Instalar ubuntu 7.10-desktop i386 (sem driver de CD, partindo da ISO no HD)

Iniciado por fcsouza, 08 de Fevereiro de 2008, 16:21

tópico anterior - próximo tópico

fcsouza

Oi amigos?
acabo de me cadastrar aqui no forum estou muito feliz por ter baixado o ubuntu7.10desktop, inclusive estou postando esta mensagem de dentro dele que está sendo emulado por uma maquina virtual em meu windows (VMWare Player). Mas tenho vontado de instalar o mesmo em meu HD, o grande problema é que não tenho gravador, nem leitor de CDs. Gostaria muito de que alguem me desse uma dica de como instalar o ubuntu partindo diretamente da imagem ISO que baixei e está em meu HD, (PS: meu HD está formatado em duas partiçoes FAt32)

Espero encontrar ajuda aqui na comunidade estou louco pra começar meus estudos no GNU/Linux e dependo desta dica para começar usar sem restrições meu ubuntu pra aprender.

Abraços
Fábio Costa de Souza.

clcampos

Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

fcsouza

OI amigo?
obrigado pela resposta, mas não tenho o dito dispositivo USB (pen driver ou outro similar a disposição), não haveria uma maneira de dar boot diretamente pela .ISO que está no HD?

Abraços

fcsouza

amigos andei pesquisando e não obtive resultados em minha pesquisa de como proceder para instalar o Ubuntu 7.10 diretamente do HD (como relatado acima, não possuo gravador de CDs, nem pendrive) gostaria muito de instalar mas, me parece que a coisa está meio complicada. Não encontrei nenhum material a respeito disso ainda.

Se alguem puder me ajudar eu agradeço muito

Abraços.

alarcon

Citação de: fcsouza online 08 de Fevereiro de 2008, 18:20
amigos andei pesquisando e não obtive resultados em minha pesquisa de como proceder para instalar o Ubuntu 7.10 diretamente do HD (como relatado acima, não possuo gravador de CDs, nem pendrive) gostaria muito de instalar mas, me parece que a coisa está meio complicada. Não encontrei nenhum material a respeito disso ainda.

Se alguem puder me ajudar eu agradeço muito

Abraços.

pergunto você consegue fazer um disquete de boot com o grub?

Já procurou no google assim: Install Ubuntu Linux without burning a cd

fcsouza

Estou usando o Ubuntu de dentro de uma virtual maquina no winXP, andei lendo a tarde toda mas ainda não obtive êxito na procura.

Pode me ajudar?

alarcon

Bom se você puder ter o grub de alguma forma...

CitarNesse "tutorial" tento descrever os passos que usei para instalar o Ubuntu 7.10 v32bits em meu computador com o uso da sua imagem de cd .ISO e um pendrive. Este procedimento é útil pelo fato de você não precisar gravar um cd a cada instalação de uma verão diferente ou reinstalação. Acredito que este procedimento funcione em todas as versões do Ubuntu.

* Faça o download (http://releases.ubuntu.com/7.10/ubuntu-7.10-alternate-i386.iso) do .ISO versão alternate da versão que você quer instalar, no meu caso: ubuntu-7.10-alternate-i386.iso.

* Vá em faça o download (http://archive.ubuntu.com/ubuntu/dists/gutsy/main/installer-i386/current/images/hd-media/) dos arquivos: "boot.img.gz", "vmlinuz" e "initrd.gz" (preste atenção para a versão e a arquitetura do Ubuntu que vai ser instalado).

* Copie a imagem do cd/dvd e os três arquivos anteriormente baixados para a raiz de uma partição diferente daquela de onde o Ubuntu será instalado (pode ser um pendrive ou hd externo usb), atenção pois ela não pode ser uma partição ntfs.

* Se você já tem o grub instalado em seu computador somente de o boot se não use em cd com o grub instalado (imagem bootável do grub) e a grave em um cd e de boot por ele.

ATENÇÃO: se você for usar um pendrive ou um hd externo esse deve estar conectado ao seu computador durante o boot (acho que a placa mãe não precisa conseguir da boot por pendrive/hd externo, pois quando testei o boot por usb não estava ativo na minha, obviamente se você não tiver o grub instalado em seu pc e for usar a isso dele você deve se certificar que está tudo configurado para dar boot pelo cd).

* Após o inicio do boot quando a tela inicial do grub se abrir pressione C para entrar na linha de comando, e entre com os seguintes comando em ordem:

1. "root (hd1,0)" onde o primeiro número é o numero da sua mídia e o segundo o numero da partição na mídia ambos começando em 0, no caso a primeira partição do primeiro hd será (hd0,0). Note que a numeração das partições variam de 0 a 3 para as partições primarias e a partir de 4 para as estendidas, então em um hd com 1 partição primária e 1 estendida o endereço da partição estendida será (hd0,4) mesmo que só existam 2 partições no hd. No meu caso como só haviam um hd e o pendrive conectados o endereço do pendrive era (hd1,0). OBS: caso apareça a mensagem de confirmação de montagem da partição você pode confirmar se está é a partição correta com o comando "find /" que lista os arquivos da raiz da partição montada.
   2. "kernel /vmlinuz root=/dev/rd/0 /init=/linuxrc rw"
   3. "initrd /initrd.gz"
   4. "boot"

A instalação deve iniciar normalmente carregando os arquivos da imagem que você baixou, a partir daqui proceda normalmente.
mais detalhes na fonte: http://universobolha.blogspot.com/2007/08/instalando-o-ubuntu-pela-isopendrive.html

Veja também:
http://www.instantfundas.com/2007/08/install-any-linux-distro-directly-from.html

Ou então procure algo mais esclarecedor no google.

alarcon

Citação de: fcsouza online 08 de Fevereiro de 2008, 18:45
Estou usando o Ubuntu de dentro de uma virtual maquina no winXP, andei lendo a tarde toda mas ainda não obtive êxito na procura.

Pode me ajudar?

pelo que entendi de alguma forma você vai precisar do grub, por isso perguntei se você poderia instalar o grub em um disquete. Não sei se o grub da máquina virtual serviria também para fazer isso que postei mais acima.

procurar no google assim Install Ubuntu Linux without burning a cd também ajuda.

fcsouza

bem, vou dar uma lida nestes textos que me passou, obrigado pelo empenho...

Depois volto por aqui pra relatar as experiencias.

Valeu

alarcon

Citação de: fcsouza online 08 de Fevereiro de 2008, 18:55
bem, vou dar uma lida nestes textos que me passou, obrigado pelo empenho...

Depois volto por aqui pra relatar as experiencias.

Valeu

Ok

Olha só no seu uso pela máquina virtual o grub aparece certo?

Caso a resposta for afirmativa tenta fazer o que o texto explica para este grub da maquina virtual, o problema é que fala para usar a ISO do Alterante e não do LiveCD e me parece que você tem a ISO do LiveCD.

fcsouza

Sim aparece certo,
meu ISO é do liveCD, será que só "funfa" com o do alternate?
bem vou dar uma olhada aqui derepente....

mas de qualquer forma está sendo muito positiva sua ajuda, tenho pouca experiencia em linux.

Abraços

IgorM0L

Hun... estou com um pouco de pressa, mas eu ouvi falar em um instalado do Ubuntu via o proprio Windows.
Eu não recomendo, mas é possível.
Uma questão: qual configuração de sua máquina?

fcsouza

amd atlonXP 1800
meméria 1GB
hd de 40GB

eu consegui instalar o grub4dos e ele aparece agora na inicializa~]ao do windows, estou com a iso de ubuntu na pasta raiz C:/ mas não consigo fazer o grun4dos iniciar a instalação partindo da ISO.

Alguma dica amigo?

alarcon

Citação de: fcsouza online 08 de Fevereiro de 2008, 21:51
amd atlonXP 1800
meméria 1GB
hd de 40GB

eu consegui instalar o grub4dos e ele aparece agora na inicializa~]ao do windows, estou com a iso de ubuntu na pasta raiz C:/ mas não consigo fazer o grun4dos iniciar a instalação partindo da ISO.

Alguma dica amigo?

qual é a formatação de sua partição windows (ntfs ou fat32)?

fcsouza

tenho duas partições no HD uma para o sistema WIndows outra para arquivos e documentos, as duas são FAT32