Instalação do ubuntu 7.10 em um HD com windows

Iniciado por pmdmax, 05 de Março de 2008, 12:07

tópico anterior - próximo tópico

pmdmax

Bom dia, amigos ajudantes, preciso instalar o ubuntu 7.10 (não achei tópico explicando) em um HD que já tem WINDOWS......desejo manter o windows e tenho 17G de espaço livre.........desejo instalar o ubuntu e o swap em 10G.................o problema é que o reparticionador do ubuntu não separa o espaço livre para que eu possa editar para reparticionar e formatar, repare na imagem que postarei abaixo que aprece o tamanho do hd "80015MB" e o espaço usado "61600MB", os 8 M necessários para deixar livre para o windows,porém não aparece o espaço livre para que eu faça a divisaõ do EXT3 e SWAP.

clcampos

O particionador esta apresentando como se existisse apenas uma partição em seu disco (tendo ela o espaço livre mencionado). Para que o programa apresente este espaço livre em uma entrada separada você precisará editar a partição NTFS e diminuir seu tamanho nos 10 Gb que você deseja.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

pmdmax

Citação de: clcampos online 05 de Março de 2008, 12:25
O particionador esta apresentando como se existisse apenas uma partição em seu disco (tendo ela o espaço livre mencionado). Para que o programa apresente este espaço livre em uma entrada separada você precisará editar a partição NTFS e diminuir seu tamanho nos 10 Gb que você deseja.

Desculpe-me a ignorância mas não entendi, vc esta querendo dizer que eu precisaria de um programa para reparticionar, tipo o partition magic, seria isso?

clcampos

Citação de: pmdmax online 05 de Março de 2008, 23:49
Desculpe-me a ignorância mas não entendi, vc esta querendo dizer que eu precisaria de um programa para reparticionar, tipo o partition magic, seria isso?

Não, estou falando que você vai clicar na partição existente (/dev/hda1), depois em editar partição, dando um novo tamanho total para ela, de forma a deixar o tamanho que sobrar para o Ubuntu.

Antes disto recomendo entrar no windows e desfragmentar a partição, apenas por precaução.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

rjbgbo

Citação de: pmdmax online 05 de Março de 2008, 12:07
Bom dia, amigos ajudantes, preciso instalar o ubuntu 7.10 (não achei tópico explicando) em um HD que já tem WINDOWS......

Apenas add mais algumas recomendações a todas as já devida/ feitas pelo amigo Cristiano.
Amigo, pmdmax, qto a sua dúvida no supracitado, te sugira o uma navegação no blog do nosso amigo Nq6, também desse fórum que se encontra na minha assinatura - Linux Ubuntu & Afins: Um blog p/ quem está começando
Lá tem informações valiosas p/ um iniciante, inclusive c/ manuais de instalação, que são fundamentais a leitura antes de mais nada.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469