Pacote compiz.real comendo muita memória

Iniciado por Shakmatton, 14 de Abril de 2008, 19:11

tópico anterior - próximo tópico

Shakmatton

Olá. Meu problema é o seguinte...

Percebi que um processo (o compiz.real) estava executando meio que como um câncer, comendo muita memória do meu computador. Pra vc ter uma idéia, o computador de meu irmão tem basicamente a mesma configuração e mesmo tamanho e tipo de memória (512 mega), e no visualizador de desempenho lá (onde vc vê os gráficos de rede, de processador e memória), no dele tem o memso processo usando 20 e poucos mega, enquanto que no meu às vezes tá 33, 60 90 e pouco, chegou a mais de 100, isso vc usando os recursos do compiz, porém ao finalizar por exemplo uma girada de cubo, este processo não retorna ao normal, ou seja, não diminui... Isso acontece lentamente (a diminuição) mas não como deveria, eu sei que o meu tem emerald, mas antes de formatar meu computador, eu usava as mesmíssimas coisas (e muito mais) e dificilmente passava de 70 % de uso, agora tá quase toda usada, usando bastante memória virtual...

Não sei se isso aconteceu com mais alguém, não achei nenhum tópico similar, e não sei o que fazer para este processo voltar ao normal, e parar de comer a memória desse jeito...

Agradeço  desde já qualquer idéia aí... se alguém tiver uma luz e tal..

Obrigado..

IgorM0L

Não tenho muito o que pensar sobre isso então vou dar um palpite: tente retirar o máx. de efeitos do Compiz, somente para fazer um teste, ok?
  Caso continue ocupando, aí o problema seria do próprio sistema gráfico (compiz-fusion), mas acho complicado ser isso, afinal, antes era mais "robusto" e usando o mesmo sistema como você falou.
  Resta ver se você esta usando a mesma versão do Compiz que antes.

Ah... e mais uma pergunta: você alterou o uso do swap.

Shakmatton

É, acho que sim, o swap na minha máquina antes da formatação devia ter uns 512 mb, e agora eu fiz com que ela ficasse com 1 GB (mas isso NÂO deveria influir, não é ?? Se influi, porquê ?)

Bom, dentre as atualizações que estou baixando (vai demorar, pois uso net discada...), reparei que tinha alguma coisa lá com compiz... seria o caso de baixar primeiro para ver isso ?

E se depois não adiantar ? Poderia remover e depois reinstalar o compiz, ou seria perda de tempo...? (O problema continuaria ?)

O compiz está rodando com poucas "firulas", não tem muito o que fazer pra ficar tão pesado...
Na máquina de meu irmão, o compiz roda até com algumas coisas a mais (O Skydome está ativado, por exemplo), e continua leve e rápido...
Só não tem o Emerald, que pesa um pouquinho (mas não o suficiente pra comer muita memória...)

O meu antigamente tinha além do emerald, o virtualbox, que puxava um pouco... mas não deixava a memória nesse estado...

Enfim, queria saber se mais alguém aí teria alguma idéia, ou então se já aconteceu situação semelhante com alguém aí...

Obrigado.

IgorM0L

Acho que aumentar o tamanho da partição não influi em nada na prioridade do swap;
  Apenas se setar a variável de uso do sistema. Isso altera por que a troca de informações entre a memória RAM e ROM ficaria maior, aumentando a lentidão.
  Bom, vou sair agora e não tenho tempo para pensar - e estou com preguisa também ;)
  Quando chegar penso em algo.

Flw!

IgorM0L

Bom... por que não tentar reinstalar todo o Compiz.
  Desinstale ele completamente, até os arquivos de configuração, e instale tudo novamente!
  Caso mesmo assim não dê certo, tente usar o beryl.

Eu acho meio difícil ser isso, mas, qual driver de vídeo vc esta usando?

Shakmatton

Cara, queria saber mais sobre essa história da variável de sistema... será que isso poderia resolver a vida ?

Não acho que seja boa opção reinstalar tudo, acontece que estou tendo problemas em acessar a net (discada), pra baixar qualquer coisa  é um sacrifício, isso quando fun ciona, enfim, melhor ficar do jeito que tá...

Notei que acontece esse aumnento gradativamente ,  não importa o que vc faça para parar (parar de girar o cubo, de ficar brin cando com os efeitos, etc), o compiz não baixa a taxa de mem ória utilizada, ele deixa sim, acumulada... no cpu de meu  irmão isso acontece de forma branda... no meu ele  fica normal, (uns 20 e poucos MB), mas eu tenho emerald, fica no começo a uns 30 %, mas qualquer coisinha ele sobe muito... tentei ver o qque acontecia quando matava o processo compiz.real, parou tudo (voltou a ser como antes do compiz) e depois ativei-o novamente, tudo bem, mas ele ainda continua estranho... mas dá pra usar o computador (embora meu cpu seja mais forte que o de m eu irmão)

enfim, desco nfio que (o compiz) esteja sobrecarregado pois antes de formatar eu salvei minha pasta home no pendrive, e lá tinha en tre outras coisas alguma coisa com compiz imagino, penso que pode ter sobrecarregado alguma coisa, outra desconfiamça é o emerald , mas ele só puxa uns 5 mega e pouco, aí sei lá... no momento estou aguniado porque minha internet vai de mal a pior, agora nem no windows nem no linux eu consigo acessar... tenho que depender do win  dows do meu irmão, e desse teclado quebrado...hehe

obrigado pela ajuda ...

clcampos

Olha eu estava tendo problemas também com o Compiz comendo memória com o tempo de uso (eu uso o Feisty ainda no meu Notebook) e acabei resolvendo.

Fiz muita coisa, não tenho certeza exatamente o que melhorou, mas o que fez uma grande diferença foi tirar o efeito de queimar as janelas ao fechar.

Também voltei para o kernel 2.6.20-16 anterior (aqui é mais um relato, o diferencial aqui foi mesmo o efeito). Não entendo muito de kernel, mas as últimas duas atualizações de kernel que recebi eram do 2.6.20-16, e o anterior usa menos memória, então após testes editei meu GRUB e deixei o anterior como default, vou até listar esta parte do GRUB aqui:

Citação de: Parte do arquivo /boot/grub/menu.lst (em negrito a opção default)...

title      Ubuntu, 2.6.20-16-generic
root      (hd0,5)
kernel      /boot/vmlinuz-2.6.20-16-generic root=/dev/sda6 ro quiet splash locale=pt_BR
initrd      /boot/initrd.img-2.6.20-16-generic
boot

...

title      Ubuntu, 2.6.20-16-generic.bak
root      (hd0,5)
kernel      /boot/vmlinuz-2.6.20-16-generic root=/dev/sda6 ro quiet splash locale=pt_BR
initrd      /boot/initrd.img-2.6.20-16-generic.bak
boot

...

Espero nem estar falando besteira quanto ao kernel, mas testei muito, e me dei por satisfeito.

Vou ver se instalo o 8.04 este final de semana, por isto não me preocupei muito, e depois de migrar devo testar o também o kernel do Hqx.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Shakmatton

Mas então se fosse isso também teria problema no com putz de meu irmão, lá tem a mesma versão do ubuntu e o mesmo kernel, visto que eu mesmo instalei do mesmo cd... Então tan to a máquin a dele quanto a minha  deveriam estar iguais (ou pelo menos próximas) no tocante à taxa de memória consumida...

Esta máquina dele  aqui tá "voando"... a minha que tem m esma quantidade de ram, e placa de vídeo superior, está um pouquinho menos rápido, com muita coisa desabilitada pelo compiz  (na do meu irmkão tem um monte de efeito, ainda adicionei mais uns pra teste e não mudou o desempenho, continuou rápido !!! Estou pensando em baixar pra ele o emerald, que em teoria não parece pesar muito, eu tenho ele em minha máquina, fica consumindo uns 5,5 m b por aí...)

E eu tenho essa coisa do kernel, nunca compilei, nem sei como nem quan do que se faz, pra  mim é meio que tabu, isso porque se algo der errado não tenho como garan tir que vou conseguir acessar a internet e baixar tudo de novo (ou se existir algum dvd de repositório, n ão sei como nem onde baixar...)

É esperar pra ver essa nova versão  que tá chegan do aí... Tomara que venha sem surpresas desagadáveis, como tenho ouvido por aí...

Obriga do...