VoipRaider no Ubuntu: é possível?

Iniciado por jamiro, 18 de Fevereiro de 2008, 00:32

tópico anterior - próximo tópico

jamiro

Talvez todos aqui já saibam o que é o Voip, ou seja, resumidamente, uma tecnologia que permite que façamos ligações pela internet para outro pc ou para telefone fixo. Sempre fiquei na dúvida se compensava realmente ter mais uma conta para pagar, além da do celular, do telefone fixo, do velox, etc.

Os serviços voip aqui no Brasil, pelo que pude verificar, nem sempre são tão vantajosos quanto parecem - há algumas restrições quanto à cidade destino, valores e envolve cálculos para saber exatamente quanto você irá pagar... enfim, nunca me pareceu muito claro. Preferia ter um plano com a companhia telefônica para ligar uma quantidade de tempo pré-determinada de DDD.

Até que um amigo meu me falou do VoipRaider (www.voipraider.com), com esse serviço você pode falar para qualquer parte do Brasil e de vários outros países o quanto quiser, gratuitamente ou quase - pois você tem que comprar dez dólares de créditos que são válidos por 90 dias. Bom, mas se as ligações são gratuitas, para que servem esses créditos? Para você fazer ligações para celulares. "Peraí", eu disse, "posso ligar para onde quiser de graça?". "Exatamente".

Como tenho parentes que moram em outra cidade e tenho que fazer ddd constantemente resolvi experimentar.

Entrei na página, li tudo e verifiquei o seguinte: as ligações são gratuitas sim (exceto o crédito que você tem que comprar), mas temos que utilizar o programa deles FEITO PARA WINDOWS!!!! Quase morri de raiva, mas tem uma explicação dizendo que usuário linux e de mac podem fazer o registro e utilizar programas como o ekiga, porém as ligações não são gratuitas, embora ainda sejam muito baratas.

Beleza, disse para comigo, utilizo o wine e tudo certo. Instalei o programinha deles, mas quando vou abri-lo aparece:

jamiro@jamiro-desktop:~/.wine/drive_c/Arquivos de programas/VoipRaider.com/VoipRaider$ wine VoipRaider.exe
ALSA lib conf.c:3949:(snd_config_expand) Unknown parameters 0
ALSA lib control.c:909:(snd_ctl_open_noupdate) Invalid CTL default:0
fixme:ntdll:find_reg_tz_info Can't find matching timezone information in the registry for bias 180, std (d/m/y): 17/02/2008, dlt (d/m/y): 12/10/2008
err:ole:CoInitializeEx Attempt to change threading model of this apartment from apartment threaded to multi-threaded
err:ole:CoGetClassObject class {bcde0395-e52f-467c-8e3d-c4579291692e} not registered
err:ole:CoGetClassObject class {bcde0395-e52f-467c-8e3d-c4579291692e} not registered
err:ole:create_server class {bcde0395-e52f-467c-8e3d-c4579291692e} not registered
fixme:ole:CoGetClassObject CLSCTX_REMOTE_SERVER not supported
err:ole:CoGetClassObject no class object {bcde0395-e52f-467c-8e3d-c4579291692e} could be created for context 0x17
err:ole:CoInitializeEx Attempt to change threading model of this apartment from apartment threaded to multi-threaded
err:ole:create_server class {bcde0395-e52f-467c-8e3d-c4579291692e} not registered
fixme:ole:CoGetClassObject CLSCTX_REMOTE_SERVER not supported
err:ole:CoGetClassObject no class object {bcde0395-e52f-467c-8e3d-c4579291692e} could be created for context 0x17
err:x11drv:X11DRV_CreateWindow invalid window width 14745031
err:x11drv:X11DRV_CreateWindow invalid window height -1146704230
jamiro@jamiro-desktop:~/.wine/drive_c/Arquivos de programas/VoipRaider.com/VoipRaider$

Não tenho a mínima idéia de como resolver esse problema.

Outro detalhe, para pagar os créditos, tem que fazer uma verificação de sua conta, um programa de verificação que também só roda no windows. Entrei no windows e rodei normalmente o programa de verificação, conseguindo comprar os créditos.

É claro que mandarei um e-mail reclamando dessa distinção entre usuários de windows e de linux.

Eu poderia até utilizar o windows para rodar o programa deles (que me parece muito bom, por sinal), mas meu microfone (ódio) não funciona no windows, somente no linux! (quantas vezes é o inverso!) Já tentei várias alternativas, mas o microfone continua não detectando minha voz no windows (mas isso é problema para outros fóruns - minha placa mãe tem som onboard é uma asus m2n-mx).

Bom, esse tópico é ao mesmo tempo uma dica e um pedido de ajuda.

Abraços a todos!

Jamiro

carlosaluisio

Caro Jamiro.

Veja o tópico que eu criei, que trata do justvoip:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,31563.msg186606.html#msg186606

A única diferença é que, pelo que pude perceber, o sip do voipraider é:

sip.voipraider.com

no mais, a configuração é a mesma. Vale essa dica.
Sds.
Carlos
Ubuntu Lucid é 10 !!!

jamiro

Obrigado pela resposta Carlos, mas acho que estou fazendo algo errado. Pois as ligações que faço a partir do ubuntu são cobradas e as que faço pelo windows (utilizando o programa deles) não são cobradas. E o pior é que meu microfone não funciona no windows. Estou em uma sinuca de bico  :-[.

Caso não me ocorra nenhuma solução, talvez troque para esse justvoip e vejo se dá certo.

Abraços.

carlosaluisio

Citação de: jamiro online 18 de Fevereiro de 2008, 22:50
Obrigado pela resposta Carlos, mas acho que estou fazendo algo errado. Pois as ligações que faço a partir do ubuntu são cobradas e as que faço pelo windows (utilizando o programa deles) não são cobradas. E o pior é que meu microfone não funciona no windows. Estou em uma sinuca de bico  :-[.

Caso não me ocorra nenhuma solução, talvez troque para esse justvoip e vejo se dá certo.

Abraços.

Entao troque pelo justvoip que vale a pena.

Mas veja bem, ligações para celular são cobradas. E se você passar a franquia de 300 minutos por semana (para fixo), também será cobrada.

Carlos
Ubuntu Lucid é 10 !!!

jamiro

Valeu, Carlos.

Farei isso assim que meus créditos do voipraider expirarem.

Abraços.