Instaladores independentes de plataforma com o Install Jammer

Iniciado por livio, 26 de Março de 2008, 13:00

tópico anterior - próximo tópico

livio

Outro dia, vagando pela internet nos meus feeds, eu me deparo com algo interessante, Install Jammer.

Trata-se de um gerador de scripts de instalação, semelhante ao installshield, com o diferencial de ser cross-plataform, funciona tanto no MS Windows quanto em qualquer sistema Unix.

Um dos vários recursos do Install Jammer é o suporte a temas, incluindo temas de instaladores famosos, possibilidade de criação de temas e visual nativo para todos os sistemas suportados.

Outro recurso muito útil do Intall Jammer é a criação de desinstaladores durante a instalação.

A maior vantagem de se usar o Install Jammer é a independência da distribuição que o usuário utiliza, diferindo de scripts de instalação convencionais pela possibilidade de instalação gráfica, tornando a instalação de programas mais agradável aos iniciantes e facilitando a vida de desenvolvedores.

Para ver mais dos muitos recursos desta ótima ferramenta, basta acessar o site oficial.

samuelbh

Muito boa iniciativa. Mas seria bom mudar o título do tópico de "distribuição" para plataforma, pois desse jeito parece que você está falando do autopackage.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

livio

Citação de: samuelbh online 26 de Março de 2008, 14:10
Muito boa iniciativa. Mas seria bom mudar o título do tópico de "distribuição" para plataforma, pois desse jeito parece que você está falando do autopackage.

Título editado, obrigado.

kErNeL_sCrIpT

Parece muito bom mesmo, mas não entendi direito o funcionamento. Como funcionaria com o dpkg? Alguém que já usou poderia postar sua experiência por favor? Ou alguém que saiba de mais detalhes sobre esse aplicativo.

livio

Citação de: kErNeL_sCrIpT online 27 de Março de 2008, 01:18
Parece muito bom mesmo, mas não entendi direito o funcionamento. Como funcionaria com o dpkg? Alguém que já usou poderia postar sua experiência por favor? Ou alguém que saiba de mais detalhes sobre esse aplicativo.

Eu acho meio difícil alguém aqui já ter usado o InstallJammer, já que a maioria prefere o sistema de pacotes.

Ao que eu pude perceber, ele funciona da mesma forma que um script de instalação (.bin e .run - os arquivos gerados são .run, se não me engano ), apenas acrescentando uma interface gráfica, aliás, ele faz a mesma coisa que faria no Windows.

Eu não faço idéia de que exista alguma integração com o dpkg, pode haver ou não. Mas sem pânico, o InstallJammer gera scripts de desinstalação gráficos, igualzinho ao que faz no Windows.

Só para exmplificar, o InstallJammer seria o InstallShield multiplataforma, usando a tecnologia NNF (Next->Next->Finish).

A meu ver, esse programa seria bastante útil para a produção de software proprietário e para aqueles que não querem disponibilizar pacotes para várias distros de seus programas.

kErNeL_sCrIpT

Citação de: livio online 27 de Março de 2008, 15:39
Citação de: kErNeL_sCrIpT online 27 de Março de 2008, 01:18

Eu acho meio difícil alguém aqui já ter usado o InstallJammer, já que a maioria prefere o sistema de pacotes.

Ao que eu pude perceber, ele funciona da mesma forma que um script de instalação (.bin e .run - os arquivos gerados são .run, se não me engano ), apenas acrescentando uma interface gráfica, aliás, ele faz a mesma coisa que faria no Windows.

Eu não faço idéia de que exista alguma integração com o dpkg, pode haver ou não. Mas sem pânico, o InstallJammer gera scripts de desinstalação gráficos, igualzinho ao que faz no Windows.

Só para exmplificar, o InstallJammer seria o InstallShield multiplataforma, usando a tecnologia NNF (Next->Next->Finish).

A meu ver, esse programa seria bastante útil para a produção de software proprietário e para aqueles que não querem disponibilizar pacotes para várias distros de seus programas.

Muito obrigado pela explicação livio.
Você apontou pontos positivos e muito bons sobre esse aplicativo, realmente, agora entendo, e espero que ele prospere :)
Seria mais uma excelente opção :)