Grave falha atinge interface KDE do Linux

Iniciado por Alysson Neto, 23 de Janeiro de 2006, 21:46

tópico anterior - próximo tópico

Alysson Neto

abricantes de distribuições Linux estão alertando os seus usuários para uma grave falha no ambiente KDE, uma das principais interfaces gráficas empregadas em sistemas operacionais como Linux e Unix, junto com a Gnome.

A vulnerabilidade, a pior a atingir o KDE em cerca de um ano, afeta da versão 3.2.0 até a 3.5.0 do componente kjs - um intérprete de Javascript utilizado pelo navegador Konqueror e também por outras partes da interface.

De acordo com alerta divulgado pela Secunia, em que a brecha é classificada como "altamente crítica", um hacker pode utilizar um código Javascript malicioso para causar um erro de buffer overflow (estouro de memória) em programas que utilizam o kjs. Depois, é possível ainda rodar outros códigos maliciosos para ganhar controle completo do sistema afetado.

No final da semana passada, desenvolvedores do KDE já divulgaram correções para a interface gráfica e, no início dessa semana, fabricantes de distribuições Linux já colocaram no ar as atualizações para seus sistemas operacionais - veja as correções da Ubuntu, Red Hat, Debian, Suse, Fedora Project e Gentoo.

Em abril do ano passado, o grupo responsável pelo KDE divulgou também uma correção para grave brecha envolvendo o processamento de imagens com formato PCX, que afetavam também o navegador Konqueror e outras aplicações gráficas que usam o KDE.

Um mês depois, entretanto, o grupo foi obrigado a divulgar uma outra atualização para o mesmo problema, afirmando que a correção original ainda permitia alguns ataques.
Matthew Broersma - Techworld, Reino Unido

http://www.noticiaslinux.com.br/nl1138055683.html
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

galactus

Foi mesmo, no meio da semana passada foram 6 autlizações de segurança do KDE!
Eu nem sabia dessa notícia, só li o relatório do motivo da atualização. Falava mesmo de estouro de memória.

Queria ver o Tio Bill corrigir as coisas tão rápido!

Té+
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.