envio de e-mail via terminal / envio automatico de e-mail

Iniciado por ppfb, 11 de Janeiro de 2007, 09:55

tópico anterior - próximo tópico

ppfb

Alguem sabe como ou algum aplicativo que me ajude a enviar e-mails automaticamente pro meu endereço do gmail?

Por exemplo, gostaria de receber um e-mail automatico da minha maquina caso ela esteja sobreaquecida...

Estou pesquisando mas não consigo encontrar...se alguem puder dar uma luz, fico agradecido.

Obrigado.

arlei

Amigo,

existe um pequeno programa chamado mutt, que vc pode instalar via APT cuja finalidade é justamente essa, ou seja, de enviar um e-mail rapidamente via linha de comando, inclusive com anexo se assim vc desejar.
Eu pessoalmente nunca usei, porque tenho o sendmail instalado em minha maquina e qdo preciso envio por ele diretamente tbem via linha de comando a partir do parâmetro -i (sendmail -i .....), mais segue abaixo link explicativo que pode ajudar.

http://www.vivaolinux.com.br/dicas/verDica.php?codigo=462

No seu caso vc pode instalar o applet Computer Temperature Monitor em seu painel e nas suas preferênccias, na guia Alarm configurar que a certa temperatura deve ser disparado a linha de comando com envio da mensagem pelo mutt.

Acho que dessa forma pode lhe atender bem sua necessidade.

T+
Arlei

ppfb

Arlei, muito obrigado, era exatamente isso que eu queria.

Só uma pergunta, qual a diferença entre o mutt e o sendmail?

e

CitarNo seu caso vc pode instalar o applet Computer Temperature Monitor em seu painel e nas suas preferênccias, na guia Alarm configurar que a certa temperatura deve ser disparado a linha de comando com envio da mensagem pelo mutt.

essa applet é do mutt?

Abraço

arlei

ppfb,

como afirmei antes não conheço esse mutt, portanto fica até dificil de disser que simplesmente instalando ele o envio de e-mail ira funcionar, agora qto ao sendmail, esse é o mais usado MTA - Mail Transport Agent em todo mundo para plataforma UNIX/Linux, mais é meio complicado de configurar. Eu pessoalmente neste seu caso tentaria com esse mutt.
Qto ao applet, não é do mutt não, é um applet do Gnome que tenho inclusive instalado aqui na minha maquina e tbem com o sistema de alertas, porém em vez de e-mail eu configurei ele para rodar um audio pelo xmms qdo a temperatura do meu processador chega aos 52 graus C (xmms -p /home/arlei/sounds/siren_1.ogg).

T+
Arlei

arlei

Nome do applet: computertemp
Computer Temperature Monitor applet for GNOME
Computer Temperature Monitor is a little applet
for the GNOME desktop that shows the temperature
of your CPU on screen.
You can log temperatures to a file and set alarms as well.

More information: http://computertemp.berlios.de/

Instala pelo APT.

##### EDITADO #####
Mais info sobre esse mutt: http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=2285
###################

T+
Arlei

arlei

ppfb,

estive vendo aqui no sysnaptic pelo mutt e descobri que ele usa o "motor" do postfix, ou seja, tem o postfix como depêndencia, que tbem é um ótimo MTA e muito mais simples que o sendmail para se configurar.

T+
Arlei

ppfb

instalei o mutt...agora é só pesquisar como eu faço.

Vlw Arlei

arlei

ppfb,

descobri este outro software que não requer segundo o site a instalação de um MTA, como o postfix e sendmail. O nome é SendEmail (pois é, parecido mais não é) e serve para envio de e-mail via linha de comando.

http://caspian.dotconf.net/menu/Software/SendEmail/

Fonte: Lista Ubuntu-BR

T+
Arlei

ppfb

talvez seja meu caso...já que não vou querer ler e-mails pelo terminal.

vlw pela dica Arlei!

ppfb

vc chegou a instalar o sendEmail ai Arlei?

pra mim esse é realmente o q mais me atende.......pelo menos a primeira vista.......

com o mutt eu não estava conseguindo enviar e-mail sem ter q apertar um "ok" lá no mutt antes de enviar, isto é, não conseguia enviar apenas pela linha de comando....tenho ainda que descobrir como.

com esse de agora, o SendEmail eu to tendo problema com o "-s" que eu não to sabendo usar direito......no man tem isso:

Citar-s SERVER[:PORT]
              smtp mail relay, default is localhost:25

como será q eu uso ele?

vlw, abraço

ppfb

bem, dando um "sendEmail --help networking", temos:

Citar-s SERVER[:PORT]
    This option allows you to specify the SMTP server sendEmail should
    connect to to deliver your email message to.  If this option is not
    specified sendEmail will try to connect to localhost:25 to deliver
    the message.  THIS IS MOST LIKELY NOT WHAT YOU WANT, AND WILL LIKELY
    FAIL unless you have a email server (commonly known as an MTA) running
    on your computer!
    Typically you will need to specify your company or ISP's email server.
    For example, if you use CableOne you will need to specify:
       -s mail.cableone.net
    If you have your own email server running on port 300 you would
    probably use an option like this:
       -s myserver.mydomain.com:300

-o timeout=SECONDS
    This option sets the timeout value in seconds used for all network reads,
    writes, and a few other things.

o que não ajudou muito.......como faço para configurar um MTA? (é oq o mutt era?)

Adicionando algo a mais aqui:

Consegui!

Usando:
CitarsendEmail -f pedropaulo@inf.ufes.br -t pedropaulofb@gmail.com -u teste com o SendEmail -m estou testandoooo lalala -s inf.ufes.br

o e-mail foi enviado corretamente e nem foi parar na caixa de spam! ótimo!

vlw cara, abraço

zetto33

Excelente!! vlww...

Acresceria apenas, caso alguém caia de para-quedas, como eu (no caso escolhi o itelefonica, tive dificuldade com o ubbi):

sendEmail -f seulogin@itelefonica.com.br -t destinatario@dominio.com -u "ASSUNTO" -m "MENSAGEM" -s smtp.itelefonica.com.br:25 -xu seulogin -xp suasenha

a partir disto basta digitar no terminal man sendEmail e usar a criatividade

[]'s