para os técnicos de plantão!

Iniciado por geralves, 23 de Janeiro de 2008, 16:51

tópico anterior - próximo tópico

geralves

Olá pessoal instalei o XP ,  o UBUNTU e o KURUMIM em um HD de 40 WESTERDIGITAL,
bom quando instalei o janper do HD estava na posição de CS (cabo selecionado) como estou tendo problemas no UBUNTU depois da instalação do KURUMIM, apos uns pedidos de ajuda aqui no forum vcs podem confeir aqui:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,30769.0.html

Alguem me respondeu que meu HD tava como (hdc) essa pessoa me disse q ele poderia estar na IDE2, ai o KURUMIM tava reconhecendo ele como (hdc), fui conferir e ele estava mesmo na IDE2 (foi assim que ele veio de fabrica e um deslise meu dexei) mas sempre usei ele assim tanto no XP quanto no UBUNTU (KURUMIM so ta em minha maquina há uma semana), ta bom mas a dúvida é  a seguinte,  dechei agora o HD como MASTER e não mais como CS (cabo selecionado) só que quando vai dar o BOOT e aparece o MENU ele não liga no KURUMIM (não da BOOT) no XP dá! ( esquece o UBUNTU pois como vcs podem ver no endereço citado acima eu estou com problemas no BOOT do UBUNTU mesmo o JANPER estando na posição de CS cabo selecionado).

Vamos a Dúvida, no LINUX se eu faço a instalação do SISTEMA com o JANPER do HD em uma posição e depois se eu mudar ele não aceita?
(tipo instalei como cabo selecionado, mas agora coloquei como master)
Porque o tranqueira do XP aceita, tando que estou postando essa dúvida usando o dito cujo e com meu HD como MASTER e não como CS(cabo selecionado) que foi a posição que usei na hora da instalação.
E ai pessoal?

CGaldino

Não me lembro bem, mas acho que já alterei a posição de Jumpers e não tive muitos problemas.

O que pode estar ocorrendo é que após a alteração a localização das partições no seu gerenciador de boot arquivo estar errada. Caso seja o grub edite o arquivo menu.lst do diretório /boot/grub colocando a localização correta das partições.

PS: Curiosidade: seu  HD master está na  na IDE-1 né?
@conradopreto Linux user #440560 / Ubuntu user #11411 /

geralves

Citação de: CGaldino online 23 de Janeiro de 2008, 17:16

PS: Curiosidade: seu  HD master está na  na IDE-1 né?

quando foi feita a instação foi feita na IDE2, mas quando coloco ele na IDE1 como master ai o KURUMIM não da BOOT, ok?

CGaldino

Coloque o em IDE-1 inicie o ubuntu dê o comando fdisk -l
anote

veja como ficaram as partições

depois no terminal:

sudo gedit /boot/grub/menu.lst

altere as entradas hdx de acordo com o resultado do fdisk

ABS,
C.
@conradopreto Linux user #440560 / Ubuntu user #11411 /

brunei

No arquivo /boot/grub/menu.lst deve estar indicando as partições com os dispositivos, como /dev/hda1 ou /dev/sdb1. Quando você muda o disco de lugar ou mexe nas partições (remove, acrescenta ou muda de ordem) os nomes dos devices mudam também. É melhor atualizar o menu.lst para usar o UUID da partição, que é um valor fixo (como um código da partição, um tipo de número de série) e é único para a partição (até que se prove o contrário ;) ). O Windows usa um método similar, por isso ele não tem problemas quando se muda o disco ou a partição (exceto em casos onde ele adora dar pau). Eu costumo mexer constantemente nas minhas partições e dava esse tipo de problema quando eu não usava UUID.

### Editando ###

Para obter o UUID de uma partição pode-se usar o comando vol_id:

vol_id dispositivo

Exemplo:

vol_id /dev/sda1

Faça isso para cada dispositivo referenciado no menu.lst. O valorque você usará é o que está à frente do termo UUID=. Daí é só trocar no menu.lst o nome do dispositivo pelo UUID.

Exemplo: onde estiver /dev/sda1 por UUID=xxxx-xxxx.

Mais informações pode ser obtidas em:

Reconstruindo a fstab
http://manual.sidux.com/pt-br/part-uuid-pt-br.htm
Bruno Ribeiro