problemas com wirelless....

Iniciado por Mathias, 07 de Janeiro de 2008, 11:34

tópico anterior - próximo tópico

Mathias

Ola galera, gostaria que alguem me ajudasse...

to com problemas pra usar wirelless no ubuntu....
ele axa a rede, mostra a força do  sinal, + nao consegue conectar....ele tenta, + naum conecta....
nas 2 vezes q consegui conectar, ficou so alguns segundos, depois caiu a conexao....

eu deixo em modo roaming.....+ ja configurei manualmente também....e nada....

eu uso uma placa wirelless usb tp-link TL-WN321G (ja testei em outro computador desktop e funcionou no ubuntu)
um notebook Clevo D630S
roteador D-Link DI-524

tudo funciona perfeitamente no windows, + no ubuntu naum consigo usar...
alguem pode me dar alguma dica do que fazer?

Obrigado!

alexmatos

Citação de: Mathias online 07 de Janeiro de 2008, 11:34
Ola galera, gostaria que alguem me ajudasse...

to com problemas pra usar wirelless no ubuntu....
ele axa a rede, mostra a força do  sinal, + nao consegue conectar....ele tenta, + naum conecta....
nas 2 vezes q consegui conectar, ficou so alguns segundos, depois caiu a conexao....

eu deixo em modo roaming.....+ ja configurei manualmente também....e nada....

eu uso uma placa wirelless usb tp-link TL-WN321G (ja testei em outro computador desktop e funcionou no ubuntu)
um notebook Clevo D630S
roteador D-Link DI-524

tudo funciona perfeitamente no windows, + no ubuntu naum consigo usar...
alguem pode me dar alguma dica do que fazer?

Obrigado!

A sua rede wireless é encriptada (protegida por senha)? Se sim, qual é o método de encriptação (WPA, WEP...)?

Mathias

ela tem encriptação WEP....
+ ja colokei sem encriptação e também naum funcionou...

Distraido

tenho o mesmo problema, a minha usa wep mas tambem ja pus aberto e não funciona...
fiz a instalação ontem do 7.10, fiquei triste ....

The-Mente

+1..........
tbm tow com o msmo problema...
ja tentei de tudo q podia com meus minimos conhecimentos....
oq foi configura e disconfigura o roteador de tudo qunto é jeito e a conexão do msmo jeito.....
oq deve ser o msmo q os otros fizeram......
se alguem pude da uma luz ae.....
faiz favor pra nois.. alguem tenha piedade dos noob e ajuda a gente

TrD

Estão a usar os drivers open-source? Eu tenho uma placa wireless usb da asus e com os drivers que vinham com o ubuntu conseguia configurar tudo bem mas caía constantemente.

A solução foi utilizar o ndiswrapper, desde aí nunca mais caiu.

The-Mente

eu tow usando o drive o qual o ubuntu reconheceu....
mas eu imaginava q se naum fosse o drive exato ele nem reconheceria a placa(usb)

Distraido

tive a ver o ndiswrapper mas tou com alguma dificuldade, sou inesperiente com linux e sera que podiam dar uma mao... como se faz, li as instruçoes mas fiquei um pouco baralhado

TrD

Vou tentar ajudar:

Para instalar o ndiswrapper fazer o seguinte:

sudo apt-get install ndiswrapper-common ndiswrapper-utils-1.9

Agora tens de ter os drivers do Windows para a tua placa wireless. Procura na pasta destes drivers um ficheiro .inf
No meu caso era o bcmwl5.inf

De seguida:

sudo ndiswrapper -i /pasta_dos_drivers_Windows/*.inf

Verifica se ficou bem instalado:

ndiswrapper -l

Deve aparecer qualquer coisa assim:

bcmwl5a : driver installed
        device (14E4:4318) present (alternate driver: bcm43xx)

Anota o nome do "alternate driver", no meu caso é bcm43xx

Agora:

sudo gedit /etc/modprobe.d/blacklist

No final deste ficheiro de texto escreve: blacklist (alternate driver), grava e podes fechar.

A seguir:

sudo gedit /etc/modules

No final deste ficheiro escreve: ndiswrapper, grava e podes fechar.

Reinicia o computador, e já deve estar tudo a funcionar, agora é só configurar a rede, pôr password, etc.

Se algo não estiver bem ou quiseres voltar ao drivers linux sem utilizar o ndiswrapper faz isto:

sudo ndiswrapper -r *.inf

sudo gedit /etc/modprobe.d/blacklist

Apaga a linha blacklist (alternate driver), grava e podes fechar.

Espero que tenha funcionado, comigo funciona às mil maravilhas.

Distraido

fiz o download da versão 1.51, segui os passos que me deste mas nao consegui, tenho de tar logado como root?? como faço isso??? ha algum site que explique como se funciona com linux para quem nunca mexeu ..
é por isto que o linux não tem muita aderencia, é complicado de trabalhar. mas decidi usar linux e não vou desistir ja me disseram que vou ter muitas dores de cabeça...
por isso ja fiz stock de aspirina hehehe

TrD

As instruções que eu dei já diziam como instalar o ndiswrapper a partir dos repositórios do ubuntu, não sendo preciso fazer download de mais nada. Não é preciso estar logado como root, é só utilizar o comando sudo como indiquei no post acima.

Atenção que o ndiswrapper apenas instala os drivers do windows no ubuntu, a configuração da rede é uma coisa separada que deve ser feita com outro programa, como o network-manager ou então o wifi-radar, que é o que eu uso.

Distraido

boas, como não consegui instalar o driver do wireless usb decidi comprar um adaptador novo aconselharam-me a comprar o edimax com antena de alto ganho, mas quando liguei icou com o mesmo problema deteta a rede mas nao se liga, no cd vem os drivers para linus, debian, mandriva ,fedora, suse, oque gostaria de saber é que faço para instalar esses dreivers, tem la um ficheiro readme mas tento seguir as instruçoes e nada, ja tou ficando com os cabelos em pé so a tentar instalar um driver algo que deveria ser simples....