Escolha de Linguagem e IDEs para programação em Linux

Iniciado por Lex Luthor, 30 de Janeiro de 2008, 19:26

tópico anterior - próximo tópico

Lex Luthor

Pessoal,
   Estou abrindo este tópico porque todas os tópicos que achei não me atenderam pessoalmente, e gostaria de tirar uma dúvida.
   De vez em quando "dá na telha" de eu querer fazer um programinha para mim, coisa pessoal, que não existe por aí, e eu quero fazer para uso pessoal. Sei programar em diversas linguagens (C, C++, Java, PHP, Pascal, Perl, etc...) e normalmente tenho programado para Java, principalmente por ser uma linguagem robusta, multiplataforma e muito fácil.
   No entanto, tenho interesse em fazer programinhas voltados à plataforma gnome, principalmente porque já chutei o Ruindows tem tempo daqui de casa e do trabalho e não preciso mais dele, além de quere aprender mesmo.

   Então surge a minha dúvida. O que utilizar ? Gostaria de uma linguagem fácil e ao mesmo tempo poderosa, que possua uma IDE gráfica de desenvolvimento para interfaces gráficas no gnome e também tenha algum tipo de banco de dados local, para não ficar dependendo de mySQL, PGSQL, etc...

   Tenho lido alguma coisa sobre o Python, que nunca mexi, pelo que pude ver ele tem um BD interno... alguém tem mais informações ?

   Gostaria da dica de vocês do que eu poderia utlilizar para desenvolver meus programinhas.

Abraços,
  Alex.
Analista de Redes- Segurança da Informação
Bacharel em Ciências da Computação - UnB
Ubuntu Forever - Compiz Fusion -

coyoterj

#1
Lex,

Eu já passei por muitas linguagens (até dbase, rs... tá, não é uma linguagem mas na época era um show  ;D)

Hoje em dia programo exclusivamente para web, normalmente dinamizando sites estáticos. Uso o php por várias razões que vc já deve conhecer.
Até que um dia, montando um curso de algorítimos, com base num livro antigo com o Pascal como exemplo, procurei uma linguagem porque o pascal já está meio gagá... E os requisitos pretendidos me levaram ao Python. Foi amor a primeira vista. É o que me falaram, voltar a ter prazer em programar. Se divertir programando. Além das características que ela tem.
Só uma coisa ainda atrapalha: apesar de muitos provedores terem suporte ao Python, para valer a pena trabalhar na web, só usando um bom framework (Django, CherryPy, etc..) e aí é que surge o problema, normalmente só é possível tendo um vps, o que gere outro problema, administrá-lo... E por aí vai.
Mas é uma excelente linguagem e no dia que ela tiver um suporte *real* na web, blau blau php...

Acrescentando, o Eclipse é muito bom junto com o Geany (não é uma ide, mas quebra um galhão)

Abs
Dell Inspiron 5447 Intel Core i5-4210U CPU @ 1.70GHz × 4 | HD sata 1 também | 4 Gb ram
Pier de Ipanema | Facebook Pier de Ipanema
[IMG]http://www.pierdeipanema.com.br/sites/default/files/outras/ubuntu-user

Lex Luthor

Valeu, coyote, minha intenção é fazer aplicativos desktop gráficos mesmo.

Talvez até transformar um em java que fiz para me ajudar a lembrar minhas manuenções da minha moto/carro.

A questão do BD é que preciso de uma API transparente para mexer com BDs, assim não preciso ficar fazendo bibliotecas e rotinas para tratamento de arquivos. Ao mesmo tempo não quero que uma simples aplicação tenha que depender de um servidor tipo mySQL...

Tenho lido alguma coisa sobre DB API do python, mas estou sem tempo nenhum, não sei se ainda é isso que preciso.

Abraços...
Analista de Redes- Segurança da Informação
Bacharel em Ciências da Computação - UnB
Ubuntu Forever - Compiz Fusion -

MarcosSoares

Você pode tentar utilizar o gambas2.

#sudo apt-get install gambas2

Darcamo

Já programei com a biblioteca gráfica GTK em C++ (Gtkmm - http://www.gtkmm.org/) e em python (pygtk - www.pygtk.org/). Ambas são bons "bindings" da biblioteca GTK (que é feita em C) para as respectivas linguagens. No entanto, posso afirmar que certamente trabalhar com a pygtk é bem mais fácil por causa da própria linguagem, python, que é fácil de mexer e você obtém resultados mais rapidamente.

Por isso que python tem conquistado cada vez mais sucesso num mundo open source.