Gobolinux.

Iniciado por Ricardo Ferreira, 10 de Janeiro de 2008, 12:22

tópico anterior - próximo tópico

Ricardo Ferreira

Alguém conhece esta distro?

http://www.gobolinux.org/

É revolucionária mesmo?
O que se ganha com ela?
Vamos lutar sempre pelo software livre!

Syph0s

já testei para ver a principal atração da distro, o modo como estão dispostos o sistema de arquivos... é bem parecido com a arvore do mac os, é mais intuitivo que etc, var, usr (Applications, System, User, Settings) ... porém a distro é bugada... só consegui instalar fazendo um gambiarra com o xorg do meu ubuntu... senão nem o startup ele dava... o conceito do HFS da distro é interessante e melhor que o atual, mas para o uso dele em massa teria que se mudar muita coisa, creio que deveriam dar mais atenção a esse conceito...

Piras

Citação de: Syph0s online 10 de Janeiro de 2008, 13:09
já testei para ver a principal atração da distro, o modo como estão dispostos o sistema de arquivos... é bem parecido com a arvore do mac os, é mais intuitivo que etc, var, usr (Applications, System, User, Settings) ... porém a distro é bugada... só consegui instalar fazendo um gambiarra com o xorg do meu ubuntu... senão nem o startup ele dava... o conceito do HFS da distro é interessante e melhor que o atual, mas para o uso dele em massa teria que se mudar muita coisa, creio que deveriam dar mais atenção a esse conceito...

Eu cheguei a preparar uma resenha sobre a Gobolinux aqui para os colegas, com imagens de tela e tudo. Mas a minha impressão pessoal sobre a atual versão foi tão negativa que preferi não publicá-la. Como o Syphos disse muito bem, ela é extremamente bugada.

Nem sempre foi assim: usei a versão estável anterior e ela era magnífica; estável, funcional e muito rápida. Dessa vez, porém, foi um verdadeiro desastre: nem mesmo alguns programas específicos, como o interessante console para gerenciamento de pacotes e recipes (scripts para compilação de pacotes-fontes) funcionam direito. E KDE, então, não parece ter sido configurado para distro, mas simplesmente estragado. Uma calamidade. Espero que eles ja estejam preparando uma nova versão com os bugs corrigidos a todo vapor, pois esta versão que testei é algo que faz mal a reputação do Gobolinux.

celsofaf

Nunca experimentei o Gobo, mas acho a idéia extremamente interessante e oportuna (ainda que possa ser melhorada) e dou todo o meu apoio moral ao projeto.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Syph0s

foi bom recodar do gobo... dei uma procurada sobre noticias sobre a distro e parece que está jogada às moscas.. desde abril não se lança nada... tomare que não fique assim por muito tempo, pois claramente o Gobo não é mais uma distro entre as milhares, a distro tem um diferencial muito importante e objetivo...

Piras

Citação de: Syph0s online 12 de Janeiro de 2008, 17:02
foi bom recodar do gobo... dei uma procurada sobre noticias sobre a distro e parece que está jogada às moscas.. desde abril não se lança nada... tomare que não fique assim por muito tempo, pois claramente o Gobo não é mais uma distro entre as milhares, a distro tem um diferencial muito importante e objetivo...

Desde abril não lança nada? A última versão estável - ou pretensamente estável - é de janeiro deste ano! O anúncio oficial da última versão, aquela que testei está aí embaixo:

http://lists.gobolinux.org/pipermail/gobolinux-users/2008-January/006884.html

Syph0s

Citação de: Piras online 13 de Janeiro de 2008, 00:43

Desde abril não lança nada? A última versão estável - ou pretensamente estável - é de janeiro deste ano! O anúncio oficial da última versão, aquela que testei está aí embaixo:

no server estava datada a ultima iso em abril... vou ver se há algo novo nessa 014... eu não lembro qual foi a versão que eu testei ;P

mas repare que na versão lançada há 10 dias o openoffice que vem é o 2.2.0 ...

Piras

Citação de: Syph0s online 13 de Janeiro de 2008, 13:57
Citação de: Piras online 13 de Janeiro de 2008, 00:43

no server estava datada a ultima iso em abril... vou ver se há algo novo nessa 014... eu não lembro qual foi a versão que eu testei ;P

mas repare que na versão lançada há 10 dias o openoffice que vem é o 2.2.0 ...

Sim, eles nunca se preocuparam muito em lançar "a última moda" em termos de programa. Pretensamente, por questões de estabilidade. Se tiver coragem, veja por si mesmo a "estabilidade" da ultima versão. Pelo padrão da versão que testei há quase três anos atrás chega a ser inacreditável.

Syph0s

quando sobrar um tempo eu vou testar essa nova versão ... me agrada muito o HFS da distro...