Kalangolinux.org sumiu!

Iniciado por Piras, 10 de Junho de 2006, 16:45

tópico anterior - próximo tópico

ceti

Citação de: "Brunno"eu achei ele um kurumin com uma aparência mais "limpa". pelo menos a versão 3.2 que eu testei e instalei para um amigo na época. o resto é tudo do kurumin mesmo, os scripts e tal. e aqueles paineis de controle do kurumin são baseados nos do kalango. então fica +- a mesma coisa. só que o kalango não é atualizado faz um bom tempo, enquanto a versão 6 do kurumin tá fresquinha... :)

Só que agora eles deram uma virada radical: a nova versão será toda baseada no Kanotix, o que me parece uma excelente idéia, pois o Kanotix é 10.
You can't always get what you want

carlosfrancoba

o kalango sumiu ?
que maravilha, temos que comemorar !

voltou ?
eca ! kalango sux!

deixando as brincadeiras de lado
a minha opinião pessoal é que o kalango é a pior distro que eu já testei
pode também ser chamada por "bug pack"
e olha que eu sempre estou testando distros

o kurumin a cada ano melhora, tá ficando muito amigável
mas o kalango ? ou melhora ou vai é desaparecer !

auhahuaha
eu não consigo ficar sem zuar o kalango
foi mal !

Kwezer

Citação de: "carlosfrancoba"o kalango sumiu ?
que maravilha, temos que comemorar !

voltou ?
eca ! kalango sux!

deixando as brincadeiras de lado
a minha opinião pessoal é que o kalango é a pior distro que eu já testei
pode também ser chamada por "bug pack"
e olha que eu sempre estou testando distros

o kurumin a cada ano melhora, tá ficando muito amigável
mas o kalango ? ou melhora ou vai é desaparecer !

auhahuaha
eu não consigo ficar sem zuar o kalango
foi mal !

Bom, eu acho que se o kalango é um "bug pack" isso se da por ele ser baseado na distro mais bugada que eu já vi na vida.
Não tem aquela frase "Filho de peixe, peixinho é" então...problema que pro kalango seria melhor "Filho de derma, merdinha é".
Mais eu acho o kalango melhor que o Kurumin.
:roll:

Piras

Citação de: "ceti"Só que agora eles deram uma virada radical: a nova versão será toda baseada no Kanotix, o que me parece uma excelente idéia, pois o Kanotix é 10.

Quando usuário do Kalango eu cheguei a me manifestar no fórum a favor desta tendência de adotar a Kanotix como base imediata. Não via muito sentido na adoção da maior parte dos scripts do Kurumin, inclusive, os tais ícones mágicos, reunidos no SGP (Simples Gerenciador de Pacotes). Infelizmente, os desenvolvedores não são muito permeáveis a críticas e sugestões.

Acho, aliás, que criar uma espécie de Kanotix-BR, tal como existe a excelente Debian-BR-DCC, seria muito melhor que insistir numa distro em separado.

De qualquer modo, a versão que eu cheguei a usar do Kalango era muito pouco "bugada". Lembre-se que toda distribuição já teve a sua versão mais vulnerável, mesmo a lendária Conectiva. Aliás, quem instalou o Dapper em sua máquina não deveria se mostrar tão arrogante a respeito do assunto em relação a outras distros, pois trata-se de uma versão bem mais vulnerável que as anteriores.

No meu caso, tive a sorte de utilizar o Kalango num fase em que a distro era segura e estável. Infelizmente, já era um projeto de concepção um pouco ultrapassada.

Intruder_A6

Realmente, passei muito anos com a Conectiva, tendo inclusive comprado pelo menos duas das caixinhas ( usado o suporte, e contribuido com o Bugzila da versão 10 ). Quando finalmente o Conectiva Linux ficou ótimo, chega um bando de gringos ( franceses ), compra a Conectiva, e desmantela a distribuição completamente. Fiquei muito danado, tanto que nem quis saber de testar o tal de Mandriva ( achei o nome ridículo, até parece nome de remédio milagroso ), foi ai que passei a usar o Kubuntu, mas isto foi depois de ficar ainda uns bons meses com o Conectiva Linux, até que enchi o saco da total falta de evolução da distribuição.

Ainda não tive coragem de deletar as isos do Conectiva Linux 10 ( razão sentimental, eu acho ). Retirei o Conectiva Linux do meu HD, mas preservei as isos.

ceti

Citação de: "Piras"
Aliás, quem instalou o Dapper em sua máquina não deveria se mostrar tão arrogante a respeito do assunto em relação a outras distros, pois trata-se de uma versão bem mais vulnerável que as anteriores.

Provavelmente foi por isso que o Warren Woodford, cujo MEPIS 6.0 vinha sendo desenvolvido em conjunto com o Ubuntu Dapper, resolveu adiar o lançamento oficial da distro, de 06 prá 20 de junho. No dia 15 ele lançou o RC1 e foi descoberto um problema de instalação. Então, ele adiou de novo, agora pro dia 27. Isso não é vergonha nenhuma. Antes demorar um pouco mais do que passar vergonha em seguida, não?

Vejam o Kurumin 6, que saiu há poucos dias com vários bugs, tanto que já estão desenvolvendo a versão 6.1, prá corrigir o que deu errado.

Lembro também que só após o lançamento da versão 3.2 é que os caras do Kalango descobriram que o particionador não abria na instalação. Aí tiveram de lançar a 3.2a prá corrigir. Coisa feia, heim?

Por último, há dias saiu a versão nova do Litrix (também brasileira, prá quem não sabe) e um cara escreveu uma crítica arrasadora na TuxMachines por conta de seus inúmeros bugs.

Demais, não?
You can't always get what you want

galactus

Eu também acho esse negócio de ficar lançando SO com Bugs terríveis uma vergonha! Não deveriam ter prazo para lançar versões sem erros críticos né!

Erros em particionadores, instaladores e conexão da internet são extremamente críticos! Além da falha na montagem do floppy!  :(

Depois o Mark fica querendo competir com o Windows!!!!  :?

Eu tive muita sorte, só tive que mudar a estrutura de arquivos do HD para instalar, depois só a montagem do Floppy não funcionou de cara, mas já arrumei!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Piras

Citação de: "ceti"Por último, há dias saiu a versão nova do Litrix (também brasileira, prá quem não sabe) e um cara escreveu uma crítica arrasadora na TuxMachines por conta de seus inúmeros bugs.

Demais, não?

É isto que dá querer desenvolver uma distribuição praticamente sozinho! E veja o nível de participação que existe no fórum da Litrix: insignificante! E mesmo assim há várias questões técnicas importantes sem resposta...

Pelo visto, ali o pecado original foi mudar a base de desenvolvimento a revelia dos usuários. Enquanto era um Live CD fundado no Slackware havia um "pequeno púlbico fiel". Depois da mudança para o Gentoo, a comunidade quase desapareceu.

____

Sou muito cético em relação a estes prazos muito curtos de revisão. Um semestre é muito pouco tempo para implementar uma distribuição com um mínimo de segurança. Mesmo oito ou nove meses pode ser pouco, dependendo da amplitude das mudanças. Um ano é mais do que razoável.

A Mandriva começou a perder o antigo prestígio exatamente por conta das versões repletas de bugs. A distribuição continuava primorosa no quesito aparência, seu painel de controle continua invejável, o instalador perfeito, mas em termos de estabilidade era um desastre! Não é por outro motivo que eles voltaram à prática das revisões anuais.

____

É, a perda da Conectiva foi mesmo uma calamidade! E pior ainda foi a arrogância do pessoal do Mandrake, imaginando que deveria ser o seu Mandrake cheio de bugs, e não a Conectiva, a base técnica preferencial da Mandriva. Deu no que deu: gastaram tanto em aquisições e bastou pouco menos de um ano para que a Mandriva perdesse boa parte do seu prestígio...

Mas se eles tiverem o bom-senso de conservar o excelente time de desenvolvedores da Conectiva e da Lycoris, devolvendo o ânimo à equipe do Mandrake, talvez haja uma volta por cima. A Fedora há poucos meses atrás também não estava muito bem das pernas. No momento, a distro que está mesmo na corda bamba (pelo menos em credibilidade)  responde pelo nome de Ubuntu...

Intruder_A6

Eu fiquei muito triste com a venda da Conectiva, fico imaginando se eles não mantivessem a equipe para que é que eles teriam comprado a Conectiva ???

Me sinto órfão da Conectiva, o fórum deles era muito movimentando, era freqüente ter as minhas dúvidas respondidas pelos desenvolvedores da Conectiva ( e de forma bem rápida, coisa que aqui no fórum do Ubuntu ainda não está bem azeitado ), e relatei alguns bugs do Conectiva Linux 10 ( testei a versão beta ), apesar de ser pouca coisa melhor que um novato dava um pouco da minha contribuição para a Conectiva.

A minha adaptação inicial foi meio complicada para o Ubuntu ( tudo é muito diferente ), mas achei o Gnome muito indigesto ( apesar de achar interessante algumas das aplicações do ambiente ), passei depois para o Kubuntu ( este já achei mais familiar ). Atualmente no Kubuntu já estou me acostumando e gostando de algumas coisas, até agora não esbarrei em nenhum Bug muito complicado a não ser uns problemas com a atualização do Breezy para o Dapper ( no CL também tinha problemas nas atualizações para as versões mais novas ), mas nada que um pouco de pesquisa no Google e a ajuda dos fóruns não resolva. Eu até concordo que deveriam ter tido mais paciência ao lançar a versão 6.06, acho que ainda tem mesmo algumas coisas que não estão 100% resolvidas.

Marcelo_walmart

Pois é cade o kalango que aconteceu com ele ?

Marcelo_walmart


kErNeL_sCrIpT

Piras, o link que você passou abre a página do nosso fórum.

Aqui o do kalangolinux.org:

http://www.kangolinux.org/

Realmente ta fora do ar.

Piras

#27
Estou muito cético quanto ao renascimento do Kalango. O site anda morto desde meados do ano passado, o fórum está "parado quase devagarando" e não tenho visto nenhum anúncio a respeito de uma nova versão.

Por outro lado, acho que a proposta do Kalango já está um pouquinho anacrônica. A velha proposta do Knoppix ou Kanotix "abrasileirada" já está um pouco superada. Quanto ao Kubuntu "melhorado", bem, neste campo nós já temos a BIG Linux, que dá muito bem para o gasto. Embora reconheça os méritos dos desenvolvedores, acredito que um projeto viável exigiria idéias mais originais do que estas.

Para mim, o mais preocupante é a recente paralisia do Debian CCD-BR. O desenvolvimento também parece meio parado e o site está fora do ar há semanas!

*-*-*-*

Caro Kernel,

Obrigado pela correção!

kErNeL_sCrIpT

#28
Citação de: Piras online 18 de Fevereiro de 2008, 02:09
Estou muito cético quanto ao renascimento do Kalango. O site anda morto desde meados do ano passado, o fórum está "parado quase devagarando" e não tenho visto nenhum anúncio a respeito de uma nova versão.

Por outro lado, acho que a proposta do Kalango já está um pouquinho anacrônica. A velha proposta do Knoppix ou Kanotix "abrasileirada" já está um pouco superada. Quanto ao Kubuntu "melhorado", bem, neste campo nós já temos a BIG Linux, que dá muito bem para o gasto. Embora reconheça os méritos dos desenvolvedores, acredito que um projeto viável exigiria idéias mais originais do que estas.

Para mim, o mais preocupante é a recente paralisia do Debian CCD-BR. O desenvolvimento também parece meio parado e o site está fora do ar há semanas!

*-*-*-*

Caro Kernel,

Obrigado pela correção!

De nada :)

Pois é cara, o Debian CDD-BR foi meu primeiro SO Linux, comecei nele, parece absurdo né? Na verdade, pra época, ele vinha muito amigável, como temas e ícones bonitos e elegantes, e que achei muito bom, mas claro, as novas funcionalidades do tal "Linux" que me chamaram a atenção :) Seria triste se mais esse projeto fosse perdido :(