problemas com Cedilha no gutsy (resolvido)

Iniciado por Nitibailoff, 26 de Outubro de 2007, 05:32

tópico anterior - próximo tópico

Nitibailoff

Olá,
Bom, tive problemas com o cedilha no Feisty e editando alguns arquivos em 3 min resolvia o meu problema de teclado internacional. Os mesmos arquivos estao vindo editados corretamente no Gutsy mas o "cedilha" nao funciona, fica com acento no "C", assim: ćććććććććć
Alguém conseguiu resolver desta vez?

falou

norio

O meu teclado também é internacional. Configurei como U.S. English International e o ç funcionou da seguinte maneira:

aperte a tecla que tem ( " e ' ), ou seja, aspas e acento agudo e depois aperte a tecla da letra c.

Aqui deu certo.

edjen

Oi pessoal !

No meu está assim ...

digita:

sudo gedit /etc/X11/xorg.conf

e vê se está assim:

Section "InputDevice"
    Identifier     "Generic Keyboard"
    Driver         "kbd"
    Option         "CoreKeyboard"
    Option         "XkbRules" "xorg"
    Option         "XkbModel" "pc105"
    Option         "XkbLayout" "us"
    Option      "XkbOptions"   "lv3:ralt_switch"
    Option      "XkbVariant"   "intl"
EndSection

Em Sistema -> Preferências -> Teclado -> Disposições -> Escolher -> Brasilian ABNT2

Em "+Adicionar" colher "Brazil" e selecionar

Espero ter ajudado !!
GNULinux = Asus P5K-E = Intel Q9450 = Quadro 400 = 3 Hd 80Gb Samsung + Hd 500Gb Seagate = 8Gb RAM DDR2 OCZ 1066 mhz

Nitibailoff

Bom, deixa eu explicar melhor.
Gostaria de ter o meu Ubuntu Gutsy com linguagem em inglês. Prefiro porque acostumo com a lingua que me ajuda com outros sistemas operacionais e programas. Se eu deixar com lingua Portuguesa, realmente funciona normalmente: ççççççç. O meu teclado é Ingles Internacional, o que é necessário apertar o acento + a letra C para aparecer o c-cedilha, nao sendo utilizado o padrao ABNT2 que já tem o "Ç". O problema existe não apenas no Ubuntu, mas em outras distribuições também, como o Mandriva, segundo diversos fóruns que visitei em pesquisas no google.

No Feisty eu tive a mesma dificuldade que consegui resolver com ajuda de alguns amigos aqui mesmo:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,23730.0.html

A mesma estratégia nao adiantou aqui no Gutsy.

Li um artigo, do qual nao sei muito da sua autenticidade, mas que dizia que o pessoal do Ubuntu afirmava que o problema existe e que as letras acentuadas eram porque diversos países pela Europa tem isso em suas escritas.

Bom, é isso aí, desculpem o texto longo, mas foi pra ficar um pouco mais claro.

abraços

Nitibailoff

Olá pessoal,
Voltei a teimar em ter meu sistema em inglês e desta vez já haviam achado a forma de resolver o cedilha.
O arquivo /etc/gtk-2.0/gtk.immodules não existe mais no Gutsy. Depois de me encomodar muito com o ć, encontrei a solução em:
http://ubuntubrutus.blogspot.com/

Edite o arquivo:

/usr/lib/gtk-2.0/2.10.0/immodule-files.d/libgtk2.0-0.immodules

E adicionar "en" na linha do modulo cedilla, deixando conforme abaixo:

"cedilla" "Cedilla" "gtk20″ "/usr/share/locale" "az:ca:co:en:fr:gv:oc:pt:sq:tr:wa"

abraços

wilsonjr

Meu caro, to passando apenas para agradeçer pois ralei bastante com essa de nao achar o bom e velho /etc/gtk-2.0/etc.....

mas agora com seu post ta resolvido, valeu grande abraço!