Serviço tomando 99% do processador

Iniciado por carlosfrancoba, 09 de Fevereiro de 2008, 11:56

tópico anterior - próximo tópico

carlosfrancoba

Depois que eu começei a compartilhar o conteúdo de algumas pastas atraves do servidor SAMBA com outros computadores Windows da rede, meu Sistema Operacional (ubuntu 7.10) está indicando uso de quase 100% do processador.
Não sei bem qual serviço/programa está fazendo isso, mas tenho impressão que é um chamado "trackerd" ou então "tracker-extrackt".
por favor, alguém mais entendido de Redes linux me ajuda aí! Tô até com medo de o processador acabar quebrando por causa desse uso excessivo.

Eu estive pensando q isso pode ser o computador criando uma especie de "hash" para os arquivos compartilhados. Não sei bem o que ocorre. Alguém me ajuda rapidim?

csat

Citação de: carlosfrancoba online 09 de Fevereiro de 2008, 11:56
Depois que eu começei a compartilhar o conteúdo de algumas pastas atraves do servidor SAMBA com outros computadores Windows da rede, meu Sistema Operacional (ubuntu 7.10) está indicando uso de quase 100% do processador.
Não sei bem qual serviço/programa está fazendo isso, mas tenho impressão que é um chamado "trackerd" ou então "tracker-extrackt".
por favor, alguém mais entendido de Redes linux me ajuda aí! Tô até com medo de o processador acabar quebrando por causa desse uso excessivo.

Eu estive pensando q isso pode ser o computador criando uma especie de "hash" para os arquivos compartilhados. Não sei bem o que ocorre. Alguém me ajuda rapidim?

... abusando do computador, né?  Tadinhooooo.... tá precisando de CPU bota um mainframe aí.... ;D
Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Mythus

Citação de: carlosfrancoba online 09 de Fevereiro de 2008, 11:56

Veja com o programa top quem está "comendo" o seu processador.
Digite "top" no terminal
Para sair "q"
Para matar um programa da lista "k", logo em seguida pergunta o sinal para matar o padrão é 15 (terminar, bem educadamente) mas você pode usar o 9 (matar, curto e grosso).

Se tiver curiosidade sobre os sinais de kill digite "kill -l"
Abraços,

wagnerkill

o comando ps lista os processos que estão em execução.

LkS

hahahahah se os processadores quebrassem pelo alto uso, quem usa windows pra jogar teria que troca de pc uma vez por mês ;D
www.thevip.com.br
www.brforum.com.br
www.ubuntuserver.com.br

csat

Citação de: LkS online 13 de Fevereiro de 2008, 23:37
hahahahah se os processadores quebrassem pelo alto uso, quem usa windows pra jogar teria que troca de pc uma vez por mês ;D

Hummm... nem tanto, depois que coloquei um cooler AK-922 no meu processador Core 2 Duo 3.0 GHz posso "brincar" a vontade que nem reclama.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

ozin

to com o mesmo problema, mas ao contrario não estou usando rede samba, na realidade tenho só esse pc aqui.. e pelo monitor de sistema mostra q um tal de "trackerd" é o responsavel pelo processamento excessivo.
alguem sabe q q ele faz? e como parar com a palhaçada dele comer 100% do processamento?
vlw ae povo..

======
acabei de descobrir do q se trata..
Ubuntu Gutsy consumindo muita CPU? Pode ser o Tracker

"Esta semana tive problemas com o Ubuntu Gutsy, o mesmo estava consumindo 99% do meu CPU constantemente. Verificando os processos ativos notei que o culpado era um processo chamado trackerd. Este processo é responsável por indexar os arquivos do HD, emails, etc., tornando as consultas mais rápidas. Sempre que você mover uma quantidade grande de arquivos este processo vai a loucura e começa a consumir todos os recursos da sua máquina, ao menos da minha que não é lá grandes coisas. O pior é quando um novo HD com arquivos é adicionado. Uma possível solução é desabilitar a indexação do Ubuntu, o que, ao menos até agora, não senti falta."
fonte: http://br-linux.org/linux/ubuntu-gutsy-consumindo-muita-cpu-pode-ser-o-tracker

agora só falta "como desabilitar essa opção?", bom, aqui vai a dica q achei em ouuutro lugar..

Se também estiver sofrendo com a indexação do Ubuntu, aí vai a dica:

Basta ir em Sistema -> Preferências -> Preferências de Indexação e desmarcar duas opções da Aba Geral (Habilitar Indexação e Habilitar monitoramento).
Só para ter certeza, também tirei o processo da lista de "Programas iniciais adicionais":
Vá em Sistema -> Preferências -> Sessões e na lista desabilite o item chamado Tracker.

Pronto... Agora sem mais picos de CPU. Para mim vale esperar um pouco mais em um consulta que quase nunca faço...

Abraços!
fonte: http://zecamarada.motivacao.org/2008/01/15/ubuntu-gusty-consumindo-muita-cpu-pode-ser-o-tracker/
Issoae, pra mim aqui resolveu o problema.. tentae e v c dá certo com vcs também..
abraços e espero ter conseguido ajudar..
:D

jamiro

Ozin,

Obrigado. De uma hora para outra o meu computador começar a apresentar o mesmo problema (estranho ???), mas, seguindo sua sugestão, voltou ao normal. Valeu!

Abraços

ozin

Citação de: jamiro online 29 de Março de 2008, 13:17
Ozin,

Obrigado. De uma hora para outra o meu computador começar a apresentar o mesmo problema (estranho ???), mas, seguindo sua sugestão, voltou ao normal. Valeu!

Abraços
q bom..fico feliz em poder ajudar...
O meu também, até agora não voltou a "comer" o processador.. ta tudo 100% aqui.. ;D
abraços