comando "sudo".. não aceita!

Iniciado por rdcampos, 18 de Janeiro de 2008, 14:52

tópico anterior - próximo tópico

rdcampos

pessoal, é o seguinte.. aqui eu to com o ubuntu 7.04 acabei de instalar o sistema inteiro pela primeira vez, agora linux.. eu usava windows, mas vamos ao problema

quando eu digito sudo antes de um comando, o ubuntu não aceita a senha do root, ele fala que tá errado.. por exemplo:
$ sudo apt-get install (tento as 3 vezes, mas só dá senha errada)

e se eu faço:
$ su <enter>
#                       (ai funciona.. mas o comando sudo não funciona)

alguem ai sabe como arrumar isso?

Glauco Hass

No sudo você entra com a sua senha, não a do root.

rdcampos

humm... mas mesmo assim não foi..

tem que configurar alguma coisa especial no sudoers ????

obrigado.

Glauco Hass

Como o usuário root já vem desabilitado por padrão no Ubuntu, que alterações você já fez?

rdcampos

ai é que está.. eu não fiz nenhuma mudança, do jeito que instalei o ubuntu aqui, está a até agora.. por isso pergunto.. se tem alguma configuração pra ajustar o sudoer (/etc/sudoers) pra mim poder usar normalmente.

obrigado pela ajuda ein.

Glauco Hass

Posta o seu sudoers aqui, tem alguma coisa errada. Posta também o resultado completos dos comandos sudo ls e sujá que a senha não vai aparecer mesmo.

rdcampos

saida dos comandos

sudo ls:      (com a minha senha de usuário normal)
password:
Sorry, try again

sudo ls:      (com a senha do root)
password:
Sorry, try again

su:
Password:           (senha do root)
root@desktop:/home/ricardo#

ta ai.. :)

ahh, tavlez ajude, esse é o sudoers file:
# /etc/sudoers
#
# This file MUST be edited with the 'visudo' command as root.
#
# See the man page for details on how to write a sudoers file.
# Host alias specification

# User alias specification

# Cmnd alias specification

# Defaults

Defaults        !lecture,tty_tickets,!fqdn

# User privilege specification
root    ALL=(ALL) ALL

# Members of the admin group may gain root privileges
%admin ALL=(ALL) ALL

Versuri

Vc tem certeza que qdo cadastrou a sua senha de usuário a tecla capslock não estava ativada deixando toda maiúscula?
Recuperar a senha de root perdida não é uma tarefa fácil e pode-se dizer não "permitida" pois pode-se ocorrer qualquer invasão.
O meu conselho seria reinstalar o sistema, já que vc instalou agora, e prestar bem atenção na sua senha.

rdcampos

ah não cara... já está tudo configurado agora, sistema que eu uso aqui, programas e tudo, atualizado.. dexa queto então..

outra coisa.. a senha do root funciona normalmente com o "su".. só não funciona com o "sudo" esse é o problema.. ou seja, não é o caso do Caps Lock.. mas vlw pela ajuda..

Versuri

Se vc consegue se logar no terminal como root experimente definir uma nova senha para o sudo, abra um terminal como root e digite:
su passwd sudo ou passwd sudo ou sudo passwd

Nota: Qdo vc clica ctrl+alt+backspace e aparece o seu login vc consegue se logar com a sua senha? Se consegue então existe um erro no seu sudoers.

"Para que um determinado usuário tenha permissão para usar o sudo e, conseqüentemente, instalar programas ou alterar a configuração do sistema, adicione uma nova linha no arquivo /etc/sudoers:

usuario ALL=NOPASSWD: ALL

... substituindo o "usuário" pelo login desejado.

também veja essas dicas:
www.gestaodeti.com.br/blog/?cat=4
dicasubuntu.blogspot.com/2007/06/sudo-sem-pedir-senha-modo-no-seguro.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sudo