Coisas que quase ninguém sabe sobre a Microsoft (artigo Meio Bit)

Iniciado por glaubergoncalves, 25 de Outubro de 2007, 16:50

tópico anterior - próximo tópico

glaubergoncalves

Artigo recente do Meio Bit traz questões sobre supostos benefícios pouco conhecidos de se trabalhar com softwares da Microsoft. Vale uma leitura calma e atenta, especialmente dos comentários, que é onde a discussão acontece. O que o pessoal aqui do fórum tem a dizer sobre o tema, que contrapontos interessantes podemos levantar em relação ao Software Livre? Grande abraço, Gláuber.

Link para o artigo: Coisas que quase ninguém sabe sobre a Microsoft

IgorM0L

Você sabia que...

Que governos tem direito de acesso ao código fonte do Windows para garantir sua soberania nacional?
  Você sabia que o usuário comum não?

Que empresas particulares podem ter o direito de acesso ao código fonte do windows na forma de consulta para o desenvolvimento de drivers e outros recursos que necessitem de alta integração com o sistema, em alguns casos de forma paga, em outros de forma totalmente gratuita?
  Haa.. legal. Mas elas podem modificar o código-fonte para melhorar o sistema?

Que o código fonte do kernel do Windows não apenas está disponível para uso em sala de aula, mas foi organizado de forma didática para a realização de experiências?
  Você sabia que isso é somente a documentação :)
  Você já ouviu falar em uma distribuição Windows? No Ubuntu WIndows, no Gentoo Windows, no Debian Windows? Eu não...

Que o Windows CE não é apenas um Windows para dispositivos móveis, mas possui uma ferramenta (Platform Builder) que permite que se monte um novo sistema operacional a partir da escolha de milhares de peças que formam o Windows CE, desta forma criando sistemas operacionais específicos para determinados hardwares (sistemas embarcados) sem o excesso de funcionalidades? Além disso o custo de licença da unidade do sistema operacional é
adaptado a partir das partes escolhidas pelo desenvolvedor, podendo ficar um valor a partir de aproximadamente US$ 10,00 a unidade?
  Você sabia que o Windows CE foi largado pela Microsoft como projeto?
  Você sabia que isso foi feito somente para adaptar ao hardware e o usuário mesmo que vai a derma?

Que as urnas eletrônicas brasileiras foram criadas com base no Windows CE embarcado conforme a tecnologia citada no item 4?
  Deve ser por isso que o Lula ganhou as eleições... (brincadeira, não sou do PT nem do PSDB, fiquei com o da educação mesmo)
  Mas falando sério, de novo esse projeto morto chamado Windows CE. Faz favo UmQuarto Bit.

Que qualquer curso de nível técnico ou superior com matérias de informática pode realizar um contrato chamado MSDN a (US$ 499,00/ano, menos de R$ 1.000,00/ano), através do qual a instituição de ensino ganha o direito de usar os softwares Microsoft (exceto MS Office) em qualquer quantidade nos seus laboratórios, distribuir cópias oficiais em qualquer quantidade para os professores e distribuir cópias oficiais em qualquer quantidade para seus alunos? Muitas universidades nacionais possuem esse contrato, mas infelizmente não divulgam aos alunos e não são organizadas o suficiente para distribuirem os softwares.
Se as universidades tivessem aderido em massa a este contrato na época em que o país foi ameaçado devido ao seu volume de pirataria o problema teria sido facilmente sanado.
  E você sabia que o OpenSource GPL como o Ubuntu, não pode mais DEVE SER DISTRIBUIDO LIVRIMENTE?

Que a Microsoft mantém um repositório curricular no qual existem inúmeros programas de curriculo acadêmico fornecidos como sugestão para uso em sala de aula e podendo ser livremente adaptados?
  Sem comentários (Não resisto a me calar: Linux e Agencia de Emprego eu não tenho nada a declarar.)

Que a Microsoft mantém o Faculty Connection, algo como uma comunidade voltada ao meio acadêmico e que fornece ao professor o Visual Studio 2005 Professional gratuitamente (isso, claro, se a instituição já não possuir o MSDN a)?
  E você sabia que eu uso GCC?
  Você conhece o GCC?
  Você conhece o Anjuta, o Eclipse e bla bla bla?

Que a Microsoft mantém no Brasil um projeto chamado Aluno Monitor, que permite a inúmeros estudantes de todo o país se dedicarem ao estudo da
tecnologia e terem uma grande oportunidade na vida?
  Sabia que eu conserto PCs de uma ONG em Minas Gerais onde se da aula de Inclusão Digital? Com Linux?!

Que a Microsoft tem realizado o projeto S2B - Student To Bussiness - anteriormente denominado ProForm - uma preparação de estudantes para o
mercado de trabalho que encontra-se extremamente carente de mão de obra? Tudo sem custo algum para o estudante.
  Isso é um belo trabalho, mas o que Linux tem haver?
  Bom, como diria no Panico na TV: Teu passado te condena!
hahhaa

Que o MS Ajax Toolkit, um conjunto de componentes gratuitos para o desenvolvimento web, foi criado com a participação da comunidade - convidada a sugerir e produzir os componentes do Ajax Toolkit, mantendo-os com código fonte aberto e hospedados no CodePlex?
  Ajax... Conhece PHP junto com GTK+ on-line?
  Ou melhor, conhece serviços de Web famosos com Apache entre outros,,, tudo Open.
  Mas ate gosto desse Ajax;

Que o MS Ajax tem seu código fonte aberto?
  Microsoft Coporation by Open Source.

Que a Microsoft abriu o código fonte de inúmeras bibliotecas do framework .NET 3.5?
  Sabia que tudo no OpenSource é aberto?

Bom, cansei de ficar respondendo ao MeioBit.
Olha, são trabalhos interessantes alguns da Microsoft, mas isso não defende todo passado da Microsoft.
A Microsoft não é santa, muito pelo ao contrário, e esses projetos de caridade são no Brasil interssants, mas isso existe em varios lugares felizmente, e tomara que continue a existir!
Se for verdade mesmo, dou até parabens para Microsoft.
Linux é um sistema, mas também uma filosofia de programar, ele virou um ícone dessa filosofia.
Nós não temos como papel atacar a Microsoft, mas ser uma alternativa mlhor que suas politicas capitalistas. Se ela faz caridade ou não o sistema LInux não tem  nada haver;
Já sobre os códigos abertos, já expressei anteriormente minha opnião....

Lembrando que esse pessoal do MeioBit adora uma fofoca e polemica, mas o que teenho dizer que conclui é: E daí?

gaules

não é q ninguém sabe... é q ninguém quer saber mesmo... coisa mais inútil essas informações....

glaubergoncalves

Penso que, mais significante do que as coisas que a Microsoft permite que eu faça com seu software... é o que eu posso fazer com o Software Livre, independente da ação benemérita de uma grande corporação. Prefiro não depender de benefícios outorgados, e sim estar livre para escolher entre possibilidades construídas de forma aberta.

Dennes

Oi !

Citação de: igormol online 25 de Outubro de 2007, 20:36
Você sabia que...

"  Que governos tem direito de acesso ao código fonte do Windows para garantir sua soberania nacional?

Você sabia que o usuário comum não?"

Está enganado. No artigo original, publicado no meioBit (http://www.meiobit.com ), você encontra links onde você mesmo pode fazer o download deste código fonte para fins de estudo. Procure por WRK nos links que falam sobre os recursos acadêmicos.

" Que empresas particulares podem ter o direito de acesso ao código fonte do windows na forma de consulta para o desenvolvimento de drivers e outros recursos que necessitem de alta integração com o sistema, em alguns casos de forma paga, em outros de forma totalmente gratuita?"

"  Haa.. legal. Mas elas podem modificar o código-fonte para melhorar o sistema?"

Em se tratando do Windows CE, podem. Em relação a outras edições, se for identificado algo que possa ser melhorado no sistema isso deve ser reportado em http://connect.microsoft.com . Lembre-se, trata-se de um produto comercial.

" Que o código fonte do kernel do Windows não apenas está disponível para uso em sala de aula, mas foi organizado de forma didática para a realização de experiências?
  Você sabia que isso é somente a documentação :)
  Você já ouviu falar em uma distribuição Windows? No Ubuntu WIndows, no Gentoo Windows, no Debian Windows? Eu não..."

No próprio artigo original, localizado no meioBit (http://www.meiobit.com ), basta seguir os links acadêmicos para encontrar o WRK, onde você vai descobrir que isso é bem mais do que documentação, trata-se do Kernel disponível para modificações e experimentos.

Quanto a variantes do sistema operacional, podem ser construidas com o Windows CE e o PlatForm Builder, também citados no artigo.

" Que o Windows CE não é apenas um Windows para dispositivos móveis, mas possui uma ferramenta (Platform Builder) que permite que se monte um novo sistema operacional a partir da escolha de milhares de peças que formam o Windows CE, desta forma criando sistemas operacionais específicos para determinados hardwares (sistemas embarcados) sem o excesso de funcionalidades? Além disso o custo de licença da unidade do sistema operacional é
adaptado a partir das partes escolhidas pelo desenvolvedor, podendo ficar um valor a partir de aproximadamente US$ 10,00 a unidade?

Você sabia que o Windows CE foi largado pela Microsoft como projeto?
  Você sabia que isso foi feito somente para adaptar ao hardware e o usuário mesmo que vai a derma?"

Como você poderá observar neste endereço http://msdn2.microsoft.com/en-us/embedded/aa731407.aspx , de largado o Windows CE não tem absolutamente nada.

Não sei se entendi sua colocação quanto aos usuários, mas conforme os componentes de sistema que você escolher ao criar um novo sistema operacional a partir do Windows CE, este seu novo sistema poderá rodar o .NET Framework, cuja versão 3.0 tem excelentes recursos de interface com o usuário. Mas é óbvio que isso depende do hardware específico dar suporte aos recursos em questão.

"  Que as urnas eletrônicas brasileiras foram criadas com base no Windows CE embarcado conforme a tecnologia citada no item 4?
  Deve ser por isso que o Lula ganhou as eleições... (brincadeira, não sou do PT nem do PSDB, fiquei com o da educação mesmo)
  Mas falando sério, de novo esse projeto morto chamado Windows CE. Faz favo UmQuarto Bit."

Sobre a questão do projeto estar morto, consulte o link anterior, mais acima. Poderá ver que a informação está equivocada.

"  Que qualquer curso de nível técnico ou superior com matérias de informática pode realizar um contrato chamado MSDN a (US$ 499,00/ano, menos de R$ 1.000,00/ano), através do qual a instituição de ensino ganha o direito de usar os softwares Microsoft (exceto MS Office) em qualquer quantidade nos seus laboratórios, distribuir cópias oficiais em qualquer quantidade para os professores e distribuir cópias oficiais em qualquer quantidade para seus alunos? Muitas universidades nacionais possuem esse contrato, mas infelizmente não divulgam aos alunos e não são organizadas o suficiente para distribuirem os softwares.
Se as universidades tivessem aderido em massa a este contrato na época em que o país foi ameaçado devido ao seu volume de pirataria o problema teria sido facilmente sanado.
  E você sabia que o OpenSource GPL como o Ubuntu, não pode mais DEVE SER DISTRIBUIDO LIVRIMENTE?"

A diferença é só o volume de empresas que utilizam Windows e o volume de empresas que utilizam Ubuntu. Uma instituição de ensino superior tem por obrigação ensinar aos alunos os vários angulos da tecnologia para que estes se adaptem a área do mercado que desejarem.

"  Que a Microsoft mantém um repositório curricular no qual existem inúmeros programas de curriculo acadêmico fornecidos como sugestão para uso em sala de aula e podendo ser livremente adaptados?
  Sem comentários (Não resisto a me calar: Linux e Agencia de Emprego eu não tenho nada a declarar.)"

Desculpe, mas infelizmente não foi possível compreender seu comentário.

"  Que a Microsoft mantém o Faculty Connection, algo como uma comunidade voltada ao meio acadêmico e que fornece ao professor o Visual Studio 2005 Professional gratuitamente (isso, claro, se a instituição já não possuir o MSDN a)?
  E você sabia que eu uso GCC?
  Você conhece o GCC?
  Você conhece o Anjuta, o Eclipse e bla bla bla?"

Só porque você gosta do GCC não significa que uma instituição de ensino superior deva ficar limitada a ensinar uma ferramenta só, não acha ? Para um ensino minimanete digno uma instituição de ensino superior tem a obrigação de ensinar tanto a utilização de softwares proprietários como a utilização de softwares livres.

"  Que a Microsoft mantém no Brasil um projeto chamado Aluno Monitor, que permite a inúmeros estudantes de todo o país se dedicarem ao estudo da
tecnologia e terem uma grande oportunidade na vida?
  Sabia que eu conserto PCs de uma ONG em Minas Gerais onde se da aula de Inclusão Digital? Com Linux?!"

Será fácil os alunos desta ONG conseguirem empregos em um mercado habituado a utilizar Windows ?

"  Que a Microsoft tem realizado o projeto S2B - Student To Bussiness - anteriormente denominado ProForm - uma preparação de estudantes para o
mercado de trabalho que encontra-se extremamente carente de mão de obra? Tudo sem custo algum para o estudante.
  Isso é um belo trabalho, mas o que Linux tem haver?"

E por que teria que ter algo a ver ?

"  Bom, como diria no Panico na TV: Teu passado te condena!
hahhaa"

Se você está se referindo ao passado da Microsoft como empresa, lembre-se que estamos lidando com uma pessoa jurídica. Feliz ou infelizmente o que importa é se o produto resultante é bom. Dedicar a uma empresa sentimentos como mágoas passadas que deveriam ser reservados apenas a pessoas pode eventualmente gerar um certo atraso.

"  Que o MS Ajax Toolkit, um conjunto de componentes gratuitos para o desenvolvimento web, foi criado com a participação da comunidade - convidada a sugerir e produzir os componentes do Ajax Toolkit, mantendo-os com código fonte aberto e hospedados no CodePlex?
  Ajax... Conhece PHP junto com GTK+ on-line?
  Ou melhor, conhece serviços de Web famosos com Apache entre outros,,, tudo Open.
  Mas ate gosto desse Ajax;"

Com a diferença que os projetos abertos mantidos pela Microsoft fornecem total liberdade para que qualquer desenvolvedor possa, com o código fonte, fazer o que desejar, inclusive altera-los e inclui-los em projetos proprietários.

" Que o MS Ajax tem seu código fonte aberto?
  Microsoft Coporation by Open Source."

Não se trata de Open Source pela definição dele, já que o MS Ajax permite alterações em seu fonte e redistribuição até mesmo como novos produtos proprietários. Eu próprio já estive envolvido em um projeto assim.

"Nós não temos como papel atacar a Microsoft, mas ser uma alternativa mlhor que suas politicas capitalistas. "

O capitalismo não foi criado pela Microsoft, é muito mais antigo que isso, mas este meu comentário é desnecessário. O fato é simplesmente que a Microsoft, como empresa, vive no sistema que existe hoje em todo o mundo. Quando alguém inventar uma alternativa viável ao capitalismo, então teremos mais evoluções.

Dennes Torres
http://www.bufaloinfo.com.br
http://cidadaocarioca.blogspot.com

boi

Não acredito que ainda tem gente que morde a isca!
Pessoal, acorda! Vocês vão ficar para sempre indo na onda desses trolls profissionais?

glaubergoncalves

Citação de: boi online 30 de Outubro de 2007, 14:15
Não acredito que ainda tem gente que morde a isca!
Pessoal, acorda! Vocês vão ficar para sempre indo na onda desses trolls profissionais?
boi, acho que a discussão é válida, mesmo tendo um grande potencial de se tornar uma baita flame bait, tenho ciência disso... mas enfim, vamos ver o que acontece... ;)

Citação de: Dennes online 30 de Outubro de 2007, 03:41
Oi !

Citação de: igormol online 25 de Outubro de 2007, 20:36
O capitalismo não foi criado pela Microsoft, é muito mais antigo que isso, mas este meu comentário é desnecessário. O fato é simplesmente que a Microsoft, como empresa, vive no sistema que existe hoje em todo o mundo. Quando alguém inventar uma alternativa viável ao capitalismo, então teremos mais evoluções.

Dennes Torres
http://www.bufaloinfo.com.br
http://cidadaocarioca.blogspot.com
Olá Dennes seja bem vindo ao fórum. Interessante tu estar participando da discussão aqui do Fórum Ubuntu sobre teu post no Meio Bit, acho que isso só vem a corroborar a importância desse fórum nas discussões que envolvem a tecnologia da informação (da cultura, do contato humano, e de tantas outras áreas...), se não fosse, provavelmente tu o teria ignorado.

Como eu disse antes, não acho que seja uma questão do que pode ser oferecido, mas sobre o que simplesmente pode ser feito. Entendo que o Software Livre não trabalha com vantagens, mas sim que a liberdade proporcionada em seu manuseio gera possibilidades, de forma natural e espontânea. Quanto à questão que envolve um mercado onde quem domina é o Windows, isso é algo muito efêmero, o mercado já foi do vinil, do k7 e da Britney Spears, o que não quer dizer que isso ficou estático permanentemente. Não acredito nem que a noção de "um mercado" permaneça estática. Basta as pessoas começarem a mudar alguns paradigmas. Muito mais que velhas idéias com novas roupas, vejo no Software Livre a red pill que inverte a lógica do óbvio e do comum e que, através do tecnológico, acaba por desvelar o humano, o real e o atual, trazendo de volta um pouco da <modo Revolução Francesa on>liberdade, igualdade e fraternidade</modo Revolução Francesa off> perdidas nas entranhas do capitalismo selvagem...

P.S.: só não vale me chamar de romântico, ou ingênuo... vai ser clichê demais... :P

gaules

engraçado... quando o rwindows tenta se igualar ao linux ele é elogiado hehehe

crdrj

Bom, resumindo em poucas palavras tudo o que o meio fala na forma de uma extensa lista, a verdade é que a Microsoft libera, sob certas circunstâncias, com determinadas restrições, o código fonte (total ou parcial) de componentes do sistema operacional Windows, além de emprestar software por um preço bastante barato (mas não gratuitamente) para certas classes.

1. Duvido que qualquer estudante ou professor, que façam alguma coisa com o código fonte de algum componente do Windows, se atreva a distribuir o resultado de seu trabalho. No máximo eles poderão utilizar isso, dentro da forma pré-estabelecida pela M$, durante o tempo que lhes for permitido.

2. As cópias de software da Microsoft que são distribuídas por instituições ou empresas de ensino, certamente possuem restrições de uso do tipo: até o fim do curso, ou coisa semelhante (e é real mesmo, nem vou me dar ao trabalho de procurar).

3. Lembrando que, nem pagando da maneira normal, em uma loja ou distribuidor autorizado, você se torna dono de um software proprietário. Você está pagando pelo direito de utilizar aquele software, dentro das restrições impostas pelo fabricante, da maneira estabelecida pelo fabricante, e pelo tempo que o fabricante achar que você deva utilizar o tal software.

4. Você sabia, que gastando US$ 10,00 por urna, e comprando 50.000 urnas, o governo mandou pelos ares US$ 500.000,00 do bolso do contribuinte? Sendo que o sistema anterior funcionava!

5. Você sabia que, com uma equipe pequena de programadores, o governo poderia utilizar software livre para desenvolver uma solução adequada para a realidade brasileira, por uma fração do preço acima citado?

6. "Que a Microsoft mantém um repositório curricular no qual existem inúmeros programas de curriculo acadêmico fornecidos como sugestão para uso em sala de aula e podendo ser livremente adaptados?"
    E você sabia que existem projetos como o KDE Education, GCompriz, Childsplay, e programas como o Cartes du Ciel, SciLab, OpenOffice/BrOffice, Inkscape, GIMP, Celestia, soluções GRASS e GIS, Euler, Maxima, xaos, qcad, dia e Blender, só para citar alguns, que cobrem desde o ensino primário até o superior, e que podem e são utilizados por diversas instituições acadêmicas superiores do mundo todo? E que todos esses programas são distribuídos gratuitamente, sem restrição de uso, na sua maioria completamente opensource? Que esses programas, por serem tão abertos, podem ser modificados e adaptados para a realidade local, sem o risco de cair na ilegalidade? Que esses programas tem evoluído rapidamente e se aproximado ou até mesmo, em alguns casos, superado soluções comerciais?

7. Você sabia que qualquer curso técnico ou superior de ensino, ou mesmo algum usuário caseiro, pode estudar o código fonte de todos os componentes do Linux, modificá-los da maneira que bem entender, fazer o que quiser com o resultado, pelo tempo que quiser?

8. "Se você está se referindo ao passado da Microsoft como empresa, lembre-se que estamos lidando com uma pessoa jurídica. Feliz ou infelizmente o que importa é se o produto resultante é bom."
    Concordo plenamente. Como podemos ver com os resultados do Windows Vista, acho que seria infelizmente para a Microsoft.

E, por fim, cara..Se você é programador, trabalha na área de tecnologia e tem alguma capacidade intelectual, meu... Como você consegue se submeter a utilizar um sistema como o Windows? Experimenta o Linux, roda os teus próprios benchmarks, dá um tempo para ti mesmo conhecer em primeira mão a plataforma, faz isso nem que seja no teu tempo livre em momentos de completa monotonia. Se depois que você aprender a usar o sistema, você continuar preferindo a plataforma Windows, bom, ai eu desisto... Neste caso que você seja feliz usando o teu Wilsons que eu serei feliz usando meu Zubumafu. (:
Vostro 1510 [-] Core 2 Duo T8100 [-] 2 GB DDR2 [-] GeForce 8400M [-] Ubuntu 8.10

IgorM0L

Sobre discutir "trolls", talvez dentro de nossa comunidade é bom para chegarmos a novas conclusões e talz, o problema é perder seu tempo por aí em outros fóruns e etc.
  Vamos fazer nosso trabalho e pronto. O maior problema das pessoas normalmente é de querer dizer que o Open Source tem que concorrer com tudo com a Microsoft e etc.! Para que? Deixe ela fazer seu trabalho, ruim ou bom, e daí?

"Coisas que quase ninguém sabe sobre a Microsoft", realmente, coisas que ninguem sabe. Vocês já viram o filme "Piratas do Vale do Silício"? Bem que ele deveria passar na globo na seção da tarde! Aí as pessoas iriam saber "coisas" da HISTÓRIA da Microsoft.
hahahaha

Linux não é uma instituição de caridade, não é religião e não vai salvar o planeta de guerras e problemas ambientais sérios.
  Se bem que o Linux pode salvar o planeta... Dizem que o Acidente nuclear de Chernobil foi causado por uma falha no MS-DOS 3.1, hhahahahahahahha

Syph0s

Citação de: igormol online 06 de Fevereiro de 2008, 00:31
  Sobre discutir "trolls", talvez dentro de nossa comunidade é bom para chegarmos a novas conclusões e talz, o problema é perder seu tempo por aí em outros fóruns e etc.
  Vamos fazer nosso trabalho e pronto. O maior problema das pessoas normalmente é de querer dizer que o Open Source tem que concorrer com tudo com a Microsoft e etc.! Para que? Deixe ela fazer seu trabalho, ruim ou bom, e daí?

"Coisas que quase ninguém sabe sobre a Microsoft", realmente, coisas que ninguem sabe. Vocês já viram o filme "Piratas do Vale do Silício"? Bem que ele deveria passar na globo na seção da tarde! Aí as pessoas iriam saber "coisas" da HISTÓRIA da Microsoft.
hahahaha

Linux não é uma instituição de caridade, não é religião e não vai salvar o planeta de guerras e problemas ambientais sérios.
  Se bem que o Linux pode salvar o planeta... Dizem que o Acidente nuclear de Chernobil foi causado por uma falha no MS-DOS 3.1, hhahahahahahahha

o filme é derivado do livro.. só que a distorção foi parecida com a que aconteceu com o filme Carandiru.. quem leu o livro carandiru e depois foi ver o filme teve a mesma reação de quem leu o livro e depois viu o filme piratas do vale do silicio... o filme não é a história exata

sobre o windows só tenho a dizer uma coisa.. existe um contrato de uso.. não condorda com ele? chupa o dedo.. simples... não usa ou usa outra coisa... ficar chutando windows e ms é perda de tempo..

e como disseram: não caiam na isca... o meiobit não tem qualquer compromisso com a verdade...

crdrj

Eu sei que não devemos alimentar os trolls, mas essa foi forte demais! Olhem esse comentário postado no meiobit:
luctimm 220 bits
05/02/2008 - 16:23

É, eu tenho notado isso. Por pior que seja, o BR-Office tá expandindo pra caramba. E ele roda bem melhor em Windows do que em Linux.

heheheheehhhee!!!
Vostro 1510 [-] Core 2 Duo T8100 [-] 2 GB DDR2 [-] GeForce 8400M [-] Ubuntu 8.10

celsofaf

Rio de Janeiro, RJ, Brasil

IgorM0L

Depois quero arrumar o livro original então, parece ser bacana;

Warlike Wolf

Bem, acho que todo mundo desse Meio Bit usa o Windows Pirata e só por isso eles já entram em contradição hahahaha.
Entre pagar para ter um sistema operacional como o Windows e não pagar para ter um sistema como o Linux, o que vocês acham que eu prefiro? Hahahahahaha
"Change"