Quanto espaço deixar para as partições?

Iniciado por maehara-san, 28 de Agosto de 2011, 15:51

tópico anterior - próximo tópico

maehara-san

tenho as seguintes partições:

/dev/sda2 ---> swap 12 GB
/dev/sda3 ----> ntfs(windows tá aqui) 109GB
/dev/sda5 ---->ext4 197 GB

aí o cara pode definir umas opções pelo que vi aqui pra essas partições
me deem recomendações aí ... tá bom deixar 12GB swap?? a /dev/sda5 deve ser primária ou lógica?? a /dev/sda3/ deve ser primária ou lógica??? a swap deve ser primária ou lógica??

lembrando que quero que o tal do grub funcione na inicialização.

vinicius_aleao

Cara, antes de qualquer coisa, edite o título do seu tópico, porque a moderação pode trancar. É contra as regras colocar pedidos de ajuda nos títulos. Coloque algo como "Quanto espaço deixar para as partições?", ou qualquer coisa que indique mais claramente seu problema.

Quanto as suas dúvidas: normalmente, eu uso partições primárias. Se não me engano, pode-se dividir um HD em quatro primárias, e cada primária, em várias lógicas. Na dúvida, vá de primária.

Agora, 12GB de swap é o cúmulo do desperdício de espaço! Pra você ter noção, 2GB, via de regra, já é desperdício! Se você tem mais de 2GB de memória, pode até dispensar a swap.

Espero ter ajudado.

clodoaldops

Uma instalação típica do Ubuntu consome pouco mais de 3 GB (entre arquivos do sistema, temporários e caches), de forma que uma partição de 10 a 15 GB para a instalação do sistema está de bom tamanho, deixando uma boa dose de espaço livre para instalar aplicativos adicionais. O Ubuntu utiliza bastante swap em micros com menos de 1 GB de RAM, de maneira que é prudente criar uma partição swap de 2 GB. O restante do espaço pode ser dedicado à partição home, ou outra partição separada para armazenar arquivos.
http://www.hardware.com.br/tutoriais/ubuntu/pagina2.html

Deixar 12gb/swap é exagero. No meu desk c/ 4gb/ram minha swap tem "apenas" 1gb. No meu note c/ 2gb/ram minha swap tem 2gb.

Meu note c/ xp + ubuntu em dual-boot tem apenas 4 partições primarias:
sda1...ntfs... xp
sda2...ntfs... BKP (documentos, imagens, videos e musicas)
sda3... swap
sda4...ext4... /raiz ... ubuntu

Meu desk c/ seven + ubuntu tem 3 partções primarias e 1 extendida com 2 logicas
sda1...systen rescue.. ntfs
sda2...ntfs... seven
sda3...ntfs...BKP
sda6...swap
sda7...ext4.../raiz... ubuntu

Eu não crio /home seperada pq meus dados ficam na partição BKP