Gnome / KDE

Iniciado por glauco.s, 17 de Abril de 2008, 01:41

tópico anterior - próximo tópico

glauco.s

Oi!

Como iniciante, tenho curiosidade de conhecer o KDE. Parece até que há mais programas para ele (nunca vi esse visual, só conheço agora o Gnome no meu computador).

Vocês podem indicar, por favor, algum link com boas instruções a respeito? (Assim ninguém precisa ter o trabalho de escrever longas explicações aqui.) Já achei algumas coisas, mas ainda não entendi se devo antes desinstalar o Gnome (e como fazer isso) e só então instalar o KDE. Sobre como instalar o KDE eu vi dicas na ajuda do Ubuntu (site), embora tenha visto só o comando, mas não como e onde inserir.

Será que posso ter os dois instalados? Instalar o KDE exclui algum software meu?

Repito: não quero 'sugar' seus grandes conhecimentos aqui, não quero ser 'abusado'. Se tiverem algum link para uma página realmente boa, vai ajudar muito.

Obrigado!

pinduvoz

Vc pode manter os dois instalados e logar num ou noutro pelo GDM.

No Ubuntu, o jeito mais fácil de instalar o KDE é instalar, com o aptitude, o pacote kubuntu-desktop.

sudo aptitude install kubuntu-desktop

Se vc não gostar do KDE, pode remove-lo com o comando

sudo aptitude remove kubuntu-desktop

Note que para ter um KDE "puro" vc precisa instalar o Kubuntu "do zero" e abrir mão do Firefox e do Synaptic, dentre outros programas do Ubuntu (e do Gnome).

Eu, por exemplo, mesmo usando KDE (eu gosto dele), uso o Firefox e o Synaptic, o que faz com que bibliotecas do Gnome/GTK sejam utilizadas, deixando o sistema um pouco mais lento. Mas tal lentidão não é sentida (ou atrapalha) em uma máquina de 2 Ghz, com 1 GB de RAM ou mais (meu caso).

E, finalmente, para uma prévia do "visual" do Kubuntu, siga o link:

http://www.thecodingstudio.com/opensource/linux/screenshots/index.php?linux_distribution_sm=Kubuntu%207.10
:: Linux Registered User nº 439378 ::

glauco.s

Obrigado!

Estou pesquisando aqui... Cheguei, por exemplo, a este link:

https://help.ubuntu.com/7.10/config-desktop/C/other-desktops.html

Gostei e segui as instruções. Mas, ao marcar o KDE para instalar, o sistema me mandou confirmar a instalação e acusou que ia remover o OpenOffice (???). PRIMEIRO: isso me faz pensar que o não funciona em ambiente KDE. SEGUNDO: se posso ter ambos os sistemas, pra que remover o o se eu poderia usá-lo ao logar com o Gnome? Estranho, né?

Também estranhei muito você dizer que, com o KDE, eu não teria o Firefox. Ora, Linux não é Linux? O ambiente gráfico me tiraria a oportunidade de usar o navegador FF???

Para um iniciante como eu, algumas coisas ainda são tão 'estranhas'!...  ;D

pinduvoz

Se vc usar o aptitude não será removido o OpenOffice, até porque ele vem no Kubuntu.

O Kubuntu puro usa o Konqueror como navegador web e o Adept como gerenciador de pacotes, mas nada impede que vc instale também o Firefox e o Synaptic, como eu disse.

O problema (não tão grave) é que o KDE é baseado em QT e o Gnome em GTK, daí porque "misturando os dois" o sistema fica mais pesado, pois precisa carregar os dois "motores".

Muita gente usa o KDE com programas GTK. E muita gente usa o Gnome com programas QT, tais como o K3B, excepcional gravador de CD/DVD, e o Amarok, um player de áudio muito melhor do que o Rhythmbox.

glauco.s

Mas veja trechos do que ele me alerta:

The following packages will be automatically REMOVED:
  openoffice.org-base openoffice.org-calc openoffice.org-core01
  openoffice.org-core02 openoffice.org-core03 openoffice.org-core03u
  openoffice.org-core04 openoffice.org-core04u openoffice.org-core05
  openoffice.org-core05u openoffice.org-core06 openoffice.org-core07
  openoffice.org-core08 openoffice.org-core09 openoffice.org-core10
  openoffice.org-debian-menus openoffice.org-draw openoffice.org-emailmerge
  openoffice.org-gnome-integration openoffice.org-graphicfilter
  openoffice.org-headless openoffice.org-impress openoffice.org-javafilter
  openoffice.org-kde-integration openoffice.org-pyuno
  openoffice.org-testtool openoffice.org-xsltfilter

==========

Minha dúvida: se ele vai remover ou atualizar o OpenOffice, como é que eu vou usar o o se ou quando eu voltar ao Gnome? Não pensei que um software pudesse estar ligado a um ambiente gráfico.

pinduvoz

Amigo, não tive esse problema quando instalei o KDE no Ubuntu, na versão 6.06-LTS.

Talvez isso ocorra agora porque a versão 7.10 (é a sua? eu não usei essa!) está usando o Koffice, o pacote "office" do projeto KDE.

Se o openoffice for removido, vc sempre vai poder instala-lo novamente com o comando:

sudo aptitute install openoffice.org

A única coisa chata é que o download do openoffice é de uns 40 MB ou mais.

glauco.s

Ah, OK! Obrigado pelas explicações e pela grande paciência.

:)

========

Sabe, o que não consigo entender é o OpenOffice estar ligado a um ou outro... Não dizem que posso ter Gnome e KDE? Mas, se instalo KDE, ele me alerta que vai remover o o. Que eu poderei usar no KDE. Mas ao voltar ao Gnome, não sei se poderei usá-lo. Estranho... Entendo, assim, que há o para KDE e o para Gnome.

pinduvoz

Só mais uma coisa. Veja o link abaixo, onde fica claro que, no Dapper (6.06), o openoffice faz parte do Kubuntu.

http://www.kubuntu-br.org/node/6

glauco.s

Em

https://help.ubuntu.com/community/InstallingKDE

eu achei o seguinte:

===========
(i) kubuntu-desktop -- This is the recommended metapackage to install; the full Kubuntu installation, with all the Kubuntu recommended packages. This includes OpenOffice, Kontact, Konversation, amaroK, K3B, and others.
===========

Significa então que ele faz parte mesmo. (E sim, eu uso o U7.10.)

Mas fica a dúvida antes de eu instalar e fazer uma possível besteira: a instalação acusa que vai remover o meu o. Para colocar uma 'adequada' ao KDE. Mas e quando eu logar para Gnome? Como que eu vou usar o o? O o só estará então disponível pelo KDE? É isso?

Talvez então seja melhor eu instalar um destes dois:

=============
(ii) kde -- This will install the following KDE packages: kde-amusements, kdeaccessibility, kdeaddons, kdeadmin, kdeartwork, kdegraphics, kdemultimedia, kdenetwork, kdepim, kdesdk, kdeutils, kdewebdev, kdevelop3 and the kde-core metapackage (see details below).

(iii) kde-core --- This will install the core -- the bare-minimum required-- of KDE. That is, kdebase, kdelibs, arts and fontconfig.
=============

[editando/complementando esta mensagem...]

Achei esta página, muito boa, com print screens:

http://www.debianadmin.com/install-kde-desktop-in-ubuntu.html

Também me ajudou muito, por isso fica a dica a quem estiver com as mesmas dúvidas.

Só não vou instalar agora porque ainda não entendo essa história do OpenOffice. Se a instalação do KDE quer remover o o para instalar de novo, que versão vai ser essa? E vai funcionar no Gnome? Não entendi isso, não!...

pinduvoz

Eu estou usando o hardy Heron (8.04), ainda em beta.

Testei aqui, marcando pelo Synaptic o pacote "kubuntu-desktop" para instalação e não houve notícia de remoção do openoffice.

Talvez vc tenha essa notícia por conta da remoção do pacote "ubuntu-desktop", muito comum quando se "customiza" o Ubuntu.

Tente o seguinte:

a) instale o pacote "ubuntu-desktop" pelo Synaptic, se já não estiver instalado (confirme);

b) instale o pacote "kubuntu-desktop" pelo aptitude e via terminal, já que apenas o aptitude irá remover tudo que for instalado caso vc não goste do KDE.

Até.

Respondendo:

a) instalando o KDE, os programas do Gnome ficam disponíveis nele e vice-versa;

b) a versão do openoffice vai ser a mesma que vc tinha, já que as versões de programas são iguais para versões iguais do Ubuntu e do Kubuntu;

c) vc pode usar os dois, Gnome e KDE, mas um de cada vez, escolhendo sua sessão via GDM ou KDM, a famosa "tela de login";

d) não é "normal" a desinstalação do openoffice pela instalação do pacote "kubuntu-desktop". Tente a sugestão que eu dei e veja se resolve.

glauco.s

pinduvoz: obrigado pelas dicas!  :)

Já instalei e está tudo certo, graças à sua ajuda.

Gostei muito do KDE. Bastante 'perfumaria' nele, mas achei mais fácil administrar o sistema, considerando que sou novato. E o hardware suporta muito bem as configurações dele no máximo. Nem sinto queda em desempenho.

O único porém do processo foi voltar o meu OpenOffice para a versão 2.3. Que chatice, isso. Vou atualizar de novo para 2.4.

pinduvoz

Está explicado.

Vc tinha instalado o OpenOffice 2.4 localmente e por isso a instalação do pacote kubuntu-desktop indicava a remoção.

glauco.s

Mas eu, em minha modesta opinião de iniciante, não entendo isso.

Ao instalar o KDE, já deveria ter vindo o OpenOffice mais recente, certo? Da mesma forma que nem o próprio KDE veio atualizado... Há outra versão mais nova.

Não entendo... Há muito atraso.

Aliás, estou, agora mesmo, reinstalando o OpenOffice 2.4.

pinduvoz

É fácil de entender.

O padrão do Ubuntu 7.10 é a versão 2.3.x do OpenOffice. A 2.4 só veio agora, no Ubuntu 8.4.

O KDE mais novo é o 4.x.x, que ainda é meio "instável" e por isso não será padrão nem do Ubuntu 8.4, onde poderá ser instalado através de pacotes mantidos pela comunidade e não pela Canonical (não oficiais, portanto).

Nada impede que vc modifique a versão de um pacote ou programa, instalando-o "localmente". Mas quando o Synaptic instala um meta-pacote como o "kubuntu-desktop", que se refere à vários pacotes que, juntos, formam o ambiente KDE do Kubuntu, é possível que essas alterações locais sejam desfeitas.

Até.

glauco.s

Entendi.

Mas ainda há a questão do Firefox. Há as atualizações críticas. Difícil esperar a 'vontade' deles para ter o meu atualizado... Então, prefiro eu mesmo fazer.

Mas agora faz sentido. Obrigado pela explicação.