Ubuntu 7.10 não desliga (depois de todo mexido)

Iniciado por crdrj, 08 de Fevereiro de 2008, 07:59

tópico anterior - próximo tópico

crdrj

Pessoal,a

Andei fazendo dezenas de alterações no meu Ubuntu, para deixá-lo mais rápido, e fui bem sucedido nesse intento. Mas ao final, restou um problema: meu Ubuntu não desliga mais o computador.
Inicialmente pensei que seria fácil resolver, fui revertendo uma por uma das alterações, mas não consegui achar qual era a culpada. Ainda acho que seja fácil de resolver pois já havia acontecido uma vez e eu havia resolvido, só não me lembro como. Por isso recorro a vocês.
O que acontece é o seguinte:
1.No modo gráfico: eu clico no botão de desligar e, no menu que aparece só estão disponíveis as opções de logout, bloquear, trocar de usuário, hibernar e suspender. Então vou no terminal, digito # sudo shutdown -r now e a tela fica preta, sessa a atividade do disco, mas não desliga.
2. No modo texto: digito # sudo shutdown -r now, aparecem todas as mensagens normais do desligamento e no final do processo ele me joga no root, sem desligar o computador. Digito novamente # shutdown now e, desta vez as mensagens se repetem e ele me joga novamente no login (modo texto) do sistema.

Desta maneira, o único jeito que tenho disponível para desligar meu computador, que é um notebook, é pelo botão de ligar e desligar, o que não é nada bom. Alguém tem alguma idéia do que possa ser?
Vostro 1510 [-] Core 2 Duo T8100 [-] 2 GB DDR2 [-] GeForce 8400M [-] Ubuntu 8.10

crdrj

Solução bizarra...
Só consegui fazer voltar ao normal depois de reativar o GDM e restaurar todos meus serviços O.o
Vostro 1510 [-] Core 2 Duo T8100 [-] 2 GB DDR2 [-] GeForce 8400M [-] Ubuntu 8.10

Nossile

Já aconteceu comigo, no caso o culpado era o gerenciamento de energia que eu havia desabilitado.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

crdrj

Eu tentei reabilitar os serviços de gerenciamento de energia. Primeiro isoladamente (só o acpid ou só o apmd), depois ambos em conjunto... Mas não deu certo. Ai, como não gosto de ficar resetando a máquina um monte de vezes seguidas, eu reabilitei todos os serviços padrão e reabilitei o GDM.
Agora é ir fazendo o processo novamente, com mais paciência (admito que meti os pés pelas mãos e desabilitei uma porção de coisas de uma só vez a cada vez que otimizava o sistema... hehehehe). (:

crdrj

Realmente o problema não estava na minha configuração dos demais serviços, apenas no GDM. Se eu desabilitar o GDM não consigo desligar o computador:
1. clicando no botão Encerrar sessão no desktop, não aparece a opção de desligar;
2. pelo terminal ou no modo texto, digitando # sudo shutdown now ele me joga no root;
3. como root, digitando $ shutdown now ele envia os sinais para eliminar os processos e volta para a tela de login. O.o

Acho que isso é problema de compatibilidade com o meu notebook. Eu também não consigo fazer logoff do Gnome, nem reiniciar o X.
Estou pensando numa maneira de testar o openSUSE, que parece ter uma compatibilidade maior no meu hardware, e talvez copiar as configs do openSUSE para o Ubuntu.