Vírus

Iniciado por cosocara, 23 de Janeiro de 2008, 10:00

tópico anterior - próximo tópico

cosocara

Procurei ler aquilo que encontrei sobre vírus aqui no fórum, mas não achei resposta para minha dúvida, então lá vai:

É possível que um vírus ou cavalo de tróia na partição do windows capture uma senha de banco digitada no firefox da partição ubuntu?

Imagino que não, mas como meu conhecimento em informática é perto do zero...  ::)

Agradeço antecipadamente as respostas.
"If it ain't broken, keep fixing until it is".

agente100gelo

Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

cyberlion

A razão do "Não" é simples:

1) O cavalo-de-tróia do que está no Windows é um aplicativo "do" Windows, logo ele não é executado no ambiente do Linux.
Ubuntu 8.10 - LG R405-A MID (160HD - 3GB RAM - ati x1250)
Blog com tirinhas livres: http://noisnatira.com

agente100gelo

Eu já instalei um cavalo de tróia no Windows só para testar.
Ele não pegou nem o Firefox no mesmo perfil (não significa que todos não acionem o Firefox)
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

acborba

não. e creio que seje impossível (pelo menos até hoje)! :)
"Ubuntu Linux 8.04 / Athlon XP 2400+ / Asus A7v8x-x / GForce Fx 5200 128MB / 1GB / 80GB + 80GB"

cosocara

Pessoal, o que aconteceu comigo foi o seguinte:

No trabalho uso um computador com windows e, um certo dia (aproximadamente 1 mês atrás), ao digitar os dados da minha conta no banco, inclusive a senha de acesso da internet, percebi que apareceu uma outra tela pedindo a senha do cartão. Desconfiei, fui ao banco e troquei a senha.

Nunca mais utilizei o computador do meu trabalho para home banking, apenas o computador de casa, que tem o windows e o ubuntu instalados, e somente pelo ubuntu.

Acontece que ontem fui surpreendido com todas as minhas senhas bloqueadas, sem que eu tivesse tentado acessar a conta. Ou seja, alguém tentou acessar a conta e acabou bloqueando a senha da internet.

Daí a pergunta que deu início ao tópico.

Juntando as respostas apresentadas aqui no fórum com as dos técnicos em informática do lugar que trabalho, a conclusão que chegamos é que realmente a senha só pode ter sido capturada naquele dia, pelo computador do trabalho.

Portanto, acho que continuo seguro em relação ao uso do ubuntu para transações pela internet.

Obrigado pelas respostas.

"If it ain't broken, keep fixing until it is".

VB5

Portanto, acho que continuo seguro em relação ao uso do ubuntu para transações pela internet.

Com certeza...  ;)  a máquina W$ que teve esse problema provavelmente estava com um Trojan bem conhecido, que superpõe uma tela falsa ( como se fizesse parte da tela original do site) pedindo a senha do cartão. Esse Trojan ( como todos) é escrito para W$, e não tem efeito algum no Linux. Aliás, o blog de informática "Circuito Integrado" da Folha de S. Paulo aconselhava, há alguns meses , que os usuários W$ tivessem um LiveCD do Ubuntu e dessem boot com ele quando fossem usar home banking...  :D

http://circuitointegrado.folha.blog.uol.com.br/arch2007-11-18_2007-11-24.html

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

leandromdelima

Fugindo um pouco do tópico mas aproveitando o assunto, é possível ter um vírus pelo wine?  Por exemplo num excel da vida eu abro um macro contaminado e a praga tentar se propagar no ambiente do wine.  Isso pode acontecer?
Quando eu avançar, avancem comigo.  Se eu parar, me empurrem para frente.  Se eu der meia volta, matem-me.

zoroastro

também creio que não pois, quando tive a msma duvida eu pesquisei no google e achei respostas de que não era posível, mas nao to lembrado das explicações porque já faz tempo :)

cyberlion

Segundo li em algum lugar alguma vez (quem me dera uma indexação do tipo Beagle, rsrsrs), há sim a possibilidade de se infectar o Wine. Porém os danos realmente perigosos - leia-se apagar arquivos - só ocorrem se sua pasta home for definida como a C: do Wine.
Ubuntu 8.10 - LG R405-A MID (160HD - 3GB RAM - ati x1250)
Blog com tirinhas livres: http://noisnatira.com