pra quem quer aprender como o linux funciona

Iniciado por -.-, 01 de Fevereiro de 2008, 14:28

tópico anterior - próximo tópico

-.-

existe o Linux From Scratch,você o faz a partir do zero,é muito bom pra quem quer aprender.Estou começando o meu \o

http://www.linuxfromscratch.org/
Assinatura removida pela Equipe do fórum. Verifique as regras das assinaturas.

Hqxriven

PELO AMOR DE DEUS!!!

Eu já tentei isso e demora muito... e depois como integrar um gerenciamento de pacotes nele...

Se for ao menos tentar vai de ALFS ou BLFS e dá uma olhada nos hints depois!!!

Hqx
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

celsofaf

Boa sorte com sua empreitada no LFS! E haja paciência!
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Piras

Citação de: -.- online 01 de Fevereiro de 2008, 14:28
existe o Linux From Scratch,você o faz a partir do zero,é muito bom pra quem quer aprender.Estou começando o meu \o

http://www.linuxfromscratch.org/

Caro "hífen, ponto, hífen",

Parabéns pela paciência e coragem! Narre depois sua "epopéia" aqui para os colegas, por favor.

Caro Hqx,

Você pode instalar o gerenciador de pacotes que quiser: pacman, APT, RPM, etc. O problema é o repositório: ou você cria um próprio ou o melhor mesmo será compilar cada programa. Aliás, eu penso que é esta a lógica da coisa, compilar exatamente os programas que você vai usar e pronto. Coisa para quem quiser ter "pleno domínio do sistema", como dizem por aí.  Eu também não sei se o "pleno domínio" vale tanto trabalho. Mas, se a coisa é aprender...

Hqxriven

CitarCaro Hqx,

Você pode instalar o gerenciador de pacotes que quiser: pacman, APT, RPM, etc. O problema é o repositório: ou você cria um próprio ou o melhor mesmo será compilar cada programa. Aliás, eu penso que é esta a lógica da coisa, compilar exatamente os programas que você vai usar e pronto. Coisa para quem quiser ter "pleno domínio do sistema", como dizem por aí.  Eu também não sei se o "pleno domínio" vale tanto trabalho. Mas, se a coisa é aprender...

Amigo Pira é nesse ponto que falei para vc A INTEGRAÇÂO!!!

Instalar vc instala e aí como fica...

Sempre que eu posso faço umas brincadeiras com o ALFS e BLFS e estou tentando sem sucesso integrá-lo com o AUR ou com o emerge!!!

O problema amigo Piras e na atualização dos programas imagina a cada atualização seis meses vc ter que fazer uma compilação gigante denovo!!!
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

galactus

Olha que eu gosto de fuçar, mas este eu estou passando! Boa sorte!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Piras

Citação de: Hqxriven online 02 de Fevereiro de 2008, 17:54
CitarCaro Hqx,

Amigo Pira é nesse ponto que falei para vc A INTEGRAÇÂO!!!

Instalar vc instala e aí como fica...

Sempre que eu posso faço umas brincadeiras com o ALFS e BLFS e estou tentando sem sucesso integrá-lo com o AUR ou com o emerge!!!

O problema amigo Piras e na atualização dos programas imagina a cada atualização seis meses vc ter que fazer uma compilação gigante denovo!!!

Sim, eu sei. Mas a lógica da coisa é esta mesma. Se houvesse um sistema de gerenciamento de pacotes como o portage, por exemplo, qual seria a diferença entre o LFS e o Gentoo? A filosofia do LFS é outra. Eles querem mesmo que você tenha faça este esforço gigantesco, pois para eles é isto o que proporciona o aprendizado e o tal "pleno domínio do sistema".

Eu considero muito questionável essa história de "pleno domínio do sistema" com a multidão de bibliotecas e programas que são necessários para ter um desktop funcional hoje em dia. Por esta razão, quando penso em instalar o LFS não é com o objetivo de de fazer rodar um Gnome ou KDE, por exemplo. Para mim, faria muito mais sentido o sistema básico do LFS (cuja instalação pode facilmente ser automatizada), um gerenciador de janelas dos mais leves - como o Openbox ou Equinox, por exemplo - e o mínimo de aplicações possível; isto apenas para ter à disposição um ambiente gráfico a jato para variar. Afinal de contas, eu uso o Gnome, que não anda lá essas coisas no quesito velocidade. Agora, para mais do que isto, sinceramente, eu não acho que o LFS sirva.

Hqxriven

Sim, eu sei. Mas a lógica da coisa é esta mesma. Se houvesse um sistema de gerenciamento de pacotes como o portage, por exemplo, qual seria a diferença entre o LFS e o Gentoo? A filosofia do LFS é outra. Eles querem mesmo que você tenha faça este esforço gigantesco, pois para eles é isto o que proporciona o aprendizado e o tal "pleno domínio do sistema".

Eu considero muito questionável essa história de "pleno domínio do sistema" com a multidão de bibliotecas e programas que são necessários para ter um desktop funcional hoje em dia. Por esta razão, quando penso em instalar o LFS não é com o objetivo de de fazer rodar um Gnome ou KDE, por exemplo. Para mim, faria muito mais sentido o sistema básico do LFS (cuja instalação pode facilmente ser automatizada), um gerenciador de janelas dos mais leves - como o Openbox ou Equinox, por exemplo - e o mínimo de aplicações possível; isto apenas para ter à disposição um ambiente gráfico a jato para variar. Afinal de contas, eu uso o Gnome, que não anda lá essas coisas no quesito velocidade. Agora, para mais do que isto, sinceramente, eu não acho que o LFS sirva.

Concordo amigo o LFS acabaria virando o Gentoo mesmo...

Acho também que por causa do gentoo e até do Arch por exemplo, ter um trabalho gigante desses só vai te dar uma dor de cabeça das grandes pq o que vc vai ter que catar de dependências vai de desistimular!!!

Acho que em 2005 quando rodei o Kde no LFS ele foi super rápido... mas se colocar o OpenBox então...

O problema Piras é quando vc quer instalar novos programas e tem que instalar quer dizer compilar um grande quande quantidade de programas que depende de mais uma quantidade de programas... e quando um problema ocorre????

Faz tudo outra vez...

É um projeto bom mas hoje o gentoo no stage 1 te dá uma experiência muito boa sem doer tanto!!

Piras

Sim, é verdade. Eu diria que vale mais pela experiência/aprendizado do que como um sistema para uso quotidiano.

Chucknoris

As experiencias valem para quem tem algumas partiçoes sobrando..... tenho um Debian Etch já bem configurado, é interessante ter um pouco de domínio sobre o sistema seja la qual for...
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603