como uso o samba para configurar uma impressora no ubuntu 7.10?

Iniciado por carioca, 30 de Janeiro de 2008, 19:20

tópico anterior - próximo tópico

carioca

???
caros colegas do forum ubuntu,

como uso o samba para configurar uma impressora no ubuntu 7.10? o samba já está instalado no ubuntu 7.10? se não, como baixo no terminal? vocês indicariam um tutorial passo a passo do samba para configurar um impressora? eu dei uma pesquisada na busca colocando a palavra samba e não encontrei registro aqui no forum. será que encontro no wiki do ubuntu ou é melhor no google? se alguém já tiver feito isso e puder dar uma força fico-lhe grato. fique com deus!

;D
fundador dos seguintes suportes oficiais no Brasil:
Mageia do Brasil em http://mageiadobrasil.com.br/forum/
siduction Br em http://portal.siduction.com.br/

VB5

Carioca,

O Samba já vem instalado no 7.10. Basta  ir em Administração>Impressão>Instalar impressora, e selecioná-la na lista. Se for impressora de rede ( ligada em outra máquina), é preciso deixar o Ubuntu localizá-la ( deve estar ligada) ou apontar o caminho para ela. Boa sorte!...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

gleidsongg

Eu também estou quebrando a cabeça com isso... Eu sei bem que o Samba vem instalado no Ubuntu.
Quando eu usava o Feisty conseguia configurar facilmente. Após atualizar para o Gusty as coisas mudaram; não consigo configurar impressoras de Rede Windows nem navegar na rede em si.
Acabei atualizando pra o Hardy e nada mudou.

E agora?  ???

VB5

De fato, ficou mais difícil a partir do Gutsy... esis um pequeno tuto que recolhi há um bom tempo:

- Impressora de rede Windows em máquina Ubuntu:

Edite o arquivo  /etc/cups/cupsd.conf  de forma a que fique:

#Listen localhost:631
       Listen *:631
       Listen /var/run/cups/cups.sock

Reinicie o cups:

sudo /etc/init.d/cupsys restart

Nas máquinas clientes com Windows:

Execute o wizard " Adicionar impressora"
        Selecione impressora de rede
        Introduza http://ip_do_ubuntu:631/printers/nome_da_impressora
        Adicione os respectivos drivers.

- Impressora em máquina Windows:
   Nas máquinas Ubuntu, escolha "Windows Printer via Samba" e forneça o endereço ( IP) da mesma como será pedido ao lado. É recomendável usar exatamente o mesmo nome que o Windows atribuiu à impressora quando foi instalada; as informações entre colchetes (grupo de trabalho e porta) são opcionais e em geral desnecessárias.

Boa sorte!...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

gleidsongg

:-[ Fiz o que você falou... Mas continua da mesma forma...
Só que agora eu lembrei que outra vez eu consegui desinstalando e reinstalando os pacotes responsáveis por esses serviços.
Mas no Hardy eu tentei e não funcionou.

VB5

Algo deve estar errado, pois para mim funciona normalmente tanto em casa  ( impressora no Ubuntu, máquinas em W$), quanto no trabalho ( impressora em W$, máquinas tanto em Ubuntu quanto em W$). Há alguma mensagem de erro?

VB5

gleidsongg

Ele até detecta a rede mas não encontra as máquinas que estão conectadas...