O pior momento do KDE/Kubuntu

Iniciado por rdlf0512, 04 de Janeiro de 2008, 04:49

tópico anterior - próximo tópico

Eunir Augusto

Citação de: Pedro Martins online 04 de Janeiro de 2008, 13:11
Isso tudo, lógico, se a família 8.04 realmente sair em abril. O primeiro LTS foi o 6.06, saindo com 2 meses de atraso justamente para corrigir alguns problemas que não poderiam estar no produto final. Se for preciso, que lancem um Kubuntu 8.06 :p.

Muito bem lembrado, Pedro. Havia me esquecido desse detalhe.
[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Piras

Também não vejo nenhum "fim do mundo" no problema. Para mim, a tendência é lançar a versão oficial do Kubuntu portando o KDE 3.5 permitindo-se aos usuários interessados a instalação de uma versão pré-configurada do KDE 4 por meio de um metapacote similar ao kubuntu-desktop, xubuntu-desktop, etc. Para mim, seria um contrasenso da parte da Cannonical publicar um sistema sabidamente instável. Se considerarmos que o ciclo de desenvolvimento do Kubuntu é de apenas 6 meses não vejo problema no fato dos fãs do KDE aguardarem o Kubuntu 2008.10 para ver o 4 sendo portado por omissão. A segurança e a estabilidade valem o sacrifício.

Eunir Augusto

Citação de: Piras online 04 de Janeiro de 2008, 14:33
Também não vejo nenhum "fim do mundo" no problema. Para mim, a tendência é lançar a versão oficial do Kubuntu portando o KDE 3.5 permitindo-se aos usuários interessados a instalação de uma versão pré-configurada do KDE 4 por meio de um metapacote similar ao kubuntu-desktop, xubuntu-desktop, etc. Para mim, seria um contrasenso da parte da Cannonical publicar um sistema sabidamente instável. Se considerarmos que o ciclo de desenvolvimento do Kubuntu é de apenas 6 meses não vejo problema no fato dos fãs do KDE aguardarem o Kubuntu 2008.10 para ver o 4 sendo portado por omissão. A segurança e a estabilidade valem o sacrifício.

Compartilho em 100% com a opinião do amigo Piras
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

rdlf0512

Tá certo. Mas o que eu (pensei ter deixado) explícito aqui é o fato de que o time de desenvolvedores e programadores não pode se dividir. Como o KDE4 é uma versão nova, a tendência é que TODO O STAFF se dedique ao 4. não tem essa de parte fica no 4 e a outra fica no 3.5. É isso oq Scott diz nesse trecho que eu mencionei:

"Kubuntu 8.04 comes at a difficult time in the KDE release cycle, it arrives just after the dawn of a major new release of the platform which is a very significant new amount of workThis is a new platform that is receiving a significant amount of attention, both from its developers and from its users."

Tente entender que o KDE4 é uma versão instável e como tal, muitos (senão todos) da equipe precisam ficar em cima.
O que te faz pensar que vai existir uma quantidade significativa de pessoas em cima de uma versão JÁ estável (que é o caso do 3.5, como mencionou o Hqx) quando já existe uma nova versão instável pra eles trabalharem?

Só se eles largarem mão do KDE4 de vez e (re)abraçarem o 3.5.8...

Piras

Citação de: rdlf0512 online 05 de Janeiro de 2008, 02:18

Tá certo. Mas o que eu (pensei ter deixado) explícito aqui é o fato de que o time de desenvolvedores e programadores não pode se dividir. Como o KDE4 é uma versão nova, a tendência é que TODO O STAFF se dedique ao 4. não tem essa de parte fica no 4 e a outra fica no 3.5. É isso oq Scott diz nesse trecho que eu mencionei:

"Kubuntu 8.04 comes at a difficult time in the KDE release cycle, it arrives just after the dawn of a major new release of the platform which is a very significant new amount of workThis is a new platform that is receiving a significant amount of attention, both from its developers and from its users."

Tente entender que o KDE4 é uma versão instável e como tal, muitos (senão todos) da equipe precisam ficar em cima.
O que te faz pensar que vai existir uma quantidade significativa de pessoas em cima de uma versão JÁ estável (que é o caso do 3.5, como mencionou o Hqx) quando já existe uma nova versão instável pra eles trabalharem?

Só se eles largarem mão do KDE4 de vez e (re)abraçarem o 3.5.8...

Eu entendi sim que o KDE é uma versão instável. Aliás, eu acho que no seu atual estágio ele é tão instável que não vale a pena para uma distribuição qualquer investir muito nele. Em outros termos: por enquanto quem terá que lidar com a instabilidade do KDE 4 é a própria equipe KDE e aquele pessoal mais ousado que se atrever a instalá-lo logo de início. Por esta razão, várias distribuições com foco no KDE já estão avisando a seus usuários que KDE 4, nem pensar. O pessoal da Pardus, por exemplo, já tem dito a usuários que só KDE 4.2 ou 4.3!

Eu sei que tradição aqui do Ubuntu é lançar o último do último, mas neste caso não se trata de algo parecida a substituir o 3.5.7 pelo 3.5.8. A mudança é muito mais radical e o lançamento do KDE 4 e o da próxima versão do Kubuntu só teria dois meses de intervalo. Acho muito pouco tempo para "estabilizar" o KDE. Então só restam duas alternativas: ou aquela que sugeri aí em cima ou atrasar alguns meses o lançamento do próximo Kubuntu.

sylvester

Conforme eu havia dito o kubuntu não irá acabar.
Segundo foi anunciado haverá duas versões do kubuntu, uma com suporte 18 meses com o kde 3.5 com o objectivo de acrescentar no kubuntu funcionalidades do ubuntu e outra com o kde4 com suporte 6 meses pela comunidade, com o ojectivo de encontrar a estabilidade do kde4.
https://wiki.kubuntu.org/HardyHeron/Alpha3/Kubuntu

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Piras

Citação de: sylvester online 11 de Janeiro de 2008, 19:13
Segundo foi anunciado haverá duas versões do kubuntu, uma com suporte 18 meses com o kde 3.5 com o objectivo de acrescentar no kubuntu funcionalidades do ubuntu e outra com o kde4 com suporte 6 meses pela comunidade, com o ojectivo de encontrar a estabilidade do kde4.

Se é esta mesmo a decisão que irá prevalecer, é muitíssimo sensata. Parabéns à Equipe Kubuntu!

sidney richards

Citação de: sylvester online 11 de Janeiro de 2008, 19:13

com essa resposta vc salvou meu dia! ;D