[RESOLVIDO] - Edição do arquivo usplash.conf > Somente leitura > Xubuntu

Iniciado por luiz.salazar, 05 de Março de 2008, 11:32

tópico anterior - próximo tópico

luiz.salazar

Pessoal,

Sou iniciante no linux e estou enfrentando um problema com o tempo de apresentação da tela de login.
A tela demora cerca de 2 minutos para aparecer, porem, já sei a solução: Alterar o arquivo usplash.conf
fazendo com que ele fique da seguinte forma:

# Usplash configuration file
xres=1024
yres=768

O meu problema é que não consigo editar este arquivo...Quando vou salvar o arquivo existe uma mensagem
que informa que não posso salva-lo, pois, o mesmo é somente leitura. Quando verifiquei as propriedades do
arquivos, vi que o "dono" dele é o root. Tentei entrar com o root e não consegui.

Alguem poderia me ajudar neste caso...Acredito que seja fácil...

Aguardo o retorno de vocês...

farinha

Esse é um ficheiro de sistema, por isso tens que abri-lo com privilégios de administração. Abre o terminal e insere "sudo gedit usplash.conf" (sem as aspas).

Cumps.

luiz.salazar

Ai que mora o problema...Na verdade não sei como entrar com previlegios de administrador (beginner mesmo!!!).
Já coloquei este codigo mas aparece a seguinte mensagem: "sudo: gedit: command not found"

luiz.salazar

Pessoal...Resolvido...
Na verdade o GEDIT não é instalado (direto) com o XUBUNTU.
Devemos utilizar o seguinte comando para alterar o arquivo "usplash.conf" dentro
do XUBUNTU:

sudo nano /etc/usplash.conf

Alterar para o codigo abaixo (leve em consideração a configuração do seu monitor)

# Usplash configuration file
xres=1024
yres=768

Depois execute:

sudo dpkg-reconfigure usplash