Instalação de pacotes e programas no Ubuntu 7.10

Iniciado por PauloPatto, 12 de Março de 2008, 08:04

tópico anterior - próximo tópico

PauloPatto

Bem primeiramente bom dia a todos os usuário, estou encontrando o seguinte problema (choque) ao migrar do MS Winows para o sistema Linux.
Efetuei a instalação da distribuiçãoUbuntu 7.10 (esta foi a minha escolha dentre o SuSe e Fedora Project 8). Porém achei que assim como o SuSe ou o Fedora 8, o Ubuntu já inclui-se uma gama de programas na instalação padrão (isso já era de se esperar pelo seu reduzido tamanho de instalação incluindo apenas uma mídia de CD Standart 700Mb), como o Eclipse, GCC(g++) e entre outros.
Bem neste instante eu quero deixar o meu Ubuntu pronto para Compilar programas em C/C++, tocar MP3 e Formatos de Vídeo e DVD, utilizar IDE's Java como o Eclipse (atualement consigo usar o Netbeans 6) e conseguir rodar o emulador de windows 32b WINE ou outro compátivel e e quivalente.
Algumas coisas já consegui aqui na internet mas outras sei lá, tento instalar as bibliotecas de MP3 pelo Synaptic, ele informa que não pode pois isso vai gerar conflito com softwares instalados no meu computador, porém até o momento o unico programa não padrão que veio na instalação foi o Netbeans 6.
Outra coisa que gostaria de fazer é instalar o player Amarouk, pois todo mundo fala que é o melhor para linux.
Será que existe um site com um repositório de pacotes, softwares e bibliotecas para que eu possa me basear?
Bem segue uma lista dos programas/pacotes mais urgêntes:

-Eclipse IDE
-Amarouk
-Bibliotecas para C/C++ e um compilador
-Ruby
-Bibliotecas para MP3, e outros formatos populares de audio e video.
-Tocar DVD
-Gravar e copiar CD's de audio

É creio que é isso, bem pesso desculpas se o texto está um pouco confuso, pois tenho dislexia e como estou escrevendo meio que na correria, não tive tempo de ler e re-ler o texto.
Meu MSN é paulopatto.hunter@hotmail.com, para quem puder dar um help.

Obrigado a todos pela atenção e um excelente dia
Paulo Patto
Programador de sistemas web Jr

Se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um com um pão, e, ao se encontrarem, trocarem os pães, cada um vai embora com um;
Se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um com uma idéia, e, ao se encontrarem, trocarem as idéias, cada um vai embora com duas.   

-- Proverbio Chinês
Assinatura removida por ultrapassar o limite

Lex Luthor

Paulo,

A maioria das coisas que você quer já existem nos repositórios. Verifique se você não ativou os repositórios universe, multiverse, restricted, etc...
  No seu pode ser que não esteja marcado e assim não aparece no synaptic.
  Para desenvolvimento eu sei que tem um meta-pacote que instala o básico para você desenvolver, mas me esqueci do nome.

Abraço...
Analista de Redes- Segurança da Informação
Bacharel em Ciências da Computação - UnB
Ubuntu Forever - Compiz Fusion -

PauloPatto

Lex, boa tarde.

Como faço para tivar estes repositórios referidos:
A maioria das coisas que você quer já existem nos repositórios. Verifique se você não ativou os repositórios universe, multiverse, restricted, etc...
Já vi em muitos comentários sobre estes repositórios, porém nunca vi como ativa-los.

Lex Luthor

É só ir em:
Administração ->  Canais de Software

Lá na primeira aba, clique nos checkboxes dos repositórios citados...

Ele vai pedir para recarregar a lista, clique em Recarregar, e pronto.
Analista de Redes- Segurança da Informação
Bacharel em Ciências da Computação - UnB
Ubuntu Forever - Compiz Fusion -

PauloPatto

farinha

Este também é um bom guia de como instalar os programas mais comuns, drivers das placas gráficas, etc.
Aconselho a dar um vista de olhos.

k7br

Salve!
Você também pode pesquisar aqui no fórum ou dar uma olhada na seção Dicas e Truques ,que você encontrará informação  :)

Off: bonito o proverbio .

Boa sorte! 

pinduvoz

Citação de: Lex Luthor online 12 de Março de 2008, 09:50
Paulo,

Para desenvolvimento eu sei que tem um meta-pacote que instala o básico para você desenvolver, mas me esqueci do nome.

Abraço...

O nome é build-essential e o comando para deixar seu Ubuntu pronto para compilações seria:

sudo apt-get install build-essential gcc make linux-headers-`uname -r`
(os caracteres entre a expressão "uname -r" são crases e implicam na instalação do pacote para o kernel atual)

Mais informações aqui:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,24521.0.html
:: Linux Registered User nº 439378 ::