Não consigo liberar espaço

Iniciado por dsfranca, 17 de Março de 2008, 20:40

tópico anterior - próximo tópico

dsfranca

Olá,
Primeiramente, meu hardrive não esvazia mais. Eu deleto vários arquivos e libero vários gigabytes, porém o Ubuntu continua dizendo que o HD está cheio. Não sei se está relacionado, mas antes de isto acontecer eu vivia com o HD cheio e tinha que fazer uma limpezas. Eu já reiniciei várias vezes e tentei excluir pelo terminal e não obtive nenhum resultado.

O meu segundo problema é que o Evolution não está mais excluindo meus e-mails na lixeira. Este problema é anterior ao primeiro mencionado. Eu já tentei fazer de tudo que é receitado para quem tem este problema na internet mas nunca consigo excluir, simplesmente não acontece nada quando deleto os e-mails.

Agradeceria muito a ajuda de vocês, pois com o computador assim não consigo realizar nem algumas tarefas básicas.

Muito Obrigado

Felix

Estranho... eu também sofro com isso (downloads correndo solto sempre), mas na pasta $HOME existe um diretório oculto .Trash/ (ou seja - Lixeira) que sempre dou uma excluída básica, como tenho ao todo 3 Hd's sempre dou uma fuçada nas 'Lixeiras' correspondentes, mas para tem uma idéia melhor, abra o terminal e digite o comando df -h ele lhe mostra exatamente quanto de cada partição está sendo utilizada, poste aqui o resultado e assim podemos dar mais alguns palpites...

agente100gelo

sudo apt-get clean

Limpa os arquivos baixados para atualização e instalação no sistema.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

dsfranca

Aí vai o resultado do comando df -h:
Sist. Arq.            Tam   Usad Disp  Uso% Montado em
/dev/hda1              36G   35G     0 100% /
varrun                252M   88K  252M   1% /var/run
varlock               252M     0  252M   0% /var/lock
udev                  252M   68K  252M   1% /dev
devshm                252M     0  252M   0% /dev/shm
lrm                   252M   34M  218M  14% /lib/modules/2.6.22-14-generic/volatile
overflow              1,0M   36K  988K   4% /tmp
/dev/hdd               69M   69M     0 100% /media/cdrom0
Referente a sugestão de apagar os arquivos das atualizações e tal, fiz o que ele falou e não obtive nada(o que estou mostrando foi depois de ter digitado aquele comando).
Espero que isso possa ajudar vocês.
Muito obrigado pela atenção.

clcampos

De boot usando o LiveCD, monte a partição raiz (usando o terminal):

mount  /dev/hda1  /mnt

Delete o cache:

sudo   rm   /mnt/var/cache/apt/archives/*

Procure deletar mais alguma coisa da sua raiz (/), que estará montada no diretório /mnt.

Reinicie o sistema usando o Ubuntu instalado e tente liberar mais espaço.

Espero que funcione.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

lueneberg

use este aplicativo... ele vai ted a exatamente aonde esta mais cheio e quais arquivos....

http://www.jgoodies.com/freeware/jdiskreport/

é java,,

java -jar nomedoarquivo....

dsfranca

olá,
Segui a sugestão do Cristiano e meu problema nao foi resolvido, porem não tenho certeza se realmente deu certo o comando. Em relação a idéia do lueneberg, não a coloquei en prática, já que meu problema não é saber onde estão os arquivos pesados e sim por que não consigo liberar espaço. Notei porém umas coisas hoje. Ao ver as propriedades do hd, vi que ele só tem 35.3 gb de espaço total. Já que na verdade ele tem 40gb, ele deveria ter 36gb de espaço, não 35,3. Ao colocar o live cd fiz o mesmo e vi que o live cd dizia que ele tinha 35,9 gb de capacidade. Sabendo que 600 mb foi mais ou menos o que deletei do meu computador sem liberar espaço, e foram subtraídos 600 mb do total, acho que isso é relevante. Também inseri um pen drive e um hd externo, os dois via usb, no Ubuntu. No hd foi impossível mexer nos arquivos, pois o Ubuntu dizia que não tinha autorização, embora no meu outro computador(windows) e no próprio Ubuntu anteriormente este problema nunca ocorreu. Já com o pen-drive foi ainda mais estranho. Primeiro que o computador reconheceu o pendrive como um cd, e quando eu abri para ver os arquivos, só tinha alguns que NÃO aparecem quando coloco no windows nem antigamente no Ubuntu. de novo não pude deletar nem colocar nada lá dentro. Espero que essas informações possam ser úteis e muito obrigado por todas as sugestões.