troca de pc

Iniciado por Bruno Petersen, 08 de Março de 2008, 00:22

tópico anterior - próximo tópico

Bruno Petersen

Pessoal,

troquei meu pc recentemente, mas estou tendo 2 problemas para instalar o ubuntu 7.10.

1-Qual distribuição devo usar para o pentium core 2 duo 4500, a 32bits ou 64 bits?
2-MInha placa de vídeo é onboard, de modo que estou tendo problemas para carregar a interface gráfica no ubuntu 7.10. Aparece uma mensagem dizeno que os gráficos estão em baixa qualidade antes decarrgar o sistema. O que eu faço?

Valeu pessoal!

clcampos

Citação de: Bruno Petersen online 08 de Março de 2008, 00:22
Pessoal,

troquei meu pc recentemente, mas estou tendo 2 problemas para instalar o ubuntu 7.10.

1-Qual distribuição devo usar para o pentium core 2 duo 4500, a 32bits ou 64 bits?

Eu uso o Gutsy sem problemas.

Citar2-MInha placa de vídeo é onboard, de modo que estou tendo problemas para carregar a interface gráfica no ubuntu 7.10. Aparece uma mensagem dizeno que os gráficos estão em baixa qualidade antes decarrgar o sistema. O que eu faço?

Valeu pessoal!

Ja tentou o AlternateCD?

Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Bruno Petersen

Pois é, por isso estou achando estranho.
Agora estou gravando um ubuntu 64 bits para ver se dá alguma diferença.
Se não der certo, vou baixar a versão alternate e tentar instalar pelo modo texto.
O que achei maisestranho é na versão 7.04, tanto do ubuntu quanto do kubuntu, ocorreu tudo certinho, tanto que instalei elas e estou usando agora. Quando aparece a mensagem aquela que havia falado, tem a opção de configurar manualmente, escolhendo ou a placa de vídeo ou o driver adequado. Tenteias duas coisas e não deu certo. Pela versão 7.04 minha placa de vídeo é uma intel onboard "i945" e o drivedr utilizado é "i810".
Bom, valeu pela resposta cara, se tu pude me ajuda ainda te agradeço de coração!
tava tão feliz com a máquina nova...pena que não estou conseguindo intala o ubuntu...

lmx

Boas..!!
Será normal num processador de 64 bits que instales a versão 64 bits.
Em relação á placa grafica bom se quiseres podes usar vga=788, ou vga=vesa no inicio para instalares o sistema e depois instalas o driver(como a tua placa é da intel nao ha problema e ele até instala automaticamente).
Coloca o sistema 64 bits para tirares partido do processador que tens, vais ver que isso até voa hehehe.
A tua grafica funciona logo desde inicio com compiz-fusion penso eu mas se nao der instala o driver.

Cumprimentos

Bruno Petersen

no final das contas acabei instalando a versão 32 bits alternate, pq pelo live cd não estava dando certo!
quanto à placa de vídeo, meu ubutnu não reconheceu automaticamente, ele até detectou que ela estava ali, mas todas as vezes que eu tentava alterar a configuração de vídeo (resolução) dava erro. Ainda, apareceia no meu monitor (AOC 17" wide screen) uma msg dizendo que essa resolução não era suportada.
assim, entrei no site da intel e baixei os drivers necessários para a instalação da placa, que é onbord. Baixei o pacote rpm e converti pelo alien pra deb.
Agora tudo funfa numa boa!
consegui configura direitinho!
vou ficar com a versão 32 mesmo, por causa da compatibilidade com os programas, acho que é melhor mesmo.

Obrigado pela ajuda pessoal!

clcampos

Que bom que resolveu Bruno Petersen!

Poderia editar a primeira mensagem do tópico e adicionar o termo RESOLVIDO ao título dela.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

Bruno Petersen

cara, vo te dize uma coisa até.
depois que eu instalei os drivers énsei que tivesse resolvido, mas após reiniciar o pc o problema retornou.
pensei que fosse algum problema com a instalação, mas na verdade havia me esquecido de alterar em "preferências" e "resolução de tela" a que eu gostaria que o ubuntu carregasse. depois de alterar essas coisas deu tudo certo.
uma ultima pergunta: os drivers para a placa de video que possuo Intel 945GC já vem instalados no ubuntu 7.10?

Obrigado!

clcampos

Espero que este tópico aqui te ajude. De uma lida nele inteiro.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

Bruno Petersen

valeu pela resposta cara!
mas estou começando a achar que o problema é o meu monitor....
configurei a placa de vídeo tal e qual vc disse naquele tópico. Tenho que fazer o mesmo procedimento todas as vezes para conseguir uma resolução decente no meu ubuntu: administração-telas e placa de vídeo para selecionar a placa o monitor e depois preferências- resolução para selecionar a resolução para o meu usuário.
Toda vez que reinicio o pc parece que as configurações se perdem. meu ubuntu não está guardando elas, de modo que até mesmo na tela de inicialização dá erro.aparece uma mensagem do próprio monitor dizendo "entrada não suportada".
a tela de boot do ubuntu não aparece no meu monitor, fica tudo preto.

para ter certeza de que a placa foi detectada, coloco o resultado do lspci:

bruno@ubuntu:~$ lspci
00:00.0 Host bridge: Intel Corporation 82945G/GZ/P/PL Memory Controller Hub (rev 02)
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation 82945G/GZ Integrated Graphics Controller (rev 02)
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) High Definition Audio Controller (rev 01)
00:1d.0 USB Controller: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) USB UHCI Controller #1 (rev 01)
00:1d.1 USB Controller: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) USB UHCI Controller #2 (rev 01)
00:1d.2 USB Controller: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) USB UHCI Controller #3 (rev 01)
00:1d.3 USB Controller: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) USB UHCI Controller #4 (rev 01)
00:1d.7 USB Controller: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) USB2 EHCI Controller (rev 01)
00:1e.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801 PCI Bridge (rev e1)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation 82801GB/GR (ICH7 Family) LPC Interface Bridge (rev 01)
00:1f.2 IDE interface: Intel Corporation 82801GB/GR/GH (ICH7 Family) SATA IDE Controller (rev 01)
00:1f.3 SMBus: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) SMBus Controller (rev 01)
01:05.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL-8110SC/8169SC Gigabit Ethernet (rev 10)
bruno@ubuntu:~$

que será que está acontecendo?
obrigado pela ajuda!