No License server available no Tsclient do Linux

Iniciado por raidicar, 05 de Abril de 2008, 15:55

tópico anterior - próximo tópico

raidicar

Boa Tarde.

Meu problema é: Ao tentar me conectar em um servidor windows (2000 ou 2003), recebo a mensagem No License server available.
Não consigo resolver esse problema no Linux, Utilizo o Ubuntu 710.

Isso ocorre vez ou outra quando tento acessar pelo TS do Windows, mas tenho a solução.
Em Local Machine/Software/Microsoft/MSLicensing da maquina cliente, basta remover as pastas HardwareID e Store.
Ao fazer um novo acesso ele recria as pastas e pronto, o acesso se estabiliza.

Mas como só utilizo o Windows Emulado pelo Qemu, é horrivel manter uma VM só por causa disso.

Alguém sabe como resolver esse problema que ocorre, acredito que tenha um arquivo que posso editar pelo VI, mas não sei qual.
Se alg souber, agradeço, pois manteria o original salvo em outro lugar e, quando o problema viesse a ocorrer, um cp resolveria.

Grato.

Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

raidicar

Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !

pedrotf

Mude o protocolo para RDPv5.

Poste o resultado.

raidicar

Já tentei, o resultado é o mesmo, utilizando o protocolo rdp ou rdp5.
verifiquei praticamente todos os arquivos relacionado ao tsclient, fiz alterações em diversos deles, mas não obtive exito.
Então, removi o Tsclient e tudo o que se relacionava a ele, instalei novamente e nada.
Com isso, ficou eliminado a possibilidade da solução estar em algum arquivo do Tsclient.
Depois, baixei e e instalei o rdesktop, executo-o pela linha de comando indicando o ip do servidor, e ele retorna o mesmo erro.
Dai, cheguei a conclusão de que não se trata dos clientes, nem de seus arquivos, se trata mesmo do Linux. Mais precisamente, de onde ele armazena informações sobre as licenças.
Estou, exatamente nesse ponto, vou partir para outra linha, que seria o protocolo rdp e rdp5.
Minha estrutura é:
Me conecto em 10 servidores windows (2000 e 2003) utilizando o tsclient ou rdesktop no linux Ubuntu 7.10.
Um desses servidores retorna essa msg "No License server available" ao tentar me conectar.
Os outros nove vão que é uma beleza.
Esse unico servidor, que me retorna essa mensagem, permite que eu me conecte de outras maquinas (linux e windows)
Se eu formatar e instalar essa minha maquina atual, vou me conectar sem problemas.
Isso constata que a solução para esse problema esta nesse Sistema Operacional atual (Ubuntu 7.10).
Se eu instalo uma maquina virtual nesse ubuntu, com qualquer que seja o sistema operacional nela, a conexão funciona perfeitamente.

O detalhe é que a mensagem No License server available é comum, ocorre aleatóriamente quando o numero de clientes e conexão é muito alto, sendo o micro cliente linux ou windows.
Quando ocorre essa msg na maquina cliente, a mesma nunca mais volta a acessar o mesmo servidor, ele recebe essa msg eternamente.
Friso que, obviamente, não se trata de ip, mac address, nome da maquina ou algo do tipo
No cliente Windows98/XP, quando ocorre, acesso  o registro e apago duas pastas que estão dentro de LocalMachine/Software/Microsoft/MSlicensing e resolveu-se o problema, o cliente 98...XP volta a se conectar sem erro, ao conectar, o que eu deletei no registro é recriado.
Obviamente, o regedit não funciona no linux, mas a partir dai, sei que se trata de algum valor que precisa ser apagado ou substituido em algum arquivo.
Tenho 250 micros em situação irregular pois não tem windows original, a unica coisa que me obriga a utilizar o windows é o acesso via terminal service, se eu resolver esse problema, a rede toda vai ser linux, se eu não resolver, teremos de comprar licenças para essas maquinas e deixar o nosso amigo bill gates rindo a toa.
São 250 micros se conectando e, aleatóriamente um é barrado.

raidicar

Ok, não encontrei nada relacionado.
Se alg tiver uma idéia, qq uma, agradeço.