Monitoração do hardware - lm_sensors, gkrellm, SMART...

Iniciado por Lex Luthor, 17 de Março de 2008, 23:14

tópico anterior - próximo tópico

Lex Luthor

Pessoal,

Hoje eu resolvi dar uma mexida nesse assunto, pois queria ver como está a saúde do meu computador de pois de 1 ano de uso (embora sei que está bom e vejo manualmente, gosto de deixar tudo preparado para uma emergência, é claro).

Muito bem. Tenho um Pentium D 3.00 Ghz, Dual Core. Placa mãe ASUS P5VD2-??. 1 HD SATA e 1 HD IDE.

Quero monitorar basicamente:

• CPU: Utilizacao
  • HDD: Temperaturas e detalhes de error pelo SMART
  • Temperaturas: CPU, MB, ???
  • Fans: velocidades
  • Rede : utilização
  • Memória: Utilização
  • Vídeo: Temperatura e fan
Não me lembro de mais, mas com isso estou satisfeito.

Meu primeiro problema é:
pelo lm_sensors eu tenho:

it8712-isa-0290
Adapter: ISA adapter
VCore 1:   +1.17 V  (min =  +0.00 V, max =  +4.08 V)   
VCore 2:   +3.25 V  (min =  +0.00 V, max =  +4.08 V)   
+3.3V:     +3.01 V  (min =  +0.00 V, max =  +4.08 V)   
+5V:       +5.05 V  (min =  +0.00 V, max =  +6.85 V)   
+12V:     +11.84 V  (min =  +0.00 V, max = +16.32 V)   
-12V:     -27.36 V  (min = -27.36 V, max =  +3.93 V)   ALARM
-5V:      -13.64 V  (min = -13.64 V, max =  +4.03 V)   ALARM
Stdby:     +5.13 V  (min =  +0.00 V, max =  +6.85 V)   
VBat:      +4.08 V
CPU fan:  2057 RPM  (min =  811 RPM, div = 8)         
CHA fan:     0 RPM  (min =   50 RPM, div = 128)         
PWR fan:     0 RPM  (min =    0 RPM, div = 2)         
M/B Temp:    +39°C  (low  =  +127°C, high =    +0°C)   sensor = diode   ALARM
CPU Temp:    +43°C  (low  =    -1°C, high =  +127°C)   sensor = thermistor   
Temp3:       +13°C  (low  =    -1°C, high =  +127°C)   sensor = thermistor   
vid:      +0.000 V

Em primeiro lugar, a temp. Da MB está em ALARM. Queria saber aonde eu encontro os limites para essa minha placa, pois acho que não deveria estar em ALARME. Sei como configura os limites, mas preciso saber deles. Esse Temp3 é do CHIPSET ?
Também queria saber se essa é REALMENTE a temperatura da MB, pois rodei aqui o aplicativo xmbmon e ele me retorna:
  CPU: 13º
  MB: 43º
  chip: 39º

Tudo trocado. Afinal, quem está certo ???

Meu segundo problema:
Como não utilizo o Gnome-Panel, não posso utilizar o gnome-sensors, que é um applet para ele.
Tentei o screenlets, mas ele é muito limitado, não mostra tudo e não fica direito.
gDesklets não quero mexer, pois não utilizo mais desde que instalei o Compiz e estava com defeito no sensor quando mexia.

Então não sobrou muita opção para mim. Eu queria um aplicativo que eu pudesse deixar rodando e monitorando mas sem janela gráfica ativa, não quero que mostre nada, mas que eu possa acessar sempre que puder, pois minha esposa utiliza também e não quero coisas extras à mostra. O ideal seria um aplicativo que ficasse na área de notificação monitorando e quando tivesse um alarme ele ficava vermelho e eu pudesse abri-lo de lá, como o ASUS Probe.

Descobri aqui um aplicativo interessante, o GKrelllm que monitora muita coisa. muito bom, temp, CPU, rede, muita coisa mesmo. Só que ele não fica igual ao que descrevi acima, tem que deixá-lo aberto, e ainda não consegui fazer com que ele monitore a saúde dos meus HDDs via SMART (o comando smartctl "device") me retorna muita informação boa !
Ele me retorna também a temperatura da minha GPU NVIDIA, não sei como. Alguém sabe ? Qual é uma temperatura razoável para uma NVIDIA 7300GT ? Tem como retornar a velocidade do fan dela também ?

Portanto, alguém tem alguma sugestão boa que me integre todas as monitorações possíveis do hardware de um computador ?
Analista de Redes- Segurança da Informação
Bacharel em Ciências da Computação - UnB
Ubuntu Forever - Compiz Fusion -