Como formato o segundo disco?

Iniciado por Francisco Reis, 31 de Março de 2008, 04:46

tópico anterior - próximo tópico

Francisco Reis

Olá a todos,

Fui utilizador Microsoft Windows muito anos, até que à coisa de um ano passei para o Ubuntu e nunca tive problemas, até ontem :-\ e preciso de ajuda para "descalçar esta bota"!

Ainda no tempo em que tinha o Windows XP instalado, comprei um segundo disco, ora assim, fiquei com o C: para o sistema operativo e coisas do dia a dia e tinha o D: para guardar ficheiros importantes.

Quando experimentei o Ubuntu, instalei-o no primeiro disco e como ele reconhecia o outro também, deixando-me aceder, criar e apagar... maravilha, continuei a trabalhar como até então.

Ontem tive a infeliz ideia de experimentar o Caixa Mágica, com um cd que não era live cd... como estava curioso pensei: que se lixe instalo isto só para ver como é e depois torno a instalar o ubuntu.

Nesse momento começou o meu terror, não sei explicar como, aquilo deu um erro (talvez eu me tenha enganado), e dei por mim com tudo engatado, ao tentar instalar novamente o Ubuntu, ele instalalou tudo como deve ser até ao fim, mas depois quando ia arrancar dava-me um erro de boot.

Desatei a inventar e quando dei por mim tinha o ubuntu instalado nos dois discos :-\

Bom, perdi algumas coisas importantes, mas o que eu quero saber neste momento é o seguinte:

Eu não quero ter dois sistemas operativos a arrancar... quero voltar ao que tinha, um disco para o sistema operativo e outro para guardar coisas importantes... só que não faço ideia como consigo formatar o segundo disco!!

Alguém me ajuda com uma dica please?

Evaristo

Francisco,

penso eu que você deveria inicializar por aquele so que vai ficar em seu primeiro hd, e através desse formatar aquele que você quer e depois editar o grub (sobre isso, há diversos tópicos no forum).

Acho que seria isso.

Bem vindo ao forum.

Abs.

Odin

Bom, se o sistema operativo arranca, é porque o GRUB funciona e o que é preciso é descobrir em que disco está instalado. Depois disso, pode-se formatar o outro e reservá-lo para os dados.

Francisco Reis

Olá a todos.

Utilizei o gparted e neste momento tenho o disco principal com o Ubuntu e o outro está em fat32.

Porquê?

Por ignorancia minha!!

;D

Não estava a conseguir que o 2º disco fosse reconhecido, fui por tentativas e quando tentei o formafo fat32 ficou bom... de qualquer das formas se alguém tiver uma sugestão melhor por favor diga-me... mas já agora, que o diga tendo em mente que sou um iniciante em Linux...

Cumprimentos.
Francisco.