Mudar nome do disco montado no nautilus

Iniciado por glilco, 30 de Abril de 2008, 19:52

tópico anterior - próximo tópico

Franco Almeida

Caro aleixo, 

Aqui só precisei instalar o mtools para renomear as partições FAT, mas infelizmente ele  não é case sensitive, veja mais aqui: http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=3913&pagina=3. Para as partições em Reiserfs só utilizei os comandos indicados na dica e ele já fez tudo. Imagino que o reiserfstune faça parte de algum pacote já instalado.

[ ]s,

Franco
Disposto a aprender, disposto a compartilhar

glilco

Usei o mlabel da seguinte forma:

sudo mlabel -i /dev/sdb4 -s ::"Disco D"

Para a minha surpresa, quando reiniciei o PC, apareceu a label em case sensitive!! :D

Franco Almeida

Caro glilco,

Por favor poste o resultado do seu comando sudo mlabel -i /dev/sdb4 -s ::"Disco D" aqui.

[ ]s,

Franco

glilco

Resultado do comando:

:~$ sudo mlabel -i /dev/sdb4 -s ::"Disco D"
Volume label is Disco D (abbr=DISCO D    )
:~$ sudo mlabel -i /dev/sdb4 -s ::

Franco Almeida

Citação de: glilco online 07 de Maio de 2008, 19:27
Resultado do comando:

:~$ sudo mlabel -i /dev/sdb4 -s ::"Disco D"
:~$ sudo mlabel -i /dev/sdb4 -s ::

Caro glilco,

Veja ele sempre renomeia para letras maiúsculas, quer você digite o nome em letras minúsculas ou maiúsculas, não faz esta distinção. Por isso não é case sensitive.

[ ]s,

Franco

aleixo

Prezados amigos:

Consegui com o reiserfstune mudar o nome das partições reiserfs.
Agora aparecem como sda9, sda11 ....
Foi custoso mais com o auxĺio de vcs a coisa saiu.
Obrigado.
[]'s.

glilco

Para os que só acreditam vendo:

Observe, pela janela, que o "Disco D" é do tipo VFAT e aparece corretamente no ícone montado.

Franco Almeida

Caro glilco,

Primeiro minhas desculpas. Não tive a intenção de duvidar de você. Quis me reportar às saídas destes comandos e me expressei mal, por isso pareceu-lhe que duvidei de sua afirmação. Veja as saídas:

1) franco@franco-desktop:~$ sudo mlabel -i /dev/sdb7 -s ::sdb7
Volume label is SDB7       

2) franco@franco-desktop:~$ sudo mlabel -i /dev/sdb7 -s ::SDB7
Volume label is SDB7     

Ou seja em 1) o novo nome está em minúsculas e em 2) em maiúsculas mas a saída é sempre  em maiúsculas, SDB8, aparecendo montada na área de trabalho exatamente assim.

Agora depois que vi sua resposta, observei que se apenas a a letra inicial do novo nome for maiúscula, só ela saíra maiúscula, veja:

franco@franco-desktop:~$ sudo mlabel -i /dev/sdb7 -s ::Sbb7
Volume label is SDB7       
franco@franco-desktop:~$ sudo mlabel -i /dev/sdb7 -s ::Sbb7
Volume label is Sbb7 (abbr=SBB7       ), aparecendo montado na área de trabalho como Sdb7.

Mais uma vez peço desculpas.

[ ]s,

Franco

glilco

Franco, muito interessantes as suas observações. Realmente só fica miníscula se a primeira for maiúscula, mesmo colocando aspas.

Também não foi minha intenção ofender você. Apenas ilustrar o sucesso, deixando mais claro que é possível que apareçam letras minúsculas na exibição de partições FAT. Não fosse isso, você não descobriria essa peculiaridade (possívelmente um bug).