Árvores 3D para ambientes virtuais esculpidas em software livre

Iniciado por alexcosta67, 18 de Janeiro de 2008, 10:20

tópico anterior - próximo tópico

alexcosta67

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=arvores-3D-para-ambientes-virtuais&id=010150080118


Árvores 3D para ambientes virtuais esculpidas em software livre
Da redação
18/01/2008  


Mundos virtuais e ambientes 3D podem parecer vistosos e até magníficos, gerando paisagens ultra-realísticas que atraem a atenção. Mas eles não são fáceis de se construir, o que é a principal razão da quase inexistência de sites 3D espalhados pela internet.

Criação de objetos tridimensionais

"Há uma comunidade muito, muito pequena de pessoas ao redor do mundo que têm o talento para criar objetos tridimensionais," explica o professor Vladlen Koltun, da Universidade de Stanford. "E são eles que fazem tudo. Esta é uma das razões pelas quais você não vê conteúdo tridimensional na web; porque ninguém consegue criá-lo".

Muito mais do que manejar um software específico, o trabalho de criação de objetos 3D é inteiramente artístico. O profissional tem que ser um verdadeiro "escultor digital", capaz de reproduzir na tela as nuances, sombras e movimentos dos objetos reais.

Árvores 3D

Para facilitar esse trabalho, a equipe do Dr. Koltun acaba de lançar um programa gratuito capaz de desenhar árvores verdadeiramente 3D, que podem ser vistas de qualquer ângulo, salvas como arquivos OBJ e importadas pelos programas de modelagem.

Mas por que árvores, ao invés de pessoas, prédios ou animais? Porque os botânicos já catalogaram e categorizaram as árvores do mundo real com um grande nível de detalhamento. Os pesquisadores puderam então incorporar esses dados em um engine matemático que cria as árvores.

Programa 3D gratuito

O programa, batizado de Dryad - a ninfa grega das árvores, - cria as árvores individuais utilizando cerca de 100 diferentes atributos, todos podendo ser variados de forma praticamente infinita. Espessura do tronco, tamanho das folhas, cores, espaçamento dos galhos, praticamente tudo pode ser configurado com alguns cliques e movimentos do mouse.

O programa foi construído de forma a se refinar continuamente, à medida em que os usuários vão projetando e escolhendo suas árvores. Desta forma, os projetistas de primeira viagem têm sempre a ajuda do próprio programa, cujo modelo matemático guia o usuário na construção de árvores com aparência similar a outras que já se mostraram populares entre os outros usuários.

Para conhecer o programa Dryad, veja link logo abaixo, no quadro Links desta notícia

http://dryad.stanford.edu/

Syph0s

para variar stanford está por trás.. essa universidade é maravilhosa, a contribuição que essas universidades dão para a pesquisa e desenvolvimento é imprescindível... sonho meu morar na california e ter um suporte desse em meus estudos...