Governo Veta De Vez Uso Do Sistema Operacional Windows No PC Popular!

Iniciado por galactus, 15 de Julho de 2006, 09:14

tópico anterior - próximo tópico

galactus

Publicado por brain em Sex, 2006-07-14 22:52.

"Secretário de política de informática, Augusto Gadelha, disse que fabricantes receberão comunicado na próxima semana. Os fabricantes de equipamentos que integram o programa de inclusão digital Computador para Todos receberão, até o final da semana que vem, comunicado emitido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) que veta, de vez, o uso de sistemas operacionais proprietários e de código aberto, no modelo "dual boot", em suas máquinas.

Em encontro com a imprensa nesta sexta-feira (14/07) em São Paulo, o secretário de política de informática do MCT, Augusto Gadelha, destacou que o comunicado já foi redigido e esclarece que as empresas não poderão incorporar nenhum aplicativo de código proprietário além dos 26 softwares abertos já previstos no programa. "A circular esclarecerá que não está autorizado o uso de sistemas de código fechado", enfatizou." A nota foi enviada por Mano, que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Discussão no governo ainda não acabou: "Desde o início de junho a fabricante Epcom Eletrônica – credenciada no programa – já vende a 1.399 reais um computador com dois sistemas operacionais (dual boot), uma distribuição Linux (Metasys) e o sistema operacional Windows Starter Edition, da Microsoft. De acordo com Gadelha, o fabricante que já tiver colocado no mercado computadores com dual boot e que utilizam os benefícios de financiamento do programa Computador para Todos não poderá prosseguir com as vendas. "O documento explicará que não poderão mais ser vendidos computadores pertencentes ao programa com o dual boot", complementou.

O secretário do MCT, no entanto, disse que a circular não encerra a discussão sobre a questão no governo federal e chegou a inclusive questionar a proibição. "Proibição [do dual boot] pura e simples pode até trazer impacto negativo na aceitação dos compradores", disse."

Fonte: Br-Linux

http://br-linux.org/linux/governo_veta_de_vez_uso_do_sistema_operacional_windows_no_pc_popular
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

galactus

Infelizmente o que não dá para vetar é o povo comprar esse PC Popular por ser mais barato e depois enfiar o XP Pirated Edition.

Eu mesmo já fui testemunha ocular disso, meu cunhado comprou um Amazon PC e depois formatou o Kurumin para colocar o XP Pirata.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

usifoto

Esses PCs populares tem hardware "adequado" para rodar o Ubuntu?

Se forem compatíveis, vou levar um papo com os vendedores das lojas daqui... ::)

Perícope

A atitude do governo é louvável. No entanto, sozinha, ela pouco pode fazer contra a cultura maicrosófitica dos consumidores e dos "especialistas" em informática por aí. Sempre haverá um amigo ou um técnico que instalará o rw nessas máquinas.

Também é curioso notar a atitude suicida da M$ para combater o softare livre/linux: como conseguem baixar tanto o preço de seu sistema ocasional para colocar num pc popular? Devem trabalhar com um lucro ínfimo, se é que tem algum, só para manter o povo sob a escravidão dos sistemas proprietários.
Usuário Linux n. 414104 - Usuário Ubuntu n. 3048
| Não tenha pressa: pesquise no fórum primeiro! |

gaijin

Citação de: usifoto online 15 de Julho de 2006, 11:04
Esses PCs populares tem hardware "adequado" para rodar o Ubuntu?

Se forem compatíveis, vou levar um papo com os vendedores das lojas daqui... ::)

Depende da configuração, elas não são todas iguais. Mas acho que um Xubuntu ia bem nesses computadores populares.
"Conhece-te a ti mesmo." Oráculo de Delfos

Como proceder quando tenho uma dúvida? (7 passos) http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=8212.0

daskrs

Citar
Também é curioso notar a atitude suicida da M$ para combater o softare livre/linux: como conseguem baixar tanto o preço de seu sistema ocasional para colocar num pc popular? Devem trabalhar com um lucro ínfimo, se é que tem algum, só para manter o povo sob a escravidão dos sistemas proprietários.
Tu já viu que o Bill gates saiu da M$ né.. então boa a coisa ñ deve ta! Fora o tão difamado windows Vista.
enquanto o linux ganha cada vez mais força o windows ta parado no tempo.

Mas essa medida do governo ralmenteé louvavel. pena que ela acaba sendo um pouco inutil!
mas pelomenos os novos usuarios acabam esperimentando o linux uma vez na vida!

juliocesar

- A noticia é muito boa, mas como foi comentado não impede o povo de comprar e depois trocar. Eu estive lendo a Easy LInux e vi que as distribuições não são 100% compativeis com o Hardware. Lembrando que no Brasil a conexão discada dominada um segmento grande, e este segmento é também responsavel pela maioria das aquisições do PC popular, então já temos um grande desagrado.

- A Easy LInux faz algumas comperações e a versão com melhor desempenho, ainda esta configurada com o Open Office 1.2 e é a Conectiva 10.1 uma distro já reformulada. A configuração de 128 RAM da maioria dos PCs também não ajuda no desempenho. Alem de falta de suporte ou o suporte despreparado. Conheço tecnos que nada sabem de Linux e que vão a fundo com o conselho de instalar o microsoft pirate edtion XP.

A verdade é que o consumidor esta sem suporte. A maioria dos provedores não fornece suporte a Linux.

Alem de proibir o WXP nos PCs, o governo deveria fazer um levantamento das possibilidades de mudança e atualizaçao do projeto, de modo que ele nao fique apenas jogado em cima de valores monetarios.
Júlio César
Gestão e Governança de TI
www.tecnocracia.eti.br