Desinstalação do GoogleEarth e ies4linux (Resolvido)

Iniciado por Rene_Mena, 14 de Fevereiro de 2008, 11:00

tópico anterior - próximo tópico

Rene_Mena

Senhoras e Senhores, venho novamente ao grupo com um pepino daqueles...rs... eu estou tentando fazer rodar um simulador de routers dentro do wine, porem venho esbarrando no suporte a drives do activex (microsoft forms 2.0), devido a tal fui tentando instalar alguns aplicativos que por ventura pudessem me fornecer o tal activex, porem sem sucesso. Agora vem a dita dúvida, gostaria de retirar os aplicativos ies4linux e o googleearth, mas não estou conseguindo, já tentei via gerenciador de pacotes e via comando "sudo apt-get remove programa", mas a mensagem é de que o programa não existe, alguem saberia como posso remover estes dois aplicativos??? Nota que estes programas estão instalados no Ubuntu mesmo, e não no wine.

OBS: quanto ao simulador, eu estou baixando o directx 9.0 e irei tentar instalar este via wine para ver se o simulador roda, se não conseguir vou optar pelo dinamips mesmo.

Grato

Renê
"..........Algo só é impossível até que alguém duvide e acabe provando o contrário........."
Albert Eistein (1879-1955)  Lingua

csat

Citação de: Rene_Mena online 14 de Fevereiro de 2008, 11:00
Senhoras e Senhores, venho novamente ao grupo com um pepino daqueles...rs... eu estou tentando fazer rodar um simulador de routers dentro do wine, porem venho esbarrando no suporte a drives do activex (microsoft forms 2.0), devido a tal fui tentando instalar alguns aplicativos que por ventura pudessem me fornecer o tal activex, porem sem sucesso. Agora vem a dita dúvida, gostaria de retirar os aplicativos ies4linux e o googleearth, mas não estou conseguindo, já tentei via gerenciador de pacotes e via comando "sudo apt-get remove programa", mas a mensagem é de que o programa não existe, alguem saberia como posso remover estes dois aplicativos??? Nota que estes programas estão instalados no Ubuntu mesmo, e não no wine.

OBS: quanto ao simulador, eu estou baixando o directx 9.0 e irei tentar instalar este via wine para ver se o simulador roda, se não conseguir vou optar pelo dinamips mesmo.

Grato

Renê

Pergunto:  aplicativos ies4linux e o googleearth estão sob o wine?  Se sim, basta ir na aplicação e ver se tem algum "uninstall" da mesma forma como é feito no Windows.  Caso não tenha, basta ir no ~/.wine/drive_c/Program Files/  e deletar a pasta respectiva dos programas.

Se eles foram instalados por meio do instalador debian dpkg -i  nome do programa.deb  estaria certa a remoçao pelo dpkg -r nome do programa.deb

Fale mais como você instalou.
Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Rene_Mena

Boa tarde csat, a instalação do ies4linux foi mediante ao diretório criado na descompactação do arquivo de download, ou seja, dentro do diretorio usei o comando ./ies4linux, porem o mesmo não tem um uninstall neste. No caso do GoogleEarth arquivo que baixei era .bin, então no diretorio /home/user/desktop eu usei o comando sh googleearth.bin, e a instalação ocorreu pelo modo grafico. Pensei em usar o dpkg para desinstalar, mas não sabia direito qual opção a usar, agora pela sua postagem posso tentar.

Grato

Renê
"..........Algo só é impossível até que alguém duvide e acabe provando o contrário........."

csat

Citação de: Rene_Mena online 14 de Fevereiro de 2008, 12:50
Boa tarde csat, a instalação do ies4linux foi mediante ao diretório criado na descompactação do arquivo de download, ou seja, dentro do diretorio usei o comando ./ies4linux, porem o mesmo não tem um uninstall neste. No caso do GoogleEarth arquivo que baixei era .bin, então no diretorio /home/user/desktop eu usei o comando sh googleearth.bin, e a instalação ocorreu pelo modo grafico. Pensei em usar o dpkg para desinstalar, mas não sabia direito qual opção a usar, agora pela sua postagem posso tentar.

Grato

Renê

O ies4linux pode ser um script. Tente editá-lo pois os programadores as vezes fazem documentação interna nos "headers" (cabeçalho) dos programas dando instruções.  Quanto ao Google Earth tem na internet.  Veja:

How to uninstall Google Earth on Ubuntu:

Open terminal and go to the place where you installed Google Earth. Click on the folder called "Google Earth" and you should find an uninstall script.

Remove the file GoogleEarthLinux.bin

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Rene_Mena

Ok csat, verifiquei e no googleearth o uninstall não estava funcionando, estava dando uma mensagem assim:

Could not find a usable uninstall program. Aborting.

Neste caso comecei a buscar na net, e no forum Ubuntu em ingles (http://ubuntuforums.org/archive/index.php/t-378104.html) encontrei o caminho das pedras, a sequencia de comandos é essa:

sudo -i
cd /opt/google-earth/
export DISPLAY=:0
./uninstall

Depois eu apaguei a pasta oculta no diretório do meu usuário (.googleearth).

Quanto ao ies4linux, não encontrei nenhuma informação no arquivo bin sobre uninstall, então fui no site official (http://www.tatanka.com.br/ies4linux/page/Uninstall) e a informação para desistalação é apagar os diretórios em que vc seleciona na instalação, ou seja, não existe um sistema de uninstall, no meu caso eu apaguei o diretório oculto .ies4linux no diretório do meu usuário.

Bom, resolvido mais uma pepino masterultrahyperplus.nouscasestudy...rsrs.... agora falta tentar rodar o dito simulador de routeadores dentro do wine, vou tentar instalar o directx9.0 dentro dele agora e testar, se conseguir eu posto mais uma aventura wine/ubuntu aqui.

Valeu pela força, abraços

Renê

FabianoRS

Beleza
Segui a dica do colega Csat e funcionou o Google earth desinstalou-se instantaneamente...

Obrigado!!
Linux rules!!!!
Desktop velho de baixo custo, rodando Ubuntu 18.4 LTS com ambiente Cinnamon (Pentium Dual Core + NVidia Geforce GT 640)
.:: User Linux #544632 ::.