PCs industriais com o Ubuntu!

Iniciado por galactus, 10 de Abril de 2008, 12:26

tópico anterior - próximo tópico

galactus

Notícia completa com Fotos e vários Links sobre vários ítens da reportagem no Guia do Hardware:

http://www.guiadohardware.net/noticias/2008-04/47FDFB26.html

CitarAutor original: LinuxDevices.com

Publicado originalmente no: http://www.linuxdevices.com/

Tradução: Roberto Bechtlufft

A Ampro anunciou que, a partir deste mês, começará a distribuir um derivado do Ubuntu com seus computadores SBC x86. Os SBC, ou Single Board Computers, são modelos de placa única, muito usados em sistemas embarcados. A empresa informou que o "Ampro Embedded Linux" (AEL) alia o kernel Linux comum ou o kernel de tempo real ao sistema de arquivos do Ubuntu 7.10, e sugere que isso trará a seus clientes as vantagens um sistema operacional bem testado e desenvolvido.

A Ampro vai distribuir o AEL em um DVD, que passará a acompanhar seus produtos. Dentre eles, os modelos de alta resistência (conhecidos como "rugged" e "extra rugged") de suas placas e PCs x86 industriais, baseados no AMD Geode e em processadores Intel. Também há planos para produtos baseados na nova arquitetura econômica lpia, da Intel, também conhecida como Atom Centrino (antes chamada de "Menlow"), já que o suporte à lpia foi citada como a principal razão para a escolha do Ubuntu.

A Ampro pretende debutar o AEL semana que vem na Conferência de Sistemas Embarcados (a ESC), em um equipamento com touchscreen chamado "ReadyPanel", especial para veículos (ver foto acima). O AEL em exibição na ESC usará o gerenciador de janelas Fluxbox, o Hilden Application Framework (que ganhou fama por seu uso no projeto de desenvolvimento de software para o Maemo, da Nokia) e um browser da família Mozilla. A Ampro afirma que o sistema vai dar boot pelo GRUB e exibir um desktop semelhante ao que vemos nas fotos abaixo, tiradas do site do Moblin.org.

Por quê o Ubuntu?

Há tempos as distribuições Linux são um popular ponto de partida no desenvolvimento para dispositivos diversos, já que seu software é melhor testado que o código-fonte puro. O Ubuntu é provavelmente a distribuição Linux mais popular do mundo, o que talvez faça dele a distribuição mais testada de todas, de acordo com a Lei de Linus. Uma outra vantagem é a familiaridade que se obtém com o uso a mesma distribuição na plataforma de desenvolvimento e no sistema final. A Ampro, por sua vez, disse ter escolhido o Ubuntu por haver versões para servidores e desktops, uma comunidade global de suporte, diversos ambientes gráficos a escolher, drivers livres e proprietários, milhares de programas e suporte aos novos Atom Centrino da Intel.

A popularidade do Ubuntu entre os desenvolvedores de equipamentos disparou nos últimos dois anos. Os resultados preliminares da pesquisa de opinião de 2008 do LinuxDevices.com indicam que o Ubuntu já está em quarto lugar na preferência, perdendo apenas para uClinux, Debian e para o kernel.org, sendo que 8,2% dos pesquisados usaram o Ubuntu embarcado nos últimos dois anos, e quase 10% pretendem fazer o mesmo nos próximos dois anos. Henry Kingman, editor do site, declarou que "esse crescimento rápido na curva de adoção do Ubuntu é ainda mais notável quando consideramos que este é apenas o segundo ano do Ubuntu em nossa pesquisa."

Alem disso, é possível que a Canonical, empresa responsável pelo Ubuntu, passe a oferecer suporte ao Ubuntu Mobile and Embedded (UME), um derivado da distribuição lançado no final de 2007, junto com o Ubuntu 7.10, com foco em sistemas embarcados. O fundador da Canonical e do Ubuntu, Mark Shuttleworth, recentemente fez previsões sobre o domínio do Linux em dispositivos, e o UME está bastante envolvido com projeto Moblin , patrocinado pela Intel.

Mais sobre o AEL

A princípio, o AEL será baseado no Ubuntu 7.10, ou "Gutsy Gibbon." Mas, de acordo com a empresa, ele logo será trocado para a linha 8.xx LTS, com suporte estendido, com lançamento previsto para junho.

O AEL trará tanto o kernel comum quanto o de tempo real, e eles serão compilados a partir dos fontes do kernel 2.6.22. Serão duas modalidades de instalação: na primeira, mais leve e econômica nos recursos, estarão presentes aproximadamente 700 pacotes do Ubuntu. A segunda consiste em uma instalação mais ou menos padrão do Ubuntu. As duas versões podem baixar pacotes binários e fontes dos repositórios do Ubuntu e/ou do Debian, com o gerenciador de pacotes APT. De acordo com o FAQ da Ampro sobre o AEL, se o squashfs for usado para que o /usr/ e outros componentes maiores do sistema de arquivos sejam montados como dispositivos loopback, a versão mais leve do AEL poderá ser armazenado em 1GB.

A versão mais leve do AEL inclui:

* Gerenciamento de pacotes pelo apt-get

* X Window System, do projeto Xorg

* Interface gráfica do Ubuntu Mobile/Embedded (também usado pelo projeto moblin.org da Intel)

* Navegador de internet de baixo consumo de recursos, baseado no Mozilla Firefox

* Suporte a ssh e sshd

* "Os daemons e ferramentas mais comuns do Unix"

* Instalação automática de drivers do kernel para dispositivos PCI (udev)

* USB Hotplug (udev)

* sox (incluindo o comando play) para testes com áudio

O CTO da Ampro, Rick Lehrbaum, afirmou que "a Ampro é a primeira fabricante de SBCs do setor de embarcados a dar suporte a todos os seus produtos com um Linux embarcado derivado do Ubuntu, o Linux mais popular da atualidade."

Uma informação adicional: o CTO da Ampro, Rick Lehrbaum, também é fundador do LinuxDevices e do grupo DeviceForge, da Ziff Davis Enterprise. Ele voltou à Ampro em janeiro, um pouco antes da compra da Ampro pela Adlink Technology.

Créditos a LinuxDevices.com - http://www.linuxdevices.com/

Tradução por Roberto Bechtlufft <robertobech at gmail.com>

BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

samuelbh

Comprei um PC dito "industrial" esta semana. Ainda não chegou, mas vi relatos que le vem com o Ubuntu. Quando o mesmo chegar matarei a curiosidade de todos (e principalmente minha).

_____Editado_______

Agora vi a matéria melhor. O PC comprei não é "industrial", mas é montado em uma indústria...rsrs
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Junior_Sampa

Citação de: samuelbh online 11 de Abril de 2008, 10:00
Comprei um PC dito "industrial" esta semana. Ainda não chegou, mas vi relatos que le vem com o Ubuntu. Quando o mesmo chegar matarei a curiosidade de todos (e principalmente minha).

_____Editado_______

Agora vi a matéria melhor. O PC comprei não é "industrial", mas é montado em uma indústria...rsrs

Samuel,

Verifiquei o PC que você comprou na Fnac e este me interessou para comprar para meu pai (o dele um PIII 800 deu pau no HD esta semana e não vemos vantagem em insistir nele).

Gostaria que você me dissesse quais os fatores que o  levaram a decidir por este modelo em relação a um Celeron do exemplo abaixo na mesma faixa de preços...

http://www.extra.com.br/DetalheProduto.aspx?codProduto=5413584&categoryPath=&codCategoria=CatInformaticaComputadores&fid=2|1&abzClause=

ou

http://www.extra.com.br/DetalheProduto.aspx?codProduto=5532162&categoryPath=&codCategoria=CatInformaticaComputadores&fid=2|1&abzClause=

Obrigado!
Abrs.
Junior

alexcosta67

O que me deixa P* da vida com essas lojas é que elas não informam marca, modelo e especificações da placa mãe, um ítem fundamental em um computador.

kakita

não tenho problemas problemas com isso pois nunca compro computadores industriais
aqui em portugal muita gente prefere comprar as peças e depois monta em casa, aqui somos melhores a hardware do que a software
eu gosto muitos dos 2, por mim trabalhava a fazer drivers para hardware, parece ser um trabalho interessante

Oni-BR-

Citação de: kakita online 11 de Abril de 2008, 17:39
não tenho problemas problemas com isso pois nunca compro computadores industriais
aqui em portugal muita gente prefere comprar as peças e depois monta em casa, aqui somos melhores a hardware do que a software
eu gosto muitos dos 2, por mim trabalhava a fazer drivers para hardware, parece ser um trabalho interessante

não é só ai em Portugal que isso acontece não....é só dar uma olhada na rua Santa Ifigenia em São Paulo...aliás acho que o dito mercado cinza ainda é maior que o "legal" né...
Ubuntu 8.10 Recém Instalado!!!!

kErNeL_sCrIpT

Ótima notícia! :D
Uma das coisas que ajudam o Linux a crescer: Mais suporte dos fabricantes de Hardware.
Mais uma pro nosso lado ;D

samuelbh

Citação de: Junior_Sampa online 11 de Abril de 2008, 11:32
Citação de: samuelbh online 11 de Abril de 2008, 10:00

_____Editado_______

Samuel,

Verifiquei o PC que você comprou na Fnac e este me interessou para comprar para meu pai (o dele um PIII 800 deu pau no HD esta semana e não vemos vantagem em insistir nele).

Gostaria que você me dissesse quais os fatores que o  levaram a decidir por este modelo em relação a um Celeron do exemplo abaixo na mesma faixa de preços...

http://www.extra.com.br/DetalheProduto.aspx?codProduto=5413584&categoryPath=&codCategoria=CatInformaticaComputadores&fid=2|1&abzClause=

ou

http://www.extra.com.br/DetalheProduto.aspx?codProduto=5532162&categoryPath=&codCategoria=CatInformaticaComputadores&fid=2|1&abzClause=

Obrigado!
Abrs.
Junior

Olá Júnior! A grande vantagem desse PC está na placa-mãe, que possui vídeo integrado ATI. Hoje a noite devon instalar os drivers corretos no Ubuntu que pus nele (7.10) já que os drivers que ele instalou automaticamente não tem suporte a aceleração 3D, mas li que o último driver lançado no site da ATI já suporta. Estou baixando através do envy.

Ah, e também ouvi falar que o processador é ótimo para overclock e esquenta pouco.

E antes de comprar o PC, procurei no google pelas características da placa (chipset 690v, suporte a até 16gb de RAM) e achei a placa Gigabyte GA-MA69VM-S2 com o novo vídeo x1200. Quando o PC chegou, verifiquei que é essa mesmo a placa mãe que veio nele. E todo o Hardware é de qualidade (kingston, Samsung, etc).

Um problema: Ele veio com Linux, e por incrível que pareça, o Ubuntu. Mas infelizmente uma versão antiga (6.10). Já instalei a versão 7.10 e hoje terminarei os ajustes quando chegar em casa. Não vi nenhum conflito e todo Hardware foi detectado.

Achei que vale muito a pena, pela configuração, pelo preço e pela possibilidade de upgrade futuro (aceita inclusive o processador Phenom da AMD, de quatro núcleos).
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

postenga

Aqui no nordeste tem uma fabrica de PCs no sul da bahia q se chama Login Inormática, q vende sues computadores com o ubuntu ha um bom tempo. O win é opcional