Programa equivalente ao Visual Basic .NET 2008 em Linux

Iniciado por shadowrsm, 25 de Março de 2008, 16:36

tópico anterior - próximo tópico

shadowrsm

Boa tarde á todos,
eu sou usuário Windows por pura questão de programa de programação, ou seja, eu desenvolvo aplicativos para a plataforma Windows utilizando o Visual Basic .NET 2008, dá qual já tenho conhecimento desta linguagem, então vendo o Linux Ubuntu eu gostaria de saber se existe um aplicativo equivalente em Linux com os mesmo conceitos e linguagem para Linux!

Pois minha vontade é migrar para a plataforma Linux e adotar Ubuntu como sistema operacional, mas preciso de uma ferramenta poderosa como o Visual Basic .NET para esta plataforma!

Alguém poderia me ajudar com este problema, pois a única coisa que me impede de mudar de sistema é a minha ferramenta de trabalho, ou seja, o Visual Basic .NET!

Grato,
Renato.
"A amizade duplica as alegrias e divide as tristezas".

pinduvoz

:: Linux Registered User nº 439378 ::

shadowrsm

Olá amigo, eu dei uma olhada no MONO á qual você me aconselhou!
Eu sinceramente percebi que a linguagem é diferente da qual ultimamente utilizo.

Mas peço desculpa ao pessoal do fórum, pois pesquisando no mesmo, pude encontrar um assunto de igual teor, só que comentando sobre um tal de GAMBAS, então para quem puder me ajudar, peço que comentem referente á este GAMBAS, pois pretendo instalar um Ubuntu e uma linguagem de programação para que eu possa iniciar neste fascinante mundo Linux  ;D

Grato,
Renato.
"A amizade duplica as alegrias e divide as tristezas".

ricardofantin

O problema do Mono é que ele esta sempre um passo atrás. Se você fizer seu programa em Visual Basic 2005 provavelmente vai conseguir rodar no Mono. O mono já suporta ASP.NET também.
Problemas do Mono:
Se você usar as funcionalidades do Visual Studio você só consegue usar o MS SQL Server. Usando ele para migrar para o PostGresql da uma dor de cabeça, leia o para portar uma aplicação web que usa o MS SQL http://www.mono-project.com/Guide:_Porting_ASP.NET_Applications . O mono é só para migração, não tem nada comparado com o Visual Studio ainda.

"Eu sinceramente percebi que a linguagem é diferente da qual ultimamente utilizo."
Você provavelmente estava falando do C#, mas quando compila C# ou Visual Basic da no mesmo. Vira tudo Intermediary Language, você pode continuar usando o Visual Basic.NET com o Mono.

Se você quiser ajuda em português não use o fórum do monobrasil, use a lista de discução (lá tem o criador do mbas, um compilador de Visual Basic.NET, o cara é fera)
http://listas.cipsga.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/mono-brasil