Rede wireless aparece mais não conecta

Iniciado por comequieto, 19 de Abril de 2008, 16:49

tópico anterior - próximo tópico

csat

Citação de: AFF online 24 de Abril de 2008, 23:57
Caros colegas,

Como disse anteriormente, o wireless do meu computador funciona com o Insigne Linux e com o Ubuntu 8.04, pelo LiveCD, não. Pelo resultado do comando "sudo cat /proc/net/wireless", parece que o Ubuntu não reconheceu a placa, pelo que se vê abaixo. Pelo comando "lspci", vê-se que a minha placa wireless é "Broadcom Corporation BCM94311MCG wlan mini-PCI". Consultando o Insigne, verifiquei que o drive utilizado pela placa é "ndiswrapper", que inclusive existe no Ubuntu. O meu modem wireless é da marca Belkin.

Pergunto então. Posso fazer funcionar o wireless pelo LiveCD, ou vou ter que instalar primeiro o Ubuntu? Se eu instalar o "ndiswrapper", terei que desistalar algum drive ou pacote, e qual?

Quando você trabalha com o LiveCD você está trabalhando em memória RAM (volátil), ou seja, nada fixa e no próximo boot a configuração que você fizer irá se perder.  Não sei dizer se é possível no Ubuntu fazer ele salvar alguma configuração no HD para recuperar a tempo de boot.  Portanto, creio que o melhor é instalar.  Sugiro uma partição de testes ou um HD alternativo para praticar.

Confirme sua placa de rede com o comando abaixo.  Deve dar o mesmo resultado.

Digite:

sudo lspci -v | grep Network

Copie e cole na resposta para tentarmos te ajudar.

Outra coisa:  o notebook tem uma luz indicadora que acende quando o sistema operacional aciona o hardware respectivo.  Se você desligar o notebook e ligar novamente sem que entre no Windows pois senão ele vai acionar o hardware e vai mascarar os resultados.  Pergunto.  Se fizer isso a lâmpada indicadora aparece acesa?  Talvez não.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

badder

Olá amigos também tive problemas quando instalei o ubuntu hardy (8.04), não conseguia conectar em redes sem fio, tenho um notebook com uma placa wireless Intel PRO/Wireless 3945ABG, resolvi fazendo da seguinte forma:

$ sudo modprobe -r iwl3945
$ sudo modprobe iwl3945
$ sudo ifconfig wlan0 up

entra na pasta /etc/modprobe.d/
crie um arquivo de nome iwl3945 e adiciona o seguinte conteúdo:
alias wlan0 iwl3945
options iwl3945 disable_hw_scan=1

Então reboota, espero que ajude.

comequieto

É,, o trem aqui tá difícil...

Instalei a versão final do 8.04.. tá a mesma coisa... só o meu Ç que tá normal agora!

Fiz o que o Badder falou e não funcionou,,,, e se eu colocar o ipw3945??? Como faço pra mudar???

AFF

PConfirme sua placa de rede com o comando abaixo.  Deve dar o mesmo resultado.

Digite:

sudo lspci -v | grep Network

Copie e cole na resposta para tentarmos te ajudar.

Outra coisa:  o notebook tem uma luz indicadora que acende quando o sistema operacional aciona o hardware respectivo.  Se você desligar o notebook e ligar novamente sem que entre no Windows pois senão ele vai acionar o hardware e vai mascarar os resultados.  Pergunto.  Se fizer isso a lâmpada indicadora aparece acesa?  Talvez não.

Eu de volta.

Instalei o Ubuntu 8.04 no notebook. Não houve o reconhecimento da placa wireless. Digitei o comando sudo lspci -v | grep Network e o obtive a seguinte resposta:

ubuntu@ubuntu:~$ sudo lspc -v | grep Network
sudo: lspc: command not found
ubuntu@ubuntu:~$ sudo lspci -v | grep Network
03:00.0 Network controller: Broadcom Corporation BCM94311MCG wlan mini-PCI (rev 01)
ubuntu@ubuntu:~$

Inciei o operecional com a luz indicadora do wireless desligada e ele não a acionou.

Um abraço.

[/quote]

comequieto

O meu lspci deu isso aqui:

thyago@thyago-notes:~$ sudo lspci -v | grep Network
[sudo] password for thyago:
06:00.0 Network controller: Intel Corporation PRO/Wireless 3945ABG Network Connection (rev 02)
08:08.0 Ethernet controller: Intel Corporation PRO/100 VE Network Connection (rev 01)

Tá ficando chato ter que usar cabo pra conectar,,, e eu não me rebaixo ao windows nem a pau!!

Ps: o led do wireless tá acesso sim,, nunca desligo ele..

AFF

Pessoal,

Consegui fazer funcionar a placa Broadcom Corporation BCM94311MCG wlan mini-PCI (rev 01) do meu laptop. Não sei descrever com exatidão o que fiz pra fazer funcionar, mas posso dizer que estou usando o Ubuntu 8.04 64b e os drives b43-fweutter e ndiswrapper.

Acontece que depois disso e SO está instável, está travando frequentemente, e, o que acho mais grave, não está executando o Firestarter e outros aplicativos de sistema, tal como o Synaptic. Alguém pode me ajudar nisso?

Um abraço

dglisb

Estou com esse mesmo problema aqui em casa, sou iniciante em Linux instalei o Ubuntu 8.04. Ele acha a rede conecta, mas nao consigo acessar a rede, ou a internet...

Modelo da Placa RTL8187 e o Roteador é um D-Link 524

Desde ja agradeco a ajuda..

csat

Citação de: dglisb online 29 de Abril de 2008, 00:54
Estou com esse mesmo problema aqui em casa, sou iniciante em Linux instalei o Ubuntu 8.04. Ele acha a rede conecta, mas nao consigo acessar a rede, ou a internet...

Modelo da Placa RTL8187 e o Roteador é um D-Link 524

Desde ja agradeco a ajuda..

A configuração da rede wireless precisa:

a) ssid (nome da rede)
b) protocolo (wpa, wpa2, wpa-tkip-psk, wep)
c) chave de acesso

d) parametros de rede que pode ser dhcp.

É preciso observar a faixa da rede que está configurado no roteador para as máquinas que irão acessar.  Se o gateway for 192.168.1.1  então as máquinas terão que ser 192.168.1.x  (sendo x de 2 ate 100, se assim estiver configurado no roteador).

Usando IP fixo poderia ser:

IP 192.168.1.50
Netmask 252.255.255.0
Gateway 192.168.1.1
DNS 192.168.1.1

Normalmente quando existe conexão com a rede wireless é necessário verificar o DNS.  Veja o conteúdo do arquivo /etc/resolv.conf

Esse arquivo contém vários parâmetros e um dos que fazem a navegação na internet são aqueles que começam:

nameserver IP-numero

Bem isso é uma visão geral que pode te dar pistas a seguir.  Pelo menos seria por aí que eu começaria.

Abração
Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

dglisb

Quand inicio o computador, ele conecta sozinha a minha rede, com ssid certo o protocolo eu coloquei certo e o chave tbm...
Ela é DHCP

No roteador o meu ip foi conigurado automaticamente como 192.168.0.135.

### BEGIN INFO
#
# Modified_by:  NetworkManager
# Process:      /usr/bin/NetworkManager
# Process_id:   5062
#
### END INFO

nameserver 200.204.0.10
nameserver 192.168.0.1

Valeu...

Paco

Pessoal,

Estou com o mesmo problema ou parecido, estou tentando conectar um note com ubuntu 8.04 a uma rede wireless utilizando WEP. Dei uma olhada em uns foruns pela net e o pessoal aponta a versao do kernel do ubuntu 8.04 como sendo o problema. Tentei com WPA e pegou normal, alguem sabe de alguma coisa sobre isso? Quando saira a proxima versao de kernel do ubuntu?

[]

dglisb

analisando melhor percebi que a rede conecta, mas por por um pequeno periodo, assim que eu logo a rede eu consigo trafegar nela por uns 30 seg, depois ela nao responde mais, muito estranho isso né...

Fiz um teste e instalei o mandriva para ver se era o Ubuntu e ocorreu a mesma coisa, sera que alguem saberio oque isso pode ser???

ABcos

comequieto

Estou pensando seriamente em voltar para o 7.04,,

Notebook sem wireless não presta!!

dglisb

Resolvi fazer outro teste hj, levar meu computador na casa do meu amigo onde fica o roteador wireless, e la a navegação ficou normal, ao que pude constatar que o prblema deve ser do sinal.

Mas mesmo assim a duvida, pq consigo trafegar com o windows normal e no linux so consigo trafegar dados por uns 30 seg, tem algum outro software de gerenciamento de wireless em que eu possa usar melhor que o padro do Ubuntu??

Valeu

Paco

dglisb,

Que tipo de segurança vc utilizou na casa do seu amigo? WPA ou WEP? esses 30 segundos de conexao foi utilizando qual delas?

abraço
Paco

dglisb

Utilizo a chave de seguranca WEP, esses 30 segs de conexao foi utilizando a conexao WEP..
Mas tentei tbm tirando a chave de seguranca, e ficou a mesma coisa....