VNC na rede local

Iniciado por Cláudio Novais, 09 de Julho de 2007, 14:41

tópico anterior - próximo tópico

Cláudio Novais

gostava de acessar a 1 pc windows, via ubuntu numa rede local. alguem me pode arranjar um tuto?

PS:eu googlei e não encontrei nada :P

Eunir Augusto

unrater, vc quer apenas acesssar a rede interna, ou quer "logar" na maquina cliente, tipo Logmein? (onde vc opera na maquina cliente)?

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Cláudio Novais

a maior parte do tempo será dentro de uma rede simplesmente. apesar de essa rede ter internet, como queria que o processo fosse rápido, queria que fosse só através da rede local.

modo é ubuntu cliente, windows servidor.

não sei o que é logmein, mas penso que respondi a tua questão ;)

em suma, o que gostava de saber era que programas usar, e se existe algum tutorial eficiente, e de preferência rápido para me resolver o problema ;D

Eunir Augusto

cara, com relação ao Logmein, está aqui a explicação dele: http://wnews.uol.com.br/site/noticias/materia_especial.php?id_secao=17&id_conteudo=170

Eu vivencio a mesma situação que ti em casa, pois ao invés de um switch tenho um hub branco horroroso, e ele não deixa eu rotear meu modem adsl (loucura, loucura, loucura) rsrsrsrs

Que que eu fiz: mudei tudo de DHCP para IP estático, na configuração da minha rede de 3 pcs de casa, que não fez diferença nenhuma no desempenho da net e ainda resolveu meu problema.

Dai eu vou em Configurações de Rede, unrater, e troco no Havaii o nome para a da rede que existe em casa. No caso, o Janelas XP colocou o nome da rede sendo MSHOME (tudo maiusculo e junto)

Espero ter ajudado. [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

jlourdes

Boas,

Aproveito este tópico para colocar a minha duvida. Quero conectar-me do meu pc com Winxp ao pc com ubuntu via vnc viewer e obtenho sempre o mesmo erro:

Unable to conect to host: Connection refused (10061)

Será que me podem dar uma ajuda?

Cumprimentos

raidicar

unrater
opção 1 - instale o vnc na maquina windows
     Abra o vnc server e coloque a senha de acesso em password
     va no linux e abra o tsclient
     caso não saiba onde esta, execute o terminal e digite tsclient
     coloque o ip do windows, vnc na caixa protocolo do tsclient e pronto.
opção 2 - Crie um usuario no windows xp
     clique com o botão direito em meu computador
     Clique em Remoto, Habilite as caixas e clique em selecionar usuarios
     Clique em adicionar
     Clique em avançado
     Clique em localizar agora
     Selecione o usuario criado por voce
     Clique em todos os OK
     va no linux e abra o tsclient
     execute o terminal e digite tsclient
     coloque o ip do windows, rdp ou rdp5 na caixa protocolo do tsclient e pronto.
opção 3 - No passo 2, ao inves de abrir o Tsclient, instale o rdesktop pelo Synaptic, apt-get, baixe ele... como quiser
     Mais embaixo esta a forma de instalar um programa pelo synaptic
     digite no terminal o comando rdesktop IP -troque IP pelo ip do windows.
veja o help com os parametros do rdesktop,
ex: digite no terminal rdesktop -u administrador IP do windows.
pronto, é só colocar a senha, pois com o -u ja especificou o usuario, no caso, administrador é o usuário.
crie um atalho com esse comando para ser executado pelo terminal, se criar com os parametros corretos, ele acessa direto, sem pedir uauario ou senha.
unrater, mais mastigado que isso, impossivel.

_________________________________________________________________________________________________________________

Jlourdes
1 - instale o vncserver no ubuntu
     pode ser via apt-get, ou pelo synaptic (menu/sistema/administração/gerenciador de pacotes synaptic)
     Se pesquisar pelo sinaptyc vncserver, encontrara varios, eu ja testei varios, teste vc também, instale, remova...
     instale o vncserver
     abra o termina e digite vncserver
     ele vai pedir a senha, escolha
     Repita a senha
     Vai no seu pc windows e digite o ip do linux no vncviwel
Agora, creio que ja tenha feito isso, pois ja recebeu o aviso de conexão recusada.
Isso é o problema de sempre, "portas", faça o seguinte.
ou melhor, to bonzinho, para ficar mais facil, mamão com açucar...
Va no menu/sistema/preferencias/area de trabalho remota
habilite tudo, coloque a senha e pronto, tente se conectar pelo windows.
Repare, a ultima caixa que habilita nessa tela de AREA DE TRABALHO REMOTA é "Pedir confirmação", dessa forma, ao se conectar, na tela do ubuntu aparece um aviso pedindo confirmação ao usuario, se ele negar, não se conectara. Se não marcar essa caixa, se conectara automaticamente, como é feito pelo vnc, apenas colocando usuario e senha.
Deve deixar desmarcada se for acessar um pc onde ninguem esta do outro lado.
É Isso!

Abraço

Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

jlourdes

Boas raidicar,

Obrigado pela info :)