problemas com proxy

Iniciado por heavymano, 19 de Dezembro de 2007, 10:35

tópico anterior - próximo tópico

heavymano

Pessoal, estou numa filial da empresa onde trabalho instalando linux em desktop

tenho tres sistemas operacionais na mesma rede. Windows xp, Linux kurumin e o ubuntu. No win xp e no kurumin, tudo funciona perfeitamente (temos um servidor proxy com autenticação aqui).No ubuntu(estou usando o 7.04), o navegador funciona, o skype também mas o gaim e o evolution não funcionam : ///

quando tento conectar o gaim no ubuntu, dá erro. e o evolution fica "aguardando"

gostaria de saber todos os arquivos ou locais onde eu posso configurar proxy no ubuntu pra resolver isso logo..pois é com certeza alguma configuração do ubuntu, já que no kurumin ele funciona perfeitamente

conto com a ajuda de vocês

csat

Provavelmente o administrador do sistema fez bloqueio das portas que esses softwares utilizam por uma questão de política de segurança na empresa.  Tenho a impressão que o Evolution existe uma opção para rede que trabalha com o Microsoft Exchange, mas nunca testei exatamente por razões de inibição na rede da empresa em que trabalhei.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

heavymano

Citação de: csat online 19 de Dezembro de 2007, 11:20
Provavelmente o administrador do sistema fez bloqueio das portas que esses softwares utilizam por uma questão de política de segurança na empresa.  Tenho a impressão que o Evolution existe uma opção para rede que trabalha com o Microsoft Exchange, mas nunca testei exatamente por razões de inibição na rede da empresa em que trabalhei.

Oi amigo! Sou da área de ti da empresa e o msn é liberado...a porta que o gaim usa pra conectar é a 1863, Será a mesma que o Windows live messenger usa? Obrigado!

de repente é diferente e está bloqueado, pois o firewall/proxy é serviço terceirizado

csat

Citação de: heavymano online 19 de Dezembro de 2007, 11:41
Citação de: csat online 19 de Dezembro de 2007, 11:20

Oi amigo! Sou da área de ti da empresa e o msn é liberado...a porta que o gaim usa pra conectar é a 1863, Será a mesma que o Windows live messenger usa? Obrigado!

de repente é diferente e está bloqueado, pois o firewall/proxy é serviço terceirizado

É possível, mas em grandes empresas, em geral, cabe ao administrador de redes estabelecer as políticas de segurança para serem cumpridas pela empresa terceirizada.  Geralmente essas políticas são documentadas e como o firewall tem por objetivo fechar tudo e abrir somente o que é permitido pode ser que a porta usada por aplicativos diferentes do messenger esteja bloqueada.  Sei lá... é só palpite e imaginação de minha parte.
Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

rdlf0512

vou me intrometer na conversa dos dois pra dizer:
se o heavymano estiver certo, e provavelmente está, nao seria mas facil configurar o gaim pra tentar se conectar usando a porta que vcs liberaram (a porta do WLM)?

Tenta e dps diz se deu certo

heavymano

oi pessoal. Ontem aconteceu uma coisa muito estranha...um dos computadores que tem ubuntu aqui simplesmente (fazia tempo que eu não alterava config alguma)começou a funcionar blz no gaim e no evolution : ]

fui feliz da vida pro outro e NADA :(

no outro sistema com ubuntu, não conecta o gaim nem o evolution. To muito danado da cara com isso...até por que eu sei que deve ser uma coisa mínima.

só pra relembrar...nessa rede existe um proxy com autenticação. Em todos esses computadores, eu estou colocando a minha própria senha pra funcionar o apt e o synaptic, só o firefox que é com a senha do próprio usuário.

Não será isso? Não entendo muito de squid, mas será que da pra ficar botando a minha senha em tanto lugar assim?

gente, qualquer ajuda é bem-vinda, pois já estou desde segunda-feira apanhando pra esse problema ridículo.

agente100gelo

Já foi em Sistema > Preferências > Proxy de Rede?
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

oliluck

Olá Pessoal!

Estou com problemas similares!

O administrador em nossa rede, sou eu mesmo.
Criei o proxy autenticado, e neste caso tenho que forçar seu uso nas máquinas.
No Thunderbird consegui configurar o proxy e tudo funciona, mas no Evolution não apresenta imagens referenciadas por URL.
Está configurado o Proxy de Rede, em tese, por ser da mesma equipe que desenvolve o Gnome devia funcionara a partir das configurações deste.
O pior é que não peguei estes problemas na homologação e nosso parque já está todo atualizado.

Se tiverem uma luz, por favor ......

Abraços,

Luciano