Grub [Resolvido]

Iniciado por informusic, 19 de Dezembro de 2007, 02:26

tópico anterior - próximo tópico

informusic

Oi pessoal,gostaria que alguém me desse uma orientação a respeito do Grub do linux,pois tenho duas partições instaladas no meu hd,uma com ubuntu e outra com kubuntu,porém pretendo remover a partição do kubuntu mas sei que vai desconfigurar o grub..como faço pra editá-lo,pois quero que depois da remoção ele inicialize direto pelo ubuntu..pois antes iniciava pelo kubuntu...o que eu posso fazer??
Obrigado!!

clcampos

Você tem mesmo os dois sistemas instalados? Ou apenas as duas interfaces?

Para aprender mais sobre GRUB acesse aqui: wiki: GRUB

De qualquer forma, caso tenha mesmo os dois sistemas instalados, eu acho que o último sistema é aquele que controla o GRUB, então se tiver instalado o kubuntu por último e for remover ele o recomendado é antes voltar o GRUB ao Ubuntu (mas isto é no achometro mesmo).

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

clcampos

Bem você mandou um MP, mas ainda tenho dúvidas, então vamos fazer assim vou fazer umas perguntas simples e vamos resolver seu problema.

• Qual foi o último sistema a instalar?
  • Execute os comandos abaixo no terminal (Aplicações > Acessórios > Terminal), e cole o resultado aqui:

• blkid
    • sudo fdisk -l
  • O que tem em cada partição do seu disco?
  • Cole aqui também o arquivo /boot/grub/menu.lst do sistema que controla o GRUB (acho que o kubuntu, né?)

Acho que com isso teremos mais informação do que precisamos para te ajudar  (acho ao menos...).

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

informusic

Obrigado pela ajuda...consegui resolver o problema..!!
O que fiz:antes de desinstalar o kubuntu entrei no modo de segurança do Ubuntu ,daí entrei no grub e digitei o seguinte comando:
root (hd0,0)  (o último zero significa o número da minha partição em que se encontrava o Ubuntu).
setup (hd0)

Assim,ele voltou o Grub para o arquivo menu.lst do sistema de arquivos do Ubuntu,que e o meu primeiro sistema instalado no hd..!

Obrigado!!

clcampos

Beleza! Parabéns pela solução do seu problema.

Poderia agora editar a primeira mensagem do tópico e adicionar RESOLVIDO ao título dela.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!