Tensão no ar - FSCK não me deixa usar meu ubuntu...

Iniciado por Shakmatton, 16 de Março de 2008, 16:58

tópico anterior - próximo tópico

Shakmatton

Olá. Estou mandando esta mensagem agora pois apesar de alguns meses no ubuntu, ainda sou m uito iniciante em certos casos (a gente ganha experiência passando pelos erros, e superando-os, certo ?).

Estou um tanto desesperado, pois liguei meu ubuntu depois de uma madrugada inteira baixando algumas coisas (Gnome Art Themes, para incrementar o visual dele, embora não ache que isso tenha a ver com o problema), e ficou lento, quanto mais eu tentava sair forçado, mais não respondia, e  embora o sistema estivesse funcionando, não abria nem a janela que vc clica para ver os gráficos de cpu, memória e conexão de rede... aí reiniciei e surpresa...

A barra do ubuntu no loading parava a uns 20 % e aí ia pra tela preta de terminal  em modo texto. Dizia que houve uma falha em lib/share (não lembro mesmo se era este  o caminho, depois corrijo), e  dizia que o fsck  tinha falhado automaticamente e deveria ser feito manualmente com manutenção, e modo     root read-only. Depois aparecia lá dizendo que o shell de maintenance tava ativado, que eu devia entrar com a senha do root, mas aí eu já n ão sei como fazer pro fsck funcionar manualmente, tentei usar man e info com fsck mas o texto dizia que as variáveis de am biente não estavam n o PATH, não podia acessar...

Bom, e agora, o que fazer ? Há mesmo razão para pân ico, ou posso ficar sossegado porque isso teria solução simples ? (Qual ?)

Obriga do desde já...
(perdoem meu teclado, a barra de espaço está  meio ruim .)

carlosaluisio

Primeiro, entre como root no terminal (vc vai estar em ambiente texto).

Caso nao saiba como, basta digitar sudo passwd root ,e escolher uma senha para tal.

Depois, é só rodar o comando fsck ,e dar um enter, que o ubuntu fdará o trabalho de recuperar o sistema para voce.

QQer coisa, estamos aí
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Feldsm