partições no ubuntu

Iniciado por TR, 31 de Março de 2008, 14:11

tópico anterior - próximo tópico

TR

bom eu tenho 3 partições aqui uma ntfs e duas de linux sendo que uma tem o ubuntu e a outra tem nada mas não consigo gravar nada nela, a unica coisa que tem nela é uma pasta chamada lost e found alguem pdoeria me ajudar para eu pdoer colocar pastas nela ja que não consigo grav ar nada nela?

clcampos

TR em um fórum não basta dizer que tem um problema, deve detalhar ao máximo seu ambiente e até mesmo o erro, caso contrário é impossível ajudar.

Comece falando qual é o seu sistema, qual é a formatação desta partição. Poderia também colocar aqui o conteúdo do arquivo /etc/fstab, e o resultado dos comandos abaixo:

blkid

sudo fdisk -l

Estes últimos dois comandos devem ser executados no terminal (Aplicações > Acessórios > Terminal).

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

TR

desculpa colega foi a agonia..
veja
eu quando instalei o ubuntu eu dividi o hd em 3 partes um instalei windows e as outras duas eu fiz uma extenção no formato ext3 essa partição que eu criei no formato ext estendida eu não consigo gravar nada nela gostaria de formatar ou mudar o formato de sua extenção para pode-la usar tambem.

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sda1   *           1        3824    30716248+   7  HPFS ou NTFS
/dev/sda2            3825        5648    14651280   83  Linux
/dev/sda3            9602        9729     1028160   82  Linux swap / Solaris
/dev/sda4            5649        9601    31752472+  83  Linux

é a ultima partição sda4 que não consigo gravar nada nela.
pode me ajudar

clcampos

Aguardo todas as informações solicitadas.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

TR

colega veja ae em cima ta listado minhas partições a que tem sd4 eu não consigo gravar nada nela ela da um erro falando que não sou root para mexer nela, gostaria de saber como eu poderia deixar ela automatica para gravar arquivos nela ou transformar esta partição em ntfs.

clcampos

Eu sei o que você quer, mas parece que não leu todo meu texto, porque é você que não sabe o que estou pedindo para ajudá-lo.

Para isto vou colocar o texto abaixo novamente, e vou deixar em destaque tudo que eu pedi, assim epero que eu possa te ajudar.

Citação de: clcampos online 31 de Março de 2008, 20:27
TR em um fórum não basta dizer que tem um problema, deve detalhar ao máximo seu ambiente e até mesmo o erro, caso contrário é impossível ajudar.

Comece falando qual é o seu sistema, qual é a formatação desta partição. Poderia também colocar aqui o conteúdo do arquivo /etc/fstab, e o resultado doS comandoS abaixo:

Citarblkid

Citarsudo fdisk -l

Estes últimos dois comandos devem ser executados no terminal (Aplicações > Acessórios > Terminal).

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

TR

tadeu@tadeu-laptop:~$ blkid
tadeu@tadeu-laptop:~$ sudo fdisk -l
[sudo] password for tadeu:

Disco /dev/sda: 80.0 GB, 80026361856 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 9729 cylinders
Units = cilindros of 16065 * 512 = 8225280 bytes
Disk identifier: 0x00044bf1

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sda1               1        3824    30716248+   7  HPFS ou NTFS
/dev/sda2            3825        5648    14651280   83  Linux
/dev/sda3            9602        9729     1028160   82  Linux swap / Solaris
/dev/sda4            5649        9601    31752472+  83  Linux

Partições lógicas fora da ordem do disco

apareçe isso

clcampos

Cade o conteúdo do arquivo /etc/fstab??

Por curiosidade, qual a versão do Ubuntu que esta usando?
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

TR

to usando 8.04 desdo o primeiro alpha do ieito que venho atualizando ele deve ta beta ja, ta file demais aqui