Problema: Rede windows vs Rede ubuntu 7.10! [Resolvido]

Iniciado por R3SP3CT, 16 de Abril de 2008, 19:35

tópico anterior - próximo tópico

R3SP3CT

Boas!

Tou aqui com um problema que nao esperava ter! K é aceder á rede Windows através no ubuntu 7.10!
Em versoes anteriores eu acedia á rede windows na boa! No 7.10 não me recordo se já alguma vez consegui, pk ultimamente tenho utilizado o windows, por motivos de força maior, mas voltei pra ficar!

O que me acontece é o seguinte, vou a locais -> rede  e aparecem la todos os pc's da rede inclusive o meu!
Mas quando tento aceder a um pc na rede, aparece o seguinte erro:

##############################################
Incapaz de apresentar o conteúdo da pasta
Incapaz de apresentar todo o conteúdo de "Rede Windows: PCdaRede"
##############################################

acontece em todos, menos quando entro no meu pc na rede, como era de esperar!

Para tentar solucionar os problemas de transferencias de ficheiros pela rede, instalei o samba, após umas pesquisas pelo Google configurei o smb.conf, e os pc's com Windows conseguem visualizar tudo o que eu tenho partilhado, mas nem sequer conseguem escrever, nem copiar nada na minha rede!

Este problema deve-se ao meu ubuntu? ou a problemas extra?

Podem dar ai umas dicas, para resolver esta questao da rede, de eu nao conseguir aceder á rede windows, e de os pc's windows nao terem permissões na minha rede, quando eu mesmo configurei no smb.conf permissões para escrita!

Obrigado  ;)

VB5

Os PCs com Windows têm pastas compartilhadas?

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

robson_andre

que estranho, aqui em casa funcionou normal depois de instalar o samba, usei o webmin pra configurar os compartilhamentos,

o que eu fiz foi colocar o meu micro linux no mesmo grupo dos do windows, criar um usuario remoto, criar uma pasta publica, tudo no webmin, vc pode tentar isso adiciona o webmin no seu repositorio e tenta configurar

# Webmin
deb http://download.webmin.com/download/repository sarge contrib

sudo apt-get install webmin

depois aparece uma msg dizendo qual o end de acesso do webmin

R3SP3CT

sim os pc's windows tem pastas partilhadas! até porque eu em windows acedia a elas na boa!

A questao de acederem ás minhas pastas partilhadas ja ta resolvida!! faltava dar permissões na própria pasta! So que agr ainda nao consigo aceder á rede windows!  :-\

VB5

Se todas as máquinas estão no mesmo grupo, têm pastas compartilhadas e os IPs são coerentes com a rede, deviam estar acessíveis... no Nautilus, digite:

smb://<IP ou nome da máquina a acessar>

e veja  se funciona...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

R3SP3CT

Boas!

O problema de rede em ubuntu de aceder ao Windows esta resolvido! O problema é que aqui os utilizadores de windows têm a mania de parar serviços para o windows não ficar tão lento, e na qual fecharam o serviço de partilha! Por isso é que nao conseguia aceder á rede windows!

Tambem estava a achar muito estranho o problema ser do ubuntu... porque desde que comecei a utilizar Linux, sempre consegui aceder á rede windows!

Obrigado pelas dicas!  ;)

VB5

Usuários...  ::) o pesadelo do administrador!

Sugiro que você crie ( tanto em W$ como em Ubuntu) um usuário genérico ( "Aluno", por exemplo) que só tem permissão de usar a máquina, não de mexer no sistema, e coloque todos os seus usários nele. Aqui, foi o único modo de impedir que eles detonassem a rede...
No Ubuntu é fácil; no W2000 também. Já no XP, existe um freeware chamado WinPolicy (ou coisa semelhante) que permite  fazer isso muito bem - é o que eu uso. Boa sorte!...

VB5