Dois IP's fixos na mesma placa de Rede [Resolvido]

Iniciado por Riverfount, 12 de Julho de 2008, 08:58

tópico anterior - próximo tópico

Riverfount

Olá Pessoal,

Tenho um Notebook Acer Aspire 3620. Estou com o Ubuntu 8.04 e tudo funcionando direitinho.

Minha dúvida se dá pelo seguinte: tenho a rede de casa, onde acesso a internet (ainda por cabos, pois não tenho um roteador wireless) e, por ela, o meu IP é 192.168.0.5 (pois o note é a quinta máquina de minha rede doméstica). Ok! Está funcionando direitinho. Contudo, também acesso a internet pela rede da faculdade onde faço mestrado, lá meu IP é outro. Quando rodava o Windows ele fornecia a condição de deixar as duas configurações na placa, dependendo da rede que eu estava era resolvido automaticamente por qual endereço ocorria a comunicação. É isso que não consegui fazer no meu Ubuntu. É possível isso? O que tenho feito, sempre, é a configuração manual utilizando-me dos IP's correspondentes (inclusive dos servidores DNS etc...).

Bem, se houver algo que possa ser feito para automatizar essa configuração eu agradeceria a ajuda.

Att.

Vicente Marçal

P.S.: Eu fiz uma pesquisa pelo forum e não encontrei nada a respeito (bem, eu procurei por 'IP Fixo' e "Dois IP's na mesma placa" esses tópicos não me retornaram nada!
Vicente E. R. Marçal

Felix

você pode configurar quantos ip's forem necessários na placa de rede pelo comando ifconfig, algo mais ou menos assim:

ifconfig eth0 192.168.0.5 netmask 255.255.255.0 up (esse é o da sua casa pelo que você disse)
ifconfig eth0:1 192.168.1.5 netmask 255.255.255.0 up (uma outra rede qualquer)
ifconfig eth0:2 172.31.4.135 netmask 255.255.255.192 up (mais uma)

e assim em diante, note que criamos vários atalhos para ips na mesma placa de rede com o parâmetro "eth0:X"

claro que nisso os gateways vão mudar também, mas nada muito difícil.

Riverfount

Olá Felix,

Acabei não testando sua proposta de solução, principalmente pq minha dúvida ficou em como referenciar o gateway para cada conexão.

Contudo, experimentando o configurador manual (em modo gráfico) acabei descobrindo o óbvio (é sempre assim, o que é óbvio nem sempre é 'visto' com facilidade heheh). No configurador manual tem uma opção de salvar a atual configuração de rede dando um nome para ela. Então o que fiz foi: configurei o ip de minha rede doméstica com o gateway e DNS próprios e salvei como 'rede-casa' e, em seguida, fiz a configuração do IP da rede da faculdade com gateway e DNS próprio e salvei como 'rede-faculdade'. Pronto, qdo acessar basta escolher qual das redes estou conectado.

Bem, postei isso tudo aqui para deixar a solução para aqueles que passarem pelo mesmo problema. E mais uma vez, grato por sua atenção Felix!

Abraço a todos.

Vicente Marçal
Vicente E. R. Marçal