Minimalista

Iniciado por GDA, 21 de Janeiro de 2006, 23:12

tópico anterior - próximo tópico

GDA

Olha só... pode não ser glamouroso, mas que 1000x mais leve e ágil eu não tenho dúvidas:

Ion3 em ação...
Ion3 abrindo o GIMP...

Pena que o framebuffer tá dando pau a 1280x1024, pq ia ficar ainda melhor! :)

Para saber mais sobre o Ion3:
http://modeemi.fi/~tuomov/ion/intro.html


Abraços!!!
jabber: droopalong@jabber.org - Ubuntu'ser:
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? Comece aqui

dealer

Bem legal, gostei do layout ali no gimp =]
Vossa senhoria não tem envergadura moral para pedir suporte via MP!

"If freedom is short of weapons, we must compensate with willpower." - A. homem

unfear

bom para quem gosta de minimalismo parece ser legal, interessante, como e que maximiza minimiza e essas coisas?
mas eu prefiro o virtuosismo rsrs

GDA

Citação de: "unfear"bom para quem gosta de minimalismo parece ser legal, interessante, como e que maximiza minimiza e essas coisas?
mas eu prefiro o virtuosismo rsrs

Então vc vai gostar de usar o Ion e similares, pq tem de ser um virtuose no teclado pra controlar tudo...  :lol: Mas a boa notícia é que, enquanto ainda estamos ocupados demais ainda batendo cabeça pra decorar os comandos do VIM, o mouse também pode ser utilizado sem problemas no gerenciador de janelas.

Sobre maximizar(*) e minimizar, aí é que está a grande sacada desse paradigma alternativo... Não minimiza! Não tem ícones pq o foco é na utilização via teclado, e se não fosse por alguns programas (que não se preocupam com este detalhe) e pelos aplicativos gráficos, poderíamos até jogar o pobre roedor no lixo. Só que a idéia vai um pouco além de simplesmente não usar o mouse... Como todos os frames são flexíveis (tanto nas dimensões quanto nas divisões e quantidades) e existe suporte há múltiplos workspaces, é possível criar verdadeiras "áreas de produção", onde tudo que diz respeito a uma tarefa específica está ali, bem a vista e uma ou duas teclas de distância.

A idéia em si me seduz desde o tempo do Win3.1, quando não me entrava na cabeça ter de tirar a mão do teclado pra realizar algo pelo mouse. Isso nunca me pareceu nem lógico e nem prático, mas a gente tem essa tendência a engolir sem pensar certas complicações como "as melhores soluções (prontas)", e o resultado é uma perda enorme de tempo, energia e saúde com procedimentos absolutamente desnecessários.

Penso que vale a pena experimentar essas inteligentes tentativas de escapar do paradigma de janelas+mouse, e a lista de gerenciadores no estilo (focados em teclado) são muitas, com destaque para:

- Ion3 (o que mais gostei dos que experimentei)
- evilwm (mais radical... rs)
- wm9 (se não me engano)
- larswm (muito inteligente também)
entre outros...

E se alguém se interessar no desenvolvimento de gerenciadores de janelas assim, acho que também vale a pena pesquisar sobre o PWM e o PLWM, esta última uma excelente biblioteca para desenvolvimento de WM's em Python.


Abração! :)


(*) Maximizar é possível através do atalho ALT+Enter
jabber: droopalong@jabber.org - Ubuntu'ser:
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? Comece aqui

unfear

hum agora entendi, para quem curte programação é leva uma filosofia hacker é uma mão na roda, opa ou seria teclado? rsrs, uma vez eu fazia tudo no pc apenas pelo teclado, até que um dia estragou a tecla Tab e ai ei parei com isso hehe
eu tambem tive aula de Dos no 3.11 hehehe