problemas
uma distro avançada só tem o insdespensável enquanto ubuntu fedora mandriva e suse tem muita coisa que vc não precisa tipo windows mas isso facilita muito oprimeiro contacto com o mundo linux
adoro ubuntu e adoro linux

acvsilva

Não troco o "buntu" pois testei tudo quanto é distro neste mundo e gostei demais dele...

-.-

eu nao sou 100% ubuntu,uso outros OS's e eventualmente via vmware distros

prefiro o ubuntu e os ubuntu based por diversas razões:

é facil,eu não preciso ralar horas pra configurar o sistema

eu gosto do apt-get,sem duvida com ele é tudo muito rapido e os repositorios padrões do ubuntu ja tem quase tudo (nos do mandriva tem que habilitar repositorios atraves do easyurpmi)

comunidade ativa,pelo menos aqui a comunidade é muito prestativa ao contrario da comunidade de outras distros

Canonical,o ubuntu tem uma organização forte por tras,então são cobrados por resultados

--------------------

acho que faltam mais ferramentas graficas como configurador de ADSL pelo menos,gostaria de algum dia ver um painel de controle poderoso como o MCC ou como o painel do big linux
Assinatura removida pela Equipe do fórum. Verifique as regras das assinaturas.