Lançado o Ubuntu brainstorm

Iniciado por glaubergoncalves, 28 de Fevereiro de 2008, 22:18

tópico anterior - próximo tópico

glaubergoncalves

   Inspirado no Ideastorm da Dell, a Canonical acaba de lançar o Ubuntu brainstorm, site onde utilizadores do sistema poderão postar e votar idéias para melhorá-lo. De acordo com thorwil, em post no Slashdot, "...esta é uma forma fácil de submeter idéias e ver o que as pessoas estão realmente esperando." (tradução minha)

   Eu acho a atitude muito positiva, é uma forma de tornar a construção do sistema acessível a qualquer um que tenha idéias mas não necessariamente o conhecimento necessário para colocá-las em prática, ou participar de plataformas de desenvolvimento mais densas como o Launchpad. Mais uma vez ponto para a Canonical em sua empreitada por trazer o software cada vez mais para perto de quem o utiliza.

Fonte: Slashdot

adri3d

que bacana  ;D ;D ;D

passei cerca de 10 minutos votando em idéias, tem coisa que eu nunca tinha imaginado e que poderia me ser muito útil

moral da historia, acho que o pessoal da Canonical vai começar a dar mais prioridade aos itens mais votados

kErNeL_sCrIpT

Excelente iniciativa! :)
Como o adri3d destacou, é uma forma de ligar o povão com os desenvolvedores de forma prática :)
Obrigado por compartilhar a notícia conosco glaubergoncalves.

Oni-BR-

a iniciativa é ótima tomara que os desenvolvedores aproveitem bem as boas ideias...

agora tem uma idéias que como diria meu avó "É de Matar o Guarda!!!!"
Ubuntu 8.10 Recém Instalado!!!!

rjbgbo

#4
Muito bom recurso esse da Canonical, assim que puder vou vou ler c/ mais calma e tudo o conteúdo de lá, p/ ver em que posso também fazer umas sugestão.

Idéias que apoio:

Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Fagner Patricio

Isso é excelente, pessoal, se alguém ver uma boa idéia fala aqui para agente votar também

Falou!!!
Viva o mundo Livre!!!

sylvester

Há quem diga que o Ubuntu tem cada vez mais adeptos devido aos cd gratuitos e à grande publicidade que faz.
Com esta iniciativa a canonical mostra o porque do ubuntu ser cada vez mais a distro preferida.
Eles escutam e tentam agradar ao utilizador comum.
Nisto outras grandes distros falham.
Eu gostei de ter utilizado o fedora mas quem a utiliza vê claramente que o fedora é uma distro de testes da redhat,

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

ins3rt c0in

Muito boa iniciativa!

O Hqxriven pode aproveitar para pedir o famoso relatime!  ;D

kErNeL_sCrIpT

Citação de: ins3rt c0in online 29 de Fevereiro de 2008, 20:07
Muito boa iniciativa!

O Hqxriven pode aproveitar para pedir o famoso relatime!  ;D

Muito boa idéia ins3rt c0in!!!! ;D

alarcon

#9
Uma coisa que acho chata no linux é quando você troca de monitor ou mais ainda de placa de vídeo e tem de reconfigurar o xorg para novos valores isso bem que podia ser mais automático (no sentido de ligue e use) no linux, tipo quando você conectasse o novo monitor e/ou placa de vídeo a configuração do xorg.conf para ele já se faria no boot do sistema evitando a configuração manual.

yzarc

#10
minhas sugestões :D




; Linux is almost there!

alarcon

#11
Outra sugestão que provavelmente já esteja por lá é a da famosa pré-visualização de imagens quando você quer adicionar uma imagem em algum lugar. Não sei se isso é função dos programas em uso ou do sistema operacional e/ou Interface gráfica (Gnome).

Outra é a opção de desfazer para a lixeira do sistema, mas essa eu já escrevi por lá e me parece que o Hardy já vai vir com algo assim.

DouglasCaixeta

The Ubuntu Counter Project - user number #14600

prct

Magnifico, com a Dell, IBM, Google, entre outras grandes entidades a linux está no bom caminho para se tornar no mais profissional sistema operativo. Com este Ubuntu brainstorm a comunidade ubuntu ganha uma poderosa ferramenta de ajuda aos programadores.

A isto chama-se evoluir...
Asus T3 Intel 2Duo Core Quad 2.4, 2Gb Ram, 2x 160Gb HDD SataII, Asus EAH2600PRO 512Mb Ram

nq6

Eu tenho uma idéia para postar lá, mais vou ter que traduzir para o inglês. A idéia está em http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,31268.0.html

Mais reformulei o texto dando uma condensada. Se tiver algum membro do fórum aqui que saiba e possa traduzir fico grato.

Texto


Sugestão para o grub do Ubuntu
O grub do Ubuntu deveria ter opções extras como acesso a backup, restauração do sistema, acesso a lista secundária das versões do kernel, teste de memória e do recovery mode.

Veja o esquema abaixo.

Clique na imagem acima para ampliar.

Desenvolvi um esquema de como tudo isso seria, possibilitando a visualização de forma gráfica das minhas idéias. Tenho certeza que isso é de fácil implementação, pois as ferramentas para realização desse processos de backup já existem.

Com isso teríamos um grub mais organizado, e com opções que um leigo poderia se virar em caso de uma configuração errada dos arquivos de sistema, recuperando o mesmo através do acesso ao backup de arquivos essências de configuração. Ou até mesmo da imagem completa da partição num caso mais grave, onde o problema é irrecuperável até com a restauração dos arquivos de sistema.

O Ubuntu tem a opção no Grub do recovery mode, mais isso é acessível à geeks, hackers, e usuários avançados. Nunca um leigo recém chegado do Windows. Do que adianta acessar o linux no modo texto? Um leigo vai conseguir restaurar o que? E como?

Existem programas disponíveis como o Simple Backup Suite "esse depende do sistema iniciado para acessar o backup" e comando como o dd que faz a imagem de toda a partição, e esse depende de um  comando semelhante a esse na linha de comando.
gzcat -dc hda.img.gz | dd of=/dev/hda

Minha sugestão é que o Ubuntu faça isso tudo automaticamente e disponibilize uma entrada no grub para restauração. Como podemos ver as ferramentas existem, só precisam ser melhores utilizadas.

Esses arquivos de backup deveriam ficar numa outra partição, disponibilizada para ser acessada e utilizada para a restauração dos corrompidos na partição de instalação. Acho que seria ideal o Ubuntu criar uma 2ª partição para o Home e esses arquivos de backup, pois se a partição for corrompida, ainda teríamos outra partição com esses arquivos.

Além dessa entradas extras no grub o configurador de backup deveria gerar um CD bootavel que restaurasse o grub, no caso de uma instalação do XP posterior a do Ubuntu. Como o leigo acessaria esse grub, se o mesmo sumisse, e com esse mesmo CD ele além de restaurar o grub, pudesse ter acesso ao backup do sistema, e as entradas anteriormente geradas.
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.